Capa do livro: MODERNIDADES: <br>múltiplas leituras <br>Volume 2

MODERNIDADES:
múltiplas leituras
Volume 2

Autores: Luciana Marino do Nascimento - Luciano Mendes Saraiva - Kacianna P. J. Barbosa e Amorim (Orgs.)

A modernidade é sempre uma fonte de várias inscrições na realidade. Seja no direito, na história seja nas ciências humanas, de modo geral, não deixa de suscitar novas interrogações e novos ângulos. Este livro não foge a esta dinâmica: são vários os pontos de vistas nele recolhidos, são múltiplos recortes do real e que vão desde teorias até aspectos que beiram a modernidade no cotidiano (CARLOS CURY, 2021).
Nesse esteio argumentativo, os textos irão abordar conceitos filosóficos sobre a modernidade e como esse movimento modifica as sociedades e os sujeitos que as constituem (HABERMAS, 1989), ressignificando culturas e identidades. Ademais, discute questões inerentes à educação em contextos de adversidades e à atuação dos recursos tecnológicos nos diversos segmentos de uma sociedade em estado de liquidez, corroborando Berman (1986) ao afirmar que “tudo que é sólido se desmancha no ar”, apresentando múltiplas perspectivas para leituras da modernidade.
É válido ressaltar que os textos presentes na obra foram produzidos em contextos polifônicos (BAKHTIN, 2003), sendo possível diálogos entre os colaboradores/autores, cujos temáticas estão inseridas em instâncias axiológicas que possibilitam uma frequente releitura dos teóricos citados nos textos.

Impresso
de R$ 74,28 por
R$ 63,60
Digital
de R$ 74,28 por
R$ 52,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0551-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-0552-9
DOI: 10.24824/978652510551.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 284
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MODERNIDADES: <br>múltiplas leituras <br>Volume 2
CARLOS ROBERTO JAMIL CURY (PREFACIADOR)
Bolsista de Produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas, Pesquisador e Professor aposentado da UFMG. Foi Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES em 2003. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES.

ALEXANDRE DE OLIVEIRA
Especialista em Gestão e Modelagem de Processos e em Gestão de Projetos. Docente no Ensino Superior da Faculdade Sequencial e Docente em Educação à Distância na Universidade Santo Amaro – UNISA e Centro Universitário Ítalo-Brasileiro.

ALINE VOLTARELLI
Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE; Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL; Docente da Graduação de Enfermagem e Educação Física da Faculdade FAMA de Mauá. Especialização em Metodologia de Ensino a Distância pela Faculdade Anhanguera do Taboão da Serra; Mestre em Ciências da Saúde pelo IASMPE-Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo.

ANDRÉ ROCHA CARNEIRO
Graduado em História pela em História pela Universidade Federal Fluminense e em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; professor na SEEDUC/RJ – Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Atualmente realiza pesquisas sobre a ditadura militar no sul fluminense e sobre a classe senhorial e a emancipação escrava durante o período imperial.

CAMILLA RODRIGUES MARANGÃO
Graduada como Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós-Graduada em Processos de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

CASSIANA DE SOUZA PEREZ
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista- UNESP; campus de Assis. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Assis. Professora titular de cargo na disciplina Ciências Físicas e Biológicas da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo SEDUC; atuando na atividade docente desde 1994. Desde 2018, atua na Gestão Escolar como titular de cargo na Direção de Escola e como Professora no curso de Licenciatura em Pedagogia. Na dissertação de Mestrado desenvolveu pesquisa com ênfase em Políticas Públicas Curriculares e Reformas Educacionais.

CÉLIA DE OLIVEIRA ABRAHÃO
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro – UNISA. Mestre em Psicologia, Psicopedagoga e Pedagoga. Tem experiência em lecionar desde a educação infantil até a pós-graduação. Atuou como Diretora, Coordenadora pedagógica e Coordenadora do PIBID. Atualmente atua na Faculdade Sequencial como professora na graduação de Pedagogia e Enfermagem. Coordena a Brinquedoteca e Supervisiona os estágios do curso de Pedagogia.

CÍNTIA OLIVEIRA PIRES GALEGO
Especialista em Psicologia Educacional. Mestranda em Gestão do Ensino Superior pela Universidad de Ciências Empresariales y Sociales (UCES) Argentina. Docente em Ensino Superior da Faculdade Capital Federal (Fecaf).

CLEILTON FRANÇA DOS SANTOS
Graduado em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Acre. Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Desde o ano de 2018 é doutorando do PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento. Docente de Língua e Literatura de Língua Espanhola da Universidade Federal do Acre.

DOUGLAS MARQUES LUIZ
Graduado em Música – Licenciatura pela Universidade Federal do Acre; Mestrado em Letras – Linguagem e Identidade; Aperfeiçoamento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia pela Fundação Oswaldo Cruz; docente EBTT – Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC/Rio Branco. Desde o ano de 2020 é doutorando do PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento.

EDSON ALVES DE SOUZA
Mestre em Ciências Humanas Unisa – Universidade Santo Amaro, Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos – Fecap, Administrador de empresas, professor nos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia da Faculdade Sequencial, SP.

ERLAN RODRIGUES ANDRADE
Graduado em Direito pela Universidade Paulista, Licenciado em Filosofia e Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Mestre em Filosofia Política, Especialista em Direito Processual e Educação e Novas Tecnologias. Graduado em Pedagogia, Direito e Filosofia. Coordenador de Pedagogia na Faculdade Sequencial. Atua na Gestão Escolar como titular do cargo de Diretor na Escola da Prefeitura de Cotia, SP.

FREDSON PEDRO MARTINS
Graduado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Realizou aperfeiçoamento em Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao COMFOR/UNIFESP, e especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente cursando bacharelado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisa em História da América Espanhola e possui, também, algumas incursões investigativas na área da Educação, refletindo sobre as temáticas: formação curricular, educação profissional, ensino de tempo integral e metodologia de ensino de História.

JANDER TEMÍSTOCLES DE OLIVEIRA
Mestre em Saúde da comunicação humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Docente da Faculdade Sequencial.

JORGE EDUARDO MAGALHÃES DE MENDONÇA
Graduado em Letras Português e Literatura pela Faculdade de Humanidades Pedro II; Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Desde o segundo semestre de 2020 realiza estágio de Pós-Doutoramento (Pós Doc) sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento, junto ao PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Docente das Faculdades Integradas Campo-Grandenses – FEUC (desde 2019). Membro da Academia Luso-Brasileira de Letras (Cadeira 3 – Patronímica António Correia de Oliveira).

KACIANNA P. J. BARBOSA E AMORIM
Graduada em História, pela graduada em História, pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção e especialista em Gestão Escolar, pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Educação, pela UNINOVE. Especialista em Gestão Escolar, pela USP. É professora da rede pública municipal de São Paulo, tendo também atuado por 16 anos na rede estadual de ensino, como professora do ensino médio, coordenadora pedagógica, e vice-diretora escolar. No ensino superior, já lecionou diversas disciplinas, como História da Educação, Coordenação e Gestão Escolar, Metodologia do trabalho científico, Fundamentos e Metodologia de ensino de História e Geografia, , Currículo e Programas, Didática e Prática de ensino, Metodologia do Trabalho Científico, Linguagens e Mídias na Educação, Políticas Públicas de Atendimento à Infância e Adolescência, Processos de Avaliação Escolar, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

LÚCIA MARIA DE ASSIS
Graduada em Letras Português-Inglês em Pedagogia e Especialista Língua Portuguesa pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel – Centro Universitário Geraldo Di Biasi. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté – UNITAU e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio pós-doutoral no PPGL/UFT, com bolsa PNPD/CAPES, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Janete Santos e também junto ao PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Luciana Marino do Nascimento.

LUCIANA MARINO DO NASCIMENTO
Graduada em Letras – Português-Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais; Graduada em Pedagogia pela Faculdade Wenceslau Braz – FACIBRA; Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora Associada IV da Universidade Federal do Acre em exercício no Departamento de Ciência da Literatura/ UFRJ – Faculdade de Letras. Docente do quadro permanente do PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ.

LUCIANO MENDES SARAIVA
Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Acre; Especialista em Planejamento e Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Doutorando pelo PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento. Docente de Língua e Literaturas de Língua Espanhola da Universidade Federal do Acre.

MÁRCIA ZOTTI JUSTO FERREIRA
Graduada em Enfermagem com habilitação em médico-cirúrgica e extensão pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Especialização, aperfeiçoamento e mestrado em Terapia Floral pelo Programa de Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP. Doutora em ventilação mecânica e pós-doutorado, pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente atua no ensino de Enfermagem na Faculdade Sequencial – SP.

MARIÂNGELA CARVALHO DEZOTTI
Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação. Doutoranda pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação-FEUSP. Docente de Ensino Superior da Faculdade Sequencial. Atua na Gestão Escolar como titular no cargo de Vice-Diretora de Escola Estadual-SP.

PAULO SANTOS FREITAS JUNIOR
Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campos dos Goytacazes, RJ.

PRISCILA OLIVEIRA FIDELES DOS SANTOS
Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Santo Amaro-UNISA. Mestre em Ciências pelo Departamento de Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Saúde Pública e Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FATS – Fundação de Apoio à Tecnologia. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Capital Federal – FECAF e docente dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia na Faculdade Sequencial.

RENATO MARCO
Doutorando em Saúde Única pela Universidade Santo Amaro (2017). Docente de Educação Presencial e de Educação à Distância na Universidade Santo Amaro – UNISA.

ROSÂNGELA SAKMAN
Graduada em Enfermagem pela Universidade Camilo Castelo Branco; Mestre em Enfermagem, pela Universidade de Guarulhos – UNG; Pós-Graduação em Serviços de Gestão e Auditoria em Saúde, pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós-Graduação em Acupuntura métodos de tratamentos orientais, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente do curso de Enfermagem na Faculdade Sequencial, São Paulo, SP.

SAIDE FEITOSA DA SILVA
Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Acre; Especialista em Psicopedagogia nas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Mestre em Linguística Aplicada pelo PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento; Doutorando pelo PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento. Docente de Língua e Literaturas de Língua inglesa da Universidade Federal do Acre.

SIMONE VIEIRA NIETO BLANCO
Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Espanhol Práticas Docentes pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Doutoranda pelo PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento. Docente de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

WILLIANICE SOARES MAIA
Graduada em Letras-Português e em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Acre. Graduada em Pedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Doutoranda pelo PIPGLA – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana M. do Nascimento. Docente EBTT – Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia doSul de Minas – IFSul de Minas/Poços de Caldas.