Capa do livro: ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores: Geyso Dongley Germinari - Rita de Cássia Gonçalves (Orgs.)

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Sinopse

Nas últimas décadas, o ensino de história tornou-se um campo fértil de inovação educacional, incorporando em seu horizonte de ação, linguagens culturais e tecnologias diversas. Nesse contexto, este livro/coletânea reúne capítulos que exploram o tema do ensino de história e tecnologias na escola na contemporaneidade. Com base em pesquisas fundamentadas em diferentes referenciais teóricos-metodológicos, os autores discutem acerca das contribuições e impactos das tecnologias da informação e comunicação na educação de maneira geral e de modo especifico no processo de ensino e aprendizagem de história. Assim, o leitor interessado na temática encontrará nas páginas desse livro, análises a respeito da relação do professor de história e as tecnologias digitais e também reflexões sobre os usos de jogos virtuais no ensino de história, de fontes históricas digitais, de plataformas digitais e de linguagens. Ademais, entrará em contato com as questões da inclusão digital no âmbito da disciplina de história e da presença da tecnologia em livros didáticos de história. A obra pretende contribuir para o debate acadêmico e promover o desenvolvimento de práticas docentes instigantes e significativas para as crianças e jovens estudantes.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-565-4
ISBN DIGITAL:978-65-5868-544-9
DOI: 10.24824/978655868565.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

ADRIANE DE QUADROS SOBANSKI
Licenciada e Bacharel em História pela UFPR, Mestre e Doutora em Educação pela mesma instituição. Professora de História da rede privada de educação (por 17 anos) e da rede estadual de educação do Paraná totalizando 25 anos de Magistério. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC). Autora de diversos artigos de revistas, capítulos de livros e organizadora e autora de livros sobre metodologia do ensino de História.

CLÁUDIA SENRA CARAMEZ
Licenciada e Bacharel em História pela UFPR, Mestre e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Professora de História da rede Municipal de Educação de Curitiba e da Rede Estadual de Educação do Paraná há 18 anos. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC). Autora de capítulos e livros sobre Metodologia do ensino de História.

CLEVERSON MOLINARI MELLO
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Pós-doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Autor do livro “A (des) qualificação na sociedade do trabalho como profissão de fé”, editora CRV, 2018.

DANIELLE HEBERLE VIEGAS
Doutora e Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em História pela Unilasalle. Pesquisadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) e nos Cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) da Universidade La Salle. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Porto Alegre). Linha de Pesquisa: Memória, Cultura e Identidade.

DULCELI DE LOURDES TONET ESTACHESKI
Professora do curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Nova Andradina, atuando nas áreas de Ensino de História, Estágio Supervisionado, Patrimônio Histórico, estudos de gênero e história da cultura afro-brasileira. Possui mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná com a pesquisa sobre a culpabilização das vítimas de violência sexual e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina com a tese sobre suicídios e relações de gênero. Suas principais obras são Crimes Sexuais: a histórica culpabilização das Vítimas – Editora Appris – e Morrer para não sofrer: questões de gênero e suicídio em Castro (1890-1940) – Editora Brazil Publishing. Orienta o Programa Residência Pedagógica na UFMS/CPNA e é membro fundadora do LAPHIS – Laboratório de Aprendizagem Histórica da UNESPAR, União da Vitória e membro do grupo de pesquisa LindeCult – Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais.

EDUARDO RELLY
Doutor em História pela Freie Universität Berlin, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Univates e Graduado em História também pela Universidade Univates (2008). Atualmente é professor colaborador pós-doc (PNPD CAPES) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) onde dedica-se ao ensino e pesquisa voltada ao campo das Digital Humanities/Digital History. Projeto de pesquisa: Migrações go digital: meio ambiente, globalizações e possibilidades em humanidades digitais sob o exemplo das colonizações centro-europeias ao Conesul.

ELIZIANE DE FÁTIMA ALVARISTO
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduada em Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado pela Faculdade Guairacá. Atualmente é docente na Escola Professora Julita (APADEVI), atuando com pessoas com deficiência visual. Docente pela rede Municipal de Ensino em Sala de Recursos Multifuncionais. Integrante do Grupo do Estudos o Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência pela (UTFPR). Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura – GETEC pela (UNICENTRO).

EVERTON CARLOS CREMA
Doutor em Educação pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, na área de cultura, escola e ensino (2019). Professor do Curso de Pedagogia, da UNESPAR – FAFIUV – Universidade Estadual do Paraná – campus União da Vitória. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino em metodologias de ensino em História, Educação Histórica, Currículo e Ensino de História, formação docente, História Local e políticas de proteção social. Coordenador do campo de estágio da Unespar – União da Vitória. Organizador do Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História evento anual online. Membro fundador e coordenador do LAPHIS – Laboratório de Aprendizagem Histórica – UNESPAR – FAFIUV. Editor da revista online de História – SOBREONTENS.

FÁBIO ANDRÉ HAHN
Docente dos Programas de Pós-Graduação: interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), História Pública (PPGHP); e Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná – Unespar. Mestre (2003) e Doutor (2009) em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Organizador do livro “Interdisciplinaridade: perspectivas e desafios”. Editora Unicentro, 2020.

GEYSO DONGLEY GERMINARI
Doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati. É coordenador do Grupo Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura (CNPq) e membro do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH/UFPR). Desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, principalmente nos temas: educação histórica, didática da história, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade. Editor da Revista Ibero-Americana de Educação Histórica.

HEITOR ALEXANDRE TREVISANI LIPINSKI
Graduado em Comunicação Institucional pela UTFPR, especialista em Comunicação e Sociedade pela UTFPR e em Desenvolvimento de materiais didáticos pela PUC/PR, mestrando em Educação pela Unicentro. Editor de conteúdo de Ciências Humanas e autor de materiais para EAD.

JAMILE SANTINELLO
Doutora em Comunicação (UFRJ). Mestre em Educação (UEM/PR). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados e Bacharelado em Direito. Professora efetiva da UNICENTRO/PR, no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: “Educação e Tecnologias”, e Mestrado em Educação, “Comunicação, Educação e Tecnologia”. Pesquisas nas áreas de: Comunicação e Educação, Educação e Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação-TDIC, Informática e Educação, Educação a Distância, Educação e Direito, e Tecnologia Assistiva. Grupos de Pesquisa CNPq/ Unicentro: GETEC, GEEaD. Avaliadora de Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná.

JOSEMIR JOSÉ GREGORY
Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle. Possui Graduação em Licenciatura em História pela Univates (2016). É professor no Colégio Santo Antônio (Estrela/RS), na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara (Santa Clara do Sul/RS) e na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela (Estrela/RS). Anteriormente, atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Linha de Pesquisa: Memória, Cultura e Identidade.

MÁRCIA ELISA TETÉ RAMOS
Docente da Universidade Estadual de Maringá, do curso de História, de Pedagogia EaD e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Doutorado na Universidade Federal do Paraná em Educação, pós-doutorado em Educação na USP. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história da educação, currículo, metodologia do ensino de história, história pública e cultura midiática. É membro do Laboratório de Ensino e Multimeios de História (UEM).

MARIA AUXILIADORA SCHMIDT
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1973), graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (1997), pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, 2001 (Bolsa Capes) e pós-doutorado em teoria da história pela Universidade de Brasília (Bolsa Cnpq). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR; Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH/PPGE/UFPR (lapeduhwordpress.com). Bolsista 1B Cnpq.

NILSON JAVIER IBAGÓN-MARTÍN
Professor Associado do Departamento de História da Universidad del Valle (Cali, Colômbia). Membro do grupo de Investigações Históricas em Economia, Política e Educação (IHEPE). Pesquisador com atual categoria associada no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia. Candidato ao Doutor em Educação (Universidad de Murcia, Espanha); Mestre em Ciências Sociais com orientação em Educação (FLACSO-Argentina); Mestre em História (Pontificia Universidad Javeriana); Especialista em Políticas Educacionais (FLACSO-Argentina); Especialista em Currículo e Pedagogia (Universidad de los Andes); Graduado em Ciências Sociais (Universidade Distrital Francisco José de Caldas). Autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. Seu campo de pesquisa tem se concentrado principalmente na análise da política educacional na Colômbia, o ensino-aprendizagem de história, a educação histórica, e a formação de professores.

PATRÍCIA KAYSER VARGAS MANGAN
Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da UFRJ e Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS. Professora da Universidade La Salle (UNILASALLE) desde 2000. Professora permanente do PPG em Memória Social e Bens Culturais (Mestrado Profissional e Doutorado Interdisciplinar). Atua nas temáticas de Inclusão Digital, Acessibilidade Web, Museus Virtuais, Educação a Distância e Cibercultura. Linha de pesquisa: Memória e Linguagens Culturais.

RITA DE CÁSSIA GONÇALVES
Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Pesquisadora ligada ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH do PPGE/UFPR, Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais e ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo NUPECAMP - UTP. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade – GEPEED.

VIVIAN RÉGIA VALE DE OLIVEIRA
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Graduada em Letras - Anglo pela Faculdade de Ciências e Letras de Paranaguá. Professora da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. Assessora de Monitoramento, Execução e Controle de Programas Federais no Departamento Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá.