Capa do livro: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO:<br> pesquisas & experiências

MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO:
pesquisas & experiências

Autores: Débora Lucia Lima Leite Mendes (Org.)

livro impresso
de R$ 39,90 por
livro digital
de R$ 39,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Neste livro você encontrará um panorama de informações, respaldadas por pesquisas e experiências sobre o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Os textos apresentados apontam aspectos relevantes a respeito de como ocorre o processo de aprendizagem de crianças com autismo, bem como ocorre o desenrolar da avaliação em suas diferentes abrangências quando se trata desta temática. Além disso, são abordados temas que transpassam o cotidiano das pessoas com autismo, como os desafios da convivência em família, a comunicação alternativa, a importância do diagnóstico precoce, além dos benefícios que o atendimento especializado pode promover para o desenvolvimento. A leitura desta obra é como uma luz em face do aumento dos diagnósticos de pessoas com TEA e das mudanças sociais da atualidade que exigem de todos nós concepções mais amplas e posturas mais inclusivas

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0508-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-0509-3
DOI: 10.24824/978652510508.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO:<br> pesquisas & experiências

Autores

AMANDA DE SOUSA ALVES RODRIGUES SALES
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro do Autismo – GeapTEA/DFE/UFC.
      
ANA KARLA GOMES BARBOSA
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia – UECE. Membro do Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro do Autismo – GeapTEA/DFE/UFC.

BRENA STEFANI DE BRITO PINHEIRO DE SOUSA
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade PLUS. Membro do Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro do Autismo – GeapTEA/DFE/UFC.

DÉBORA LUCIA LIMA LEITE MENDES
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Psicopedagoga Cetrede/UFC. Pedagoga e Acadêmica de Psicologia. Professora Adjunta da UFC/DFE/Faced. Líder do Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro do Autismo – GeapTEA/DFE/UFC.

DULCIMAR LOPES CARVALHO
Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville – Univille. Pedagoga, Psicóloga e Especialista em gestão de pessoas. Atua como analista educacional na Faculdade Senac/Florianópolis-SC e como professora de pós-graduação em Educação Especial (Univille/EAD) de Joinville-Santa Catarina.

DULCINEA BANDEIRA SOARES TIMBÓ
Mestra em Ensino em Saúde – C.U./Unichristus. Doutoranda em Psicologia na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Licenciada em Pedagogia pela UVA/Sobral-CE. Especialista em: Psicopedagogia Institucional e Clínica; Educação Comunitária em Saúde; Psicanálise; Neuroeducação e Autismo.

ELENISE TENÓRIO DE MEDEIROS MACHADO
Mestra em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica (UMa – Portugal) e Uniube. Especialista em Instrumentos Psicológicos; Terapia Cognitiva Comportamental-TCC e Neuropsicologia. Pedagoga e Psicóloga pela Unifor-CE. Doutoranda em Psicologia – Unifor-CE.

FRANCISCA ANICE BEZERRA
Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Gerontologia – UVA. Pedagoga. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva, Alfabetização no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

HELOISA FONSECA BARBOSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Participante do grupo de estudo Educação Inclusiva e Especial da UFC/Faced.

JEFFERSON FALCÃO SALES
Doutor em Educação Brasileira pela Faced/UFC. Mestre em Educação pela UECE. Especialista em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos; Psicopedagogia; Gestão Escolar e em Orientação e Mobilidade. Licenciado em Filosofia pela UECE e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

LILIANNE MOREIRA DANTAS
Mestra e Doutoranda em Educação Brasileira pela UFC; Especialista em Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional – UFC e Pedagoga graduada pela UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva e educação em sistemas socioeducativos para adolescente em conflito com a lei.

LINDOLFO RAMALHO FARIAS JÚNIOR
Mestre em Linguística Aplicada e Doutorando em Educação – UECE; Especialista em Semiótica Aplicada à Literatura e áreas afins; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Gestão Pedagógica na Educação Básica. Graduado em Letras-Português e em Pedagogia. Pós-Graduando em Autismo – C. U. Unichristus-CE.

MAIARA FONSECA DE ALENCAR BARBOSA
Graduanda em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Palestrante em eventos sobre Autismo e mulheres na história. Pesquisadora independente com foco em estudos sobre mulheres na história.

MARIA JOSÉ BARBOSA
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Pedagogia pela UFC. Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação – UFC.
 
MARISA RIBEIRO DE ARAÚJO
Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela UFC. Especialista em Psicopedagogia Clínica e institucional (UECE); Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado – UFC e Neuroeducação – Unichristus. Licenciada em Pedagogia – UFC. Professora do AEE na Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuando na Educação Especial e Avaliação Educacional.

PATRÍCIA MARIA VALENTE TRIGO
Especialista em Psicopedagogia e em Educação Inclusiva. Concluiu curso de Especialização Autism and Behavioural Science pelo Seneca College, Canadá (2007). Graduada em Comunicação Social. Palestrante na área de Autismo e Inclusão. Professora de Inglês para níveis infantis, básicos, intermediários e avançados.

ROBÉRIA VIEIRA BARRETO GOMES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), com Especialização em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre, em exercício profissional na Universidade Federal do Ceará.

SABRINA SOARES TIMBÓ
Acadêmica de Medicina pela Unichristus, Campus Parque Ecológico em Fortaleza. Foi membro da International Federation of Medical Students Association (IFMSA) tendo participado de vários projetos sociais pelo Comitê Permanente em Saúde Pública (SCOPH).
 
SAULO EDSON SOARES TIMBÓ
Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba-PI. É membro da Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia da UFPI. É integrante do Programa de Monitoria na área de Pediatria.

SUMARA FROTA DO NASCIMENTO
Mestra em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional – Faced/UFC. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPage) – UFC/CNPq. Graduada em Serviço Social. Especialista em Orientação e Mobilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.