Capa do livro: GÊNEROS DISCURSIVOS E MODERNIDADE

GÊNEROS DISCURSIVOS E MODERNIDADE

Autores: Luciana Marino do Nascimento - Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza - Douglas Marques Luiz (Orgs.)

O livro Gêneros Discursivos e Modernidade apresenta discussões híbridas, oscilando entre o campo das Letras e da Educação. Propõem-se reflexões acerca do conceito de modernidade à luz de diferentes produções materiais e sociais que se relacionem a este conceito. Para tanto, reunimos, neste volume, artigos acadêmicos de diferentes autores, entre mestrandos, mestres e doutores, capazes de desenvolver reflexões potentes ao objetivo proposto. Assim, o livro divide-se em três eixos: 1) Literatura, cidade e modernidade; 2) Literatura, leitura, periódicos e cultura impressa; e 3) Práticas de leitura e periódicos de finais do século XIX / início do século XX.
Como se pode notar, o recorte temporal é amplo, o que nos permite observar permanências e rupturas em relação às análises desenvolvidas, tecendo observações desde finais do século XIX até os dias atuais. De maneira específica, o texto se inicia no tempo presente, com especial enfoque no espaço da cidade, e termina no período do Império, de modo a conjugar passado e presente através de olhares diversos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0636-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0632-8
DOI: 10.24824/978652510636.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GÊNEROS DISCURSIVOS E MODERNIDADE
ADELZITA VALÉRIA PACHECO DE SOUZA
Doutoranda PPG Interdisciplinar Linguística Aplicada/UFRJ; Mestre em Psicologia/UFRRJ; Arteterapeuta/UCAM; Psicopedagoga/Universidade Gama Filho; Pedagoga Orientadora Educacional, Supervisão & Gestão Escolar/FEUC. Profa. Magistério Superior/UFAC – Centro de Educação, Letras e Artes.

ALINE SANTOS COSTA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), mestra em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS UFRJ) e graduada em História pela mesma Universidade. Atua como Professora de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Itaguaí, RJ, e como docente do curso de Pedagogia da Faculdade Fernanda Bicchieri (FABEL). Tem como áreas de pesquisa a História da Educação, a História da Formação de Leitores, a História da Leitura e a História da Literatura Infantil e participa do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/ UERJ).

ANA LETÍCIA COUTO ARAUJO
Bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), concluiu pós-graduação lato sensu em Saberes e Práticas da Educação Básica, com ênfase em Alfabetização, Leitura e Escrita, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pedagoga do quadro de servidores técnico-administrativos em Educação do Ministério da Educação (MEC) desde 2011, atualmente no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), onde está lotada na Divisão de Projetos Educacionais.

BEATRIZ COELHO SILVA (TOTÓ)
Graduada em Comunicação na UFJF (1975), trabalhou como repórter (O Globo, O Estado de S. Paulo) e roteirista (Rede Globo, TV Brasil) durante 40 anos. Especialista em História do Brasil pela UFF (2009), em Divulgação Científica pela Fiocruz (2011) e mestre em Letras pela UniAcademia (2020). Tem 5 livros publicados (Palácio das Laranjeiras, Wagner Tiso Som Imagem Ação, Cecine – transformações no ensino de Ciências no Nordeste, E ela nunca me deixou ir embora... e Negros e Judeus na Praça Onze) e é autora e produtora do espetáculo Negros e Judeus na Praça Onze – o musical. Atualmente faz a especialização na Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto (UFMG).

DOUGLAS MARQUES LUIZ
Graduado em licenciatura em música pela Universidade Federal do Acre (UFAC); Mestre em Letras: Linguagem e Identidade também pela UFAC; Aperfeiçoou-se em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia pelo Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro; É docente EBTT – DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na área de Artes/Música; Dentro do IFAC ocupou uma série de cargos comissionados, os mais relevantes são: Coordenador do Registro Escolar CBS, Coordenador do Núcleo de Projetos Sociais PROEX e Diretor de Extensão e Cultura do IFAC. Atualmente, é membro titular do comitê científico institucional do IFAC na área de Linguística, Letras e Artes e Doutorando do Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, orientado pela profa. Dra. Luciana Marino do Nascimento.

FÁBIO GERALDO DE ÁVILA
Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG (2008), Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e mestrado em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS (2020). É doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade pela UNIVÁS. Servidor Público Federal – Assistente Social – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e professor, em licença, no CESEP – Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado. Tem experiência em Educação, com ênfase em fundamentos filosóficos, ética e educação em interface com o Serviço Social. Pesquisa práticas no cotidiano, bioética de intervenção em diálogo com epistemologias do sul. Atua em projetos sociais e na extensão e pesquisa universitária nas áreas de inovação socioambiental, cultural e em sociabilidade.

GABRIELLE CARLA MONDÊGO PACHECO PINTO
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), integra o Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita, Educação (GRUPEEL/CNPQ), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Márcia Cabral da Silva. Obteve o grau de Mestre em Educação pela mesma instituição, com dissertação defendida em outubro de 2015. Professora Licenciada em Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atualmente integra o quadro permanente de funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade do Rio de Janeiro. Sua pesquisa corrente aborda a imprensa feminina e feminista no Brasil, considerando os séculos XIX e XX; a História da escrita feminina; a História dos Intelectuais; a História das Mulheres; os impressos; A Belle Époque e a Primeira República no Brasil.

JORGE EDUARDO MAGALHÃES DE MENDONÇA
Graduado em Letras Português e Literatura pela Faculdade de Humanidades Pedro II; Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Desde o segundo semestre de 2020 realiza estágio de Pós-Doutoramento (Pós-Doc.) sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento, junto ao PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Docente das Faculdades Integradas Campo-Grandenses – FEUC (desde 2019). Membro da Academia Luso-Brasileira de Letras (Cadeira 3 – Patronímica António Correia de Oliveira).

LUCIANA MARINO DO NASCIMENTO
Graduada em Letras – Português-Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais; Graduada em Pedagogia pela Faculdade Wenceslau Bras – FACIBRA; Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora Associada IV da Universidade Federal do Acre em exercício no Departamento de Ciência da Literatura/ UFRJ – Faculdade de Letras. Docente do quadro permanente do PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ.

LUCIANO MENDES SARAIVA
Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Acre; Especialista em Planejamento e Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Doutorando pelo PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento. Docente de Língua e Literaturas de Língua Espanhola da Universidade Federal do Acre.

MÁRCIA CABRAL DA SILVA
Professora Titular e pesquisadora procientista na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua no curso de Graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Educação. Doutora em Teoria e História Literária pelo IEL/UNICAMP, Graduada em Letras pela UFRJ e Mestre em Ciências Humanas/Educação pela PUC/RJ. Tem longa experiência como professora da rede pública de ensino e suas investigações atuais inserem-se na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Desde 2006, coordena o grupo de pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPq).

MARIANA ELENA PINHEIRO DOS SANTOS DE SOUZA
Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Claretiano; Pós-Graduanda em Educação Especial pela Faculdade São Judas Tadeu; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e Doutoranda pelo mesmo Programa, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Márcia Cabral da Silva. Docente do Setor Multidisciplinar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ).

MICHELE RIBEIRO DE CARVALHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade São Judas Tadeu; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd/UERJ; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Janeiro – ProPEd/UERJ – sob orientação da Prof.ª Dr.ª Márcia Cabral da Silva. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação – GRUPEEL, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Márcia Cabral da Silva (ProPEd/UERJ); Pedagoga do Departamento de Orientação e Supervisão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando junto aos cursos de Pedagogia FEBF, Matemática FEBF, Geografia FEBF; Medicina e Medicina Social. Professor II no Município do Rio de Janeiro.

VICTOR SOARES ROSA
Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Márcia Cabral da Silva. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX). Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPq), coordenado por Márcia Cabral da Silva e sediado na UERJ. Licenciado em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia (EB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

WILLIANICE SOARES MAIA
Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Acre, graduação em Letras – Espanhol pela Universidade Federal do Acre e Pedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento e Libras. Estudante em intercâmbio na Universidade de Salamanca – Espanha com estudo em Redação e Cultura da língua espanhola (2012). Mestre em educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora das línguas: Portuguesa, Espanhola e Libras do IFAL.