Capa do livro: CADERNO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS VOL. 2

CADERNO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS VOL. 2

Autores: Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira - Lori Hack de Jesus (Org.)

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

É com muita alegria que disponibilizamos o segundo volume do Caderno de Pesquisas Educacionais ao público acadêmico. Objetivamos divulgar estudos e pesquisas desenvolvidas sobre questões tão significativas na área da educação, para professores, gestores e demais componentes da nossa sociedade que se preocupam com a educação em nosso País, no sentido de estimular o debate de assuntos graves e, tantas vezes, polêmicos, e assim, a consequente busca por possíveis soluções.

Outros fatores contribuem para que efetivemos essa publicação. O primeiro deles é a possibilidade que ela pode propiciar para a ampliação do conhecimento na área da educação. E outro fator, não menos importante, é a consolidação da UNEMAT, Campus de Juara  e do curso de Pedagogia nesta porção do Estado de Mato Grosso chamada de Vale do Arinos, ao divulgar as pesquisas que são desenvolvidas pelos acadêmicos e pelos profissionais da região.

Neste volume socializamos várias pesquisas sobre as questões etnicorraciais, desenvolvidas por profissionais indígenas e não-indígenas, negros e não-negros; dois artigos discutem a informática educativa como mediadora no processo de aprendizagem na escola; A família também tem o seu papel discutido no âmbito da escola; A educação popular e a educação do/no campo têm o seu espaço nesse volume; Assim como, uma reflexão sobre a colonização e o desmatamento sob uma perspectiva diferenciada.

Esperamos que desta forma, estejamos cumprindo com um dos papéis da universidade, que é a análise dos desafios que a sociedade moderna nos impõe enquanto educadores, no interior da escola, bem como no seu entorno, para a formação de uma sociedade mais justa, onde todos nós possamos viver com dignidade.

 

Tenham todos(as) ótimas leituras!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-463-8
DOI: 10.24824/978858042463.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

CADERNO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS VOL. 2

Autores

Albina Pereira de Pinho Silva

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Marília, Pós-Graduação Lato Sensu em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professora de Didática na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT.

 

Amanda Pereira da Silva Azinari

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Desenvolve pesquisa na área das Ciências Humanas, relacionado à educação e movimentos sociais do campo. Atualmente está cursando especialização em Gestão Pública pela UAB e Educação e Diversidade pela Unemat - Campus de Juara/MT.

 

Carla Maria Fernandes Tuchinski

Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara/MT. Atualmente está cursando especialização em Educação e Diversidade pela Unemat - Campus Universitário de Juara-MT.

 

Daniele Trevisan

Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara/MT. Atualmente está cursando especialização em Educação e Diversidade pela Unemat - Campus Universitário de Juara-MT.

 

Elias Renato da Silva Januário

Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestrado em Educação - Linha Educação e Meio Ambiente - pela Universidade Federal de Mato Grosso, Doutorado em Educação Pública pela UFMT e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Pós-Doutorado em Antropologia pelo PPGAS da UFRJ. Professor Adjuto V da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, no Departamento de História. Atualmente é docente credenciado na Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências Ambientais da UNEMAT.

 

Jaime Zitkosk

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Jucieli Bertoncello

Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara/MT. Atualmente está cursando especialização em Educação e Diversidade pela Unemat - Campus Universitário de Juara-MT. Professora da rede Municipal de Ensino para alunos (as) Portadores de Necessidades Especiais.

 

José Maria Crixi

José Maria Crixi graduado em Ciências Sociais, Projeto de Formação de Professores Indigenas - 3º Grau Indigena - Universidade do Estado de Mato Grosso/Campus Universitário deputado Estadual Rene Barbour/Barra do Bugres/atualmente estudante da Pós-Graduação Lato Sensu Educação e Diversidade -UNEMAT/Campus de Juara. Professor da Escola Indígena Leonardo Crixi Apiaká.v

 

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

Licenciada em Geografa e Bacharel em Administração e Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), pesquisadora com projetos de pesquisa. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT.

 

Lori Hack de Jesus

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel - FECIVEL. Desenvolveu os estudos em três cursos de Especialização, sendo eles sobre Educação a Distância, Informática na Educação e, por último, Relações Raciais e Educação. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde defendeu a dissertação Trajetórias de Vida e Estudo de Alunos Negros do Ensino Médio da Cidade de Tapurah MT. Doutoranda em Educação  pela mesma Universidade. Atualmente, é professora efetiva da carreira do magistério da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara/MT. É pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação - NEPRE/UFMT e ao Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade - NEGRA/UNEMAT.

 

Maria Gislene da Costa Barbosa

Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara/MT. Atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino na Escola Iara Maria Minotto.

 

Maria Luiza Troian

Professora da UNEMAT Campus de Juara.

 

Maria Ivonete de Souza

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professora de Didática na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop-MT.

 

Ronélia Nascimento

Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara/MT. Atualmente está cursando especialização em Educação e Diversidade pela Unemat - Campus de Juara/MT. Professora Contratada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

 

Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira

Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialização em Currículo do Ensino Fundamental, graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Mestrado em Educação - Área de Concentração: Educação, Cultura e Sociedade - Linha de Pesquisa: Educação e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Doutoranda pela UFGRS. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e do CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso.