Capa do livro: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: <br>da história à teoria, da teoria à práxis <br><br>Coleção Educação Profissional e Tecnológica no Brasil<br> Volume 1

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL:
da história à teoria, da teoria à práxis

Coleção Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
Volume 1

Autores: Adilson Ribeiro de Oliveira - Gláucia do Carmo Xavier - José Fernandes da Silva - Shirlene Bemfica de Oliveira (Orgs.)

É em cenário de multiplicidade de abordagens e perspectivas teóricas e metodológicas acerca da Educação Profissional no Brasil que esta obra se insere, com o claro propósito de possibilitar e/ou instigar apropriações, reflexões e debates em torno de questões caras a esse campo educacional, contemplando vieses históricos, teóricos e práticos que as delineiam, em suas multifacetadas perspectivas e apontamentos.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0120-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-0121-7
DOI: 10.24824/978652510120.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: <br>da história à teoria, da teoria à práxis <br><br>Coleção Educação Profissional e Tecnológica no Brasil<br> Volume 1
ADILSON RIBEIRO DE OLIVEIRA
É professor no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, onde atua nos diversos níveis e modalidades de ensino ofere-cidos pela Instituição. Possui Mestrado em Pedagogia Profissional (ISPETP, Cuba), Doutorado em Letras (PUC Minas) e Pós-doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lille, França). Sua experi-ência e seus interesses de estudo e pesquisa inserem-se no campo da Linguística Aplicada e da Educação Profissional e Tecnológica.

CRISTIANO ANTÔNIO BRUGGER RODRIGUES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IFMG – Campus Ouro Branco. Especialista em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação – UFOP. Graduação em História e Pedagogia pela UFMG.

FERNANDA CRISTINA GONÇALVES
Bacharel em Engenharia Mecânica, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. É servidora do IFMG atuando como Técnica em Segurança do Trabalho. Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG.

GABRIEL DIAS DE CARVALHO JUNIOR
Licenciado em Física pela UFMG, Mestre e Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Fez estágio sanduíche na Universidade de Genebra, nos Archives Jean Piaget por um ano. Foi professor de Física nas redes pú-blica e privada entre 1990 e 2008. Desde 2008 é professor no IFMG. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Pós-graduação na Reitoria do IFMG. Atua como docente/orientador no ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco desde 2018. Pesquisa Conceitualização usando a Teoria dos Campos Conceituais como referencial teórico principal.

GISÉLIA MARIA CAMPOS RIBEIRO
Licenciada em História pela UFV. Mestre e Doutora em História pela UFU. É professora do IFMG – Campus Congonhas. Atua como docen-te/orientadora no ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco desde 2019.

GLÁUCIA DO CARMO XAVIER
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG), Mestre em Educação (PUC-MG) e Licenciada em Letras (UNI-BH). Realizou es-tágio de Pós-doutorado na área de Sintaxe Gerativa (UFF). É profes-sora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Pro-fissional e Tecnológica PROFEPT/IFMG – Campus Ouro Branco, além de lecionar Língua Portuguesa e disciplinas afins para o Ensino Médio Técnico Integrado e cursos superiores do IFMG.

GUSTAVO PEREIRA PESSOA
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre em Gestão Soci-al, Educação e Desenvolvimento Local e Doutor em Educação. É pro-fessor do IFMG – Campus Ibirité e docente/orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Pro-fEPT/IFMG – Campus Ouro Branco.

JOSÉ FERNANDES DA SILVA
Doutor em Educação Matemática, sendo bolsista do Programa Doutora-do-Sanduíche no Exterior (PDSE na Universidad de Barcelona), Mestre em Educa-ção, Licenciado em Matemática e Pedagogia. Realizou estágio de Pós-doutoramento em Educação Matemática com investigações voltadas às práticas de iniciação à docência e suas repercussões na construção do conhecimento profissional. É docente no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista atuando nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Atua como professor/orientador no Mes-trado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco. É colaborador no Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da Uni-versidade Federal de Ouro Preto.

MARIANE MARIA DE CARVALHO CUNHA
É servidora do IFMG – Campus Ouro Branco. Graduada em Pedago-gia e Administração. Possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMG – Campus Ouro Branco.

NILTOM VIEIRA JUNIOR
Bacharel em Engenharia Elétrica, Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Engenharia, com Estágio Pós-doutoral em Informática na Educação. É professor do IFMG – Campus Arcos e docente/orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco.

PABLO MENEZES E OLIVEIRA
É graduado em História pela UFOP, Mestre e Doutor em História – Linha Culturas Políticas, pela UFMG. É docente do IFMG, Campus Ouro Branco. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, é coordenador acadêmico local e membro da Comissão Acadêmica Nacional. Pesquisador do GEPET/IFMG e do GEPHHEPT. Tem se dedicado aos estudos relacionados à Educação Profissional, com atenção para a História da Educação.

RAFAEL VIEIRA ÂMBAR
É professor no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Pau-lista Júlio de Mesquita Filho (2007) e em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018). Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG.

RAQUEL APARECIDA SOARES REIS FRANCO
Licenciada em Letras e Pedagogia. Mestre em Educação Tecnológica. Doutora em Educação. É professora do IFMG – Campus Sabará e do-cente/orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Pro-fissional e Tecnológica – ProfEPT/IFMG.

RODOLPHO GAUTHIER CARDOSO DOS SANTOS
Bacharel e licenciado (Unicamp, 2005), Mestre (Unicamp, 2009) e Doutor em História (USP, 2015). É professor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Branco. Atualmente, coordena a Licen-ciatura em Pedagogia. Faz parte do corpo docente do Mestrado Pro-fissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG.

RODRIGO PABLO OLIVEIRA MACHADO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFMG, Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido Mendes e Licenciado em Matemática pelo Centro Universitá-rio Fundação Educacional Monsenhor Messias de Sete Lagoas UNI-FEMM. Atualmente, é servidor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ribeirão das Neves.

RONAN DARÉ TOCAFUNDO
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Doutorado Sanduíche realiza-do na Universidade de Granada (UGR), Espanha, com apoio da Capes pelo programa (PDSE/Capes). Atualmente é professor de Física no IFMG – Campus Sabará e professor orientador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/IFMG – Campus Ouro Branco. Áreas de interesse: Formação Docente e Ensino/Aprendizagem.

SÉRGIO MURILO DA SILVA
É Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Pro-fEPT/IFMG. Licenciado em Letras – (UFOP), Graduado em Direito (UNIPAC – Mariana). Atuou como professor nas redes Estadual e Municipal nas cidades de Ouro Preto e Mariana. É Assistente em Ad-ministração do IFMG – Campus Ouro Preto, tendo atuado como Co-ordenador de Controle Acadêmico, Gerente de Ensino e Gerente de Planejamento. É advogado e representante da 172ª Subseção da OAB no Conselho Municipal de Educação de Mariana-MG.

SHIRLENE BEMFICA DE OLIVEIRA
Licenciada em Letras Inglês, Mestre em Linguística Aplicada e Dou-tora em Estudos Linguísticos pela UFMG. É professora do IFMG – Campus Ouro Preto e docente/orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Pro-fEPT/IFMG – Campus Ouro Branco.

VÂNIA DUTRA AMORIM CERBINO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFMG. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Vigilân-cia Epidemiológica e Ambiental em Saúde. Atua na área Técnica Ad-ministrativa do IFMG – Campus Ribeirão das Neves.

WILX FERREIRA DE SOUZA
Licenciado em Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor de Língua Inglesa há 18 anos, sendo 10 deles no Instituto Federal de Minas Gerais. Foi profes-sor na rede privada por 7 anos e diretor de escola Pública por 4 anos. Atualmente, é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT/IFMG, onde pesquisa Metodologias do Ensino de Língua Inglesa com foco na aprendizagem de vocabulário.