Capa do livro: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:<br> Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:
Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum

Autores: Carina Alexandra Rondini - Verônica Lima dos Reis (Orgs.)

Essa é uma obra única e muito relevante por condensar, em um único volume, o que precisamos saber para atuar com pessoas com altas habilidades. Afirma, em primeiro lugar, que os superdotados/as existem e estão bem próximos a nós, explorando a seguir as bases de pensamento para compreendê-los/as. Segue expondo de forma clara e acessível como identificá-los e de quais recursos dispomos para seu atendimento, tornando-se uma ferramenta imprescindível para os profissionais envolvidos na atenção a essa população.
Dra. Christina Cupertino
Coordenadora do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS)


O livro de Rondini e Reis impressiona por sua abrangência e pela escolha de temas cruciais para o entendimento das altas habilidades e superdotação e sua aplicação prática, tanto em sala de recursos quanto em salas regulares com enfoque inclusivo. No diálogo dinâmico e criativo de um “professor antenado” com o “professor desavisado” e um aluno superdotado curioso, o livro perpassa por assuntos que o professor precisa saber para ajudar o desenvolvimento do potencial destes alunos. Traz reflexões sobre diferentes teorias e formas de se olhar a superdotação, aspectos que precisam ser discutidos e avaliados se realmente quisermos tirar o superdotado da invisibilidade.
Angela Virgolim
PhD, especialista em Altas Habilidades e Superdotação pelo Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development

Embora o bem delineado projeto deste livro objetive a especialização no assunto, ao transitar por suas páginas fica evidente que também será um grande recurso para quem deseja saber mais sobre as altas habilidades/superdotação. A obra obedece a uma coerência docente, mas encanta e surpreende pela abrangência dos assuntos, pela qualidade da contribuição desses novos autores que souberam discorrer aliando sua experiência aos fundamentos dos melhores pesquisadores da área e pela seriedade com que a superdotação é tratada. Somente quem acredita no que faz e pratica com paixão é capaz de expressar suas ideias com tamanha exatidão.  
Ma. Maria Lucia Sabatella
Pesquisadora na área da inteligência e superdotação, Fundadora e Presidente do Instituto para Otimização da Aprendizagem (INODAP)


Este livro fornece as principais etapas para um efetivo atendimento ao estudante superdotado. Dos aspectos teóricos sobre o assunto, sem cercear abordagens, até os seus desdobramentos no campo da identificação e do atendimento desse alunado, o livro traz modelos e exemplos, que ajudarão os leitores a colocar em prática um protocolo de identificação, atendimento e registro de tais ações, em sua escola, clínica, ou outra tipificação de serviço educacional especializado ao superdotado.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-845-7
ISBN DIGITAL:978-65-5868-846-4
DOI: 10.24824/978655868845.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 310
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:<br> Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum
SOBRE OS AUTORES
ALBERTO ROCHA
Licenciado em Psicologia (pré-Bolonha). Doutorando em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Intervenção precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Presidente da Direção da ANÉIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação -, sendo ainda Coordenador do Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS), de responsabilidade da Delegação do Porto e Gondomar, e diretor da revista científica Sobredotação. Membro do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Membro do European Council for High Ability (ECHA) e do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC).

ALETÉIA CRISTINA BERGAMIN
Graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Docência para a Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

ANA CARLA FORMAGGIO MARQUES (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Licenciada em Pedagogia - Universidade Anhanguera UNIDERP; Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-Graduação em Educação Especial pelo Instituto Libera Limes.

ANA ISABEL SILVA ALMEIDA
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e mestranda em Psicologia Escolar e da Educação no Instituto Universitário da Maia, Portugal. Estágio curricular em unidades de Saúde do ACES Espinho/Gaia e estágio profissional na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Psicóloga na ANEIS Porto e Gondomar, onde é responsável por casos de avaliação e intervenção clínica no domínio da sobredotação e da precocidade intelectual. Responsável pelo desenvolvimento do Enriquecimento Precoce e do Programa Parentalidade Positiva. Dinamiza atividades e projetos no Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS) e no Programa Pequenos Exploradores.

ANDRÉA CARLA MACHADO
Graduação em Letras (UNESP/IBILCE) e Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia (FAMERP) Mestre e Doutora  em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado-sanduíche na University of Georgia (UGA – EUA), no Departamento de Special Education. Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Marília, SP. Fundadora, pesquisadora e psicopedagoga clínica no Centro de Pesquisa e desenvolvimento Infantil - CPEDi. São José do Rio Preto, SP.

ANDRÉIA ALEXANDRE DA SILVA DUARTE
Mestrado em Docência para a Educação Básica - UNESP-Bauru. Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração-USC; graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Membro do grupo de pesquisa ”A inclusão da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação nos contextos de aprendizagem e desenvolvimento”. Professora da Faculdade de Agudos-FAAG. Gestora de escola da Rede Pública Estadual Paulista. Experiência, na área de Letras e de Pedagogia, em Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa; Estudo do texto e do discurso; Gêneros Textuais/Discursivos; Educação Inclusiva; Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação

ANDREZZA SANTOS FLORES
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências - UNESP, Campus de Bauru – SP. Membro do grupo de pesquisa intitulado Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE), além de fazer parte do grupo de pesquisa em Currículo, Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC). Mestrado pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação stricto sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cesumar – UniCesumar, no polo de Andradina, graduação no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP.

ANTÓNIO OLIVEIRA
Concluiu o Bacharelato na ESMAE – IPP, estudou com o professor Laszlo Simon, na Hochschüle der Kunst, ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus, e obteve o diploma de Mestre em Música, em The Hartt School, University of Hartford, Connecticut, Estados Unidos da América, onde estudou com o professor Luiz de Moura Castro. É músico profissional e trabalha como professor de piano no Conservatório de Música do Porto, desde 2002. No momento, é aluno de doutorado na Universidade Católica Portuguesa/ Porto e faz parte do Human Neurobehavioral Laboratory.

BÁRBARA AMARAL MARTINS
Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Botucatu (UNIFAC). Especialização em Psicopedagogia na Universidade do Sagrado Coração (USC). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado-Sanduíche em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade do Minho - Portugal. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade.

CARINA ALEXANDRA RONDINI
Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde (FAMERP).

CLARA LÍVIA AZEVEDO HOLLAND (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica Bernardo Sayão 20/12/1991. Graduação Plena em Letras Modernas- Português e Inglês, pela Associação Educativa Evangélica Bernardo Sayão. Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial e Inclusiva  pela Faculdade de Educação São Luís.

CYNTHIA GARCIA OLIVEIRA (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), Especialista em Educação Especial, Diversidade e Inclusão pela Faculdade Novoeste.

DANYELLE SAMANIEGO VASCONCELOS (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduação em Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2018). Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em deficiências pela Universidade Faveni (2019). Graduanda em Pedagogia, com início no ano de 2020.

DENISE ROCHA BELFORT ARANTES-BRERO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar pela Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas da USP (FMHCUSP). Especialização em Educação Especial para Dotados e Talentosos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado em Psicologia Clínica (PUC/SP). Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

ELIANA MARQUES ZANATA
Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação para a Ciência,  pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora em regime de RDIDP na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Docência para Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Políticas Públicas em Educação e Educação de Jovens e Adultos. Atua na área da pesquisa e da extensão universitária, principalmente nos seguintes temas: Inclusão, Educação Inclusiva, Deficiências, Projeto Pedagógico e Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva.

ELIANE DE FÁTIMA ALVES MORAIS FRAULOB (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV - Naviraí (MS) e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), especialização também em Psicopedagogia pela Universidade de Cuiabá e Língua Portuguesa Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV - Naviraí (MS). Mestranda em Educação (UCDB).

ELIANE MORAIS DE JESUS MANI
Graduação em Pedagogia, com habilitações em Educação Especial - Ensino de Deficientes Mentais e Ensino de Deficientes Auditivos, e Gestão Escolar, pela Faculdade de Agudos (FAAG). Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

ELIZANDRA SIMÕES BARROSO TEIXEIRA (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduação em Pedagogia pela Universidade UNIDERP - Anhanguera. Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Libera Limes.

FABIANA SILVA RIBEIRO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Bauru). Especialização em Neuropsicologia Clínica e intervenção neuropsicológica: Avaliação e reabilitação pelo Instituto Português de Psicologia e outras Ciências/Porto. Doutorado em Psicologia Básica pela Universidade do Minho/Portugal, com período internacional na Universidade de Bergen/Noruega. Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa/Porto e Universidade de Luxemburgo/Luxemburgo.

KETILIN MAYRA PEDRO
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Bauru). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Marília).  Doutorado-sanduíche em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Marília) e Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Atualmente, é Diretora da Área de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração – Bauru/SP e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Unesp/Bauru

LIENE REGINA ROSSI
Graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru). Aprimoramento em Psicologia Clínica aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP). Especialização em Neuropsicologia (Conselho Federal de Psicologia). Especialização em Psicologia Clínica (CFP). Especialização em Reabilitação Neuropsicológica (HC/FMUSP). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP Bauru). Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP Bauru). Docente da Pós-Graduação da Universidade do Sagrado Coração (UniSagrado Bauru) e Professora convidada da Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus Bauru). Membro fundador do Instituto de Neuropsicologia de Bauru (Glial Instituto, Bauru)

LURIAN DIONIZIO MENDONÇA
Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Graduada em Pedagogia e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Bauru/SP. Membro do grupo de pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento.

MARCELA LUZIO FERREIRA MOQUIUTI (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande) Licenciada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC e Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

NORMA ELIZA JOSEFA GERALDI (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999). Pós-Graduação em Educação Especial (Universidade São Luís).

PATRÍCIA SOARES BALTAZAR BODONI
Graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru). Especialização em Gestão de Organizações Educacionais (UNESP Araraquara). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Bauru). Doutorado em Ciências da Reabilitação – Neuropsicologia (Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais – USP Bauru). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas - Psicologia Cognitiva  (HRAC/USP Bauru). Membro fundador do Instituto de Neuropsicologia de Bauru (Glial Instituto). Docente convidada na Pós-Graduação – lato sensu e stricto sensu (HRAC-USP) e na Especialização em Neuropsicologia (Instituto-Ampliatta). Neuropsicóloga Clínica (Espaço Lumen – Bauru).

PRISCILLA BASMAGE LEMOS DRULIS (EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA CEAM/AHS)
Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialização em Psicopedagogia: Clínica e Institucional (UCDB). Especialização em Educação Especial (Universidade São Luís). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/ Campo Grande).

SOLANGE VERA NUNES DE LIMA D’ÁGUA
Docente do Programa de Pós-Graduação Ensino e Processos Formativos - UNESP
Linha de Pesquisa: Tecnologias, Diversidades e Culturas.
Graduação em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles (FCS).
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo). Pós-Doutorado pelo Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho/UMinho/ Portugal e pelo Programa Educação e Currículo – Linha de Pesquisa: Novas Tecnologias em Educação (PUC São Paulo).

STÉPHANIE DANIELA GONÇALVES DA SILVA
Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal. Presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia e representante do Departamento de Psicologia e Educação no Conselho Escolar e Pedagógico. Participação na 3ª Edição do Prémio Inovação em Intervenção Psicológica, com o projeto “Skills4Clubs”. Psicóloga na ANÉIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, responsável pela dinamização do Programa “Pequenos Exploradores” e colaboradora na dinamização das atividades do Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS), destinado a crianças e jovens com sobredotação.

SUSANA GRACIELA PÉREZ BARRERA
Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Educação Especial – Área de Altas Habilidades pela Faculdade de Educação da UFRGS, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UFSM. Foi sócia-fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, presidente da Comissão Técnica dessa instituição; presidente e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação. É delegada pelo Uruguai, perante o World Council for Gifted and Talented Children. Foi consultora da UNESCO para a Secretaria de Educação Especial do MEC (2007, 2011). Atualmente, é professora na Universidad de Montevideo e no curso de Mestrado em Educação da Universidad de la Empresa (UDE).

TATIANA DE CÁSSIA NAKANO
Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica. Graduação em Psicologia, Mestrado em Psicologia Escolar e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Pós-Doutorado na Universidade São Francisco. Visiting scholar na University of California – Berkeley.

VERA LUCIA MESSIAS FIALHO CAPELLINI
Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado  em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá-Espanha.

VERÔNICA LIMA DOS REIS
Graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru). Especialização em Psicologia da Saúde: Práticas clínicas e hospitalares (UNESP Bauru). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Bauru). Especialização em Neuropsicologia (Instituto Ampliatta Bauru). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Araraquara). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP Bauru).

SOBRE O CRIADOR DAS PERSONAGENS
JOSÉ GUILHERME DEGÁSPERI BRERO
Possui Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduação em Direito pela Universidade Paulista (2002). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional, civil e trabalhista.