Capa do livro: FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE:<br> Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência<br><br> Coleção Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência - Volume 1

FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE:
Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência

Coleção Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência - Volume 1

Autores: Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Maria de Fátima Ramos de Andrade - João Clemente de Souza Neto - João Roberto de Souza Silva (Orgs.)

Este livro tem como objetivo investigar os processos de ensino e aprendizagem a partir de dimensões cognitivas, técnicas, políticas, histórico-culturais e artísticas, adotando como eixo questões postas pela tecnologia e contemporaneidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-391-9
ISBN DIGITAL:978-65-5868-382-7
DOI: 10.24824/978655868391.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE:<br> Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência<br><br> Coleção Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência - Volume 1
ADRIANA DE CARVALHO ALVES BRAGA
Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra em Integração da América Latina pelo Prolam/USP, Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP e em Gestão da Educação Pública pela Unifesp. Graduação em História e em Pedagogia. Professora efetiva na Prefeitura do Município de São Paulo, atuou como Assistente Técnica de Educação no Núcleo de Educação Étnico-racial, SME/DOT/NEER, Gestão 2013-2016. Tem experiência profissional na área de História, com ênfase em História Indígena, História Latino-Americana e Educação para Imigrantes. Foi integrante por 10 anos do Canto Libre, grupo musical composto por brasileiros e chilenos, em que desenvolveu pesquisa e divulgação da música e artes visuais latino-americanas e da Associação Brasileiro-chilena de Amizade. Foi colaboradora voluntária no Coletivo Si, Yo Puedo. Participa do Conjunto Folclórico Chile Lindo e Grupo Ameríndios, onde interpreta canções, com voz e percussão, do repertório latino-americano.

BERNHARD JOHANN FICHTNER
Bernhard Johannes Fichtner, da Universidade de Siegen, na Alemanha. Possui doutorado em Pädagogik pela Pädagogische Hochschule Münster (1974). É livre docente pela Universidade de Siegen (1989). Atualmente é professor titular concursado da Universität Siegen (Siegener Zentrumfür Kindheits-, Jugend-und Biografiefor), sendo ainda colaborador junto à Universidade Alanus de Arte e Sociedade. É Membro de corpo editorial da Kulturen des Lernens. Atua principalmente nos temas: Pesquisa qualitativa, Educação, Ensino e Aprendizagem, Pedagogia Social, Ciência Educacional, Teoria Educacional e Antropologia, além de Estudos sobre Walter Benjamin e Vigotski. Desenvolve pesquisa em parceria com Universidades estrangeiras, entre elas a pesquisa sobre os CEUs da cidade de São Paulo (Brasil), envolvendo a PMSP, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e as Universidades de Siegen e Alanus. Foi diretor do primeiro curso de Doutorado Internacional em Educação (INEDD)? International Education Doctorate na Universidade de Siegen.
 
CLAUDIA CRISTINA HADDAD
Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017), Mestra em Educação – área Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996). MBA em Gestão Empreendedora-Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015); Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP (1990) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp Araraquara (1987). Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara desde 2002, Coordenadora Local e Docente Titular do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista – Campus Araraquara, desde 2005. Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Educação a Distância, Educação Básica (Ensino Fundamental, Gestão Escolar, Currículo e Formação de Professores) e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

CLAUDIANE DE CASSIA COSTA
Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.
 
JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO (ORG.)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Instituto Catequético Secular São José, da Associação Civil Gaudium et Spes e da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, SP, atua no atendimento e defesa da criança, do adolescente e de famílias em situação de vulnerabilidade social. Com experiência nas áreas de Ciências Sociais e Pedagogia Social, realiza pesquisas nos campos da infância, adolescência e juventude, sobre as temáticas racismo, socialização, inserção social, desvio, práticas sociais, políticas públicas, diversidade cultural, instituições e formação de professores e educadores sociais. É autor de artigos e livros sobre os temas pesquisados, e parecerista em revistas especializadas.

JOÃO MARCELLO DE ARAÚJO COSTA LOPES DE ALMEIDA
Possui mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017), graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). Atualmente é professor da rede particular de ensino de São Paulo – Colégio São Luís e Escola Lourenço Castanho. Coordenou a área de História no Colégio São Luís. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História.

JOÃO ROBERTO DE SOUZA SILVA (ORG.)
Pós-Doutorando em Educação: Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Psicólogo (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Pedagogo (Universidade Braz Cubas), especialista em Gestão Escolar (Faveni). Atua como Psicólogo Clínico, Psicólogo Escolar e Educacional, Orientador Educacional, Professor Universitário, Palestrante, Pesquisador nas áreas de Psicologia Escolar, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Educação e Neurociência aplicada a Educação e Aprendizagem com apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais, além de publicações de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Editor do periódico Revista Mosaico Psicologia.

JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA
Doutor em Educação: Currículo (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Fez seu estágio de pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na linha de pesquisa Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Nicoletti Mizukami. É Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul/SP (2013), formado em Pedagogia (2008), Ciências Contábeis (2012), Matemática (2016) e possui pós-graduação em Gestão Escolar (2016) e Gestão Pública (2019). É Diretor de Escola e tem experiência como professor de Educação Especial e professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No Ensino Superior, atua como professor e Coordenador do Curso de Pedagogia EAD da Unisepe/UNIVR. Vem se dedicando a pesquisas em Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Currículo, Educação Matemática nos anos iniciais e Gestão e Financiamento da Educação. Participa como parecerista em revistas de Educação, Educação – Ensino Superior, Educação Matemática, Gestão e Financiamento da Educação e Gestão Pública. Atualmente está realizando especialização na área de gestão estratégica de investimentos na Educação Básica pela Fiocruz.
 
MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI (ORG.)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática – Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (Fapesp/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT – Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É coorganizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching – ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino.
 
MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE (ORG.)
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas.

RAFAELA DA ROCHA SILVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Tem experiência nas áreas de Psicoterapia Humanista, Psicologia Educacional e Psicologia Jurídica.

RODRIGO AVELLA RAMIREZ
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos Capes. Professor de Ensino Superior da Fatec – Centro Paula Sousa onde atuou como coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (Atiner) nas unidades de Educação e Línguas e linguística.

VANESSA ZINDERSKI GUIRADO
Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Possui Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2017), Especialização em Formação de Professores com Ênfase no Magistério Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP-SPO (2011), graduação em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2005) e graduação em Automação de Escritórios e Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec-SP (2000). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo. Tem experiência na área de Educação, desenvolvendo trabalhos relacionados principalmente aos seguintes temas: Política Públicas Educacionais, Formação de Professores, Saberes Docentes.