Capa do livro: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: <br>reflexão, pesquisa e intervenção

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:
reflexão, pesquisa e intervenção

Autores: Fernando Cézar Bezerra de Andrade - Bruno Veras Gomes (Orgs.)

Problemas urgentes que decorrem de desigualdades sociais no início da terceira década de nosso século atualizam a dúvida sobre a viabilidade de Direitos Humanos — tão antiga como a Declaração Francesa, no século XVIII, ou o debate entre Einstein e Freud sobre um mundo sem guerras, na primeira metade do século XX. O risco da extinção da humanidade e o horror desumano das duas Grandes Guerras no século passado motivaram uma Declaração Universal feita de parâmetros que sintetizam, também, ideais para guiar a superação daqueles conflitos e de outros futuros. Logo, sua defesa remete à transformação da violência em negociação – levando à formação para a convivência e à sua premissa imperiosa: a condição humana é atributo de todas as pessoas, grupos e povos. Ora, isso se produz por uma permanente Educação em Direitos Humanos (EDH), articulada à defesa de direitos; à conscientização sobre esses direitos e sua história para superar desigualdades construídas às custas dos marginalizados; e à necessária mudança social. Com isso, a EDH pretende o empoderamento de pessoas cuja humanidade é recusada – muitas vezes até pelos poderes públicos – e a formação de todos e todas como sujeitos de direitos. Situada nesse vasto campo de estudos, esta coletânea resulta da colaboração de pesquisadoras e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB e convidados, organizada em torno de três eixos: a reflexão teórica, a produção científica de conhecimento e a intervenção para o fortalecimento de práticas de EDH – ainda mais necessárias hoje, quando o Estado, paradoxalmente, acentua políticas de desumanização e se volta contra os Direitos Humanos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0237-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-0235-1
DOI: 10.24824/978652510237.5
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: <br>reflexão, pesquisa e intervenção
ADSON MATHEUS LUCAS SIQUEIRA
É graduado em Direito – UFCG (2018), especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública – FIP (2018) e mestrando em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA
É graduado em Ciências Sociais – UFPE (1986), mestre em Educação Popular – UFPB (1995), doutor em Ciências da Educação – Johann Wolfgang Goethe Universitat-Alemanha (2000). Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação da UFPE.

ANNY KAROLINE CARNEIRO MACIEL
É graduada em Direito – Unicap (2000), especialista em Processo Civil – UFPB (2001), em Penal e Processo Penal – UEPB (2011), em Inteligência Policial e Análise Criminal (2016) e mestranda em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB. Atualmente é Diretora de Ensino da Academia de Ensino de Polícia Civil do Estado da Paraíba – ACADEPOL/PB.

BEETHOVEN BEZERRA FONSECA
É graduado em Direito – UEPB (2011), advogado e mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB (2020).

BRUNO VERAS GOMES
É graduado em Direito e mestrando em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

CATARINA CARNEIRO GONÇALVES
É graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação – UFPB (2017), professora do Departamento de Técnicas e Métodos de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

ELIAKIN RAMOS MOURA DA SILVA
É licenciado em História pela UFPB, professor da rede básica de ensino e mestrando em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE
É doutor em Educação – UFPB (2007), professor do Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

JOSÉ CLEUDO GOMES
É pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é doutorando em Educação na Linha de Educação Popular pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB. Tem experiência na docência, atuando em cursos de licenciatura no ensino superior. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB.

JULYANNA DE OLIVEIRA BEZERRA
É pedagoga e mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é doutoranda em Educação na Linha de Educação Popular pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB.

LUZIA DA TRINDADE SOUZA
É graduada em Serviço Social – UFPB (2018) e mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas – UFPB (2020).

MARIA CLARA SENA DA SILVA
É graduanda em Pedagogia – UFPB e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFPB), em projeto de pesquisa sobre desengajamentos morais associados a massacres em escola (edição 2020-2021).

MARIA DE NAZARÉ TAVARES ZENAIDE
É psicóloga, mestre em Serviço Social, doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Serviço Social do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Membro do Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH/UFPB).

MARIA ELIZETE GUIMARÃES CARVALHO
É doutora em Educação – UFRN (2000) e pós-doutora em Política Educativa, com fulcro em Educação e Direitos Humanos – Universidade do Minho/PT. Atualmente é professora associada da UFPB, credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação e de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

MICHELA CAROLINE MACÊDO
Tem doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2019). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Assessora de Regulação do Ensino Superior e Procuradora Institucional na Faculdade SENAC. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística e o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos de Educação do Campo. Docente na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Integra o Núcleo docente estruturante do curso de Pedagogia da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FIRC).

ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
É doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-graduação Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

PAULO CÉSAR CARBONARI
É doutor em filosofia (Unisinos), professor de filosofia no IFIBE (até seu encerramento em 2019), professor de direitos humanos em diversos cursos de especialização (PUCRS, Unisinos, UCS, Unochapecó e outros). Foi membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (2005 a 2015), conselheiro e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS (2014 a 2020), seguindo como conselheiro (2020-2023). É membro da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), associado da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos (CDHPF, IFIBE. UPF). Autor de vários livros, artigos, ensaios e audiovisuais sobre direitos humanos, educação em direitos humanos e temas correlatos.

RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
É doutora em Educação – UNICAMP/SP. Atualmente é professora aposentada voluntária nos Programas de Pós-Graduação em Educação e de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB. Faz parte da Rede Freireana de Pesquisadores, é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF). Faz parte da diretoria da ANFOPE Nacional e da ADUFPB – S.S. do ANDES – SN.

SUELÍDIA MARIA CALAÇA
É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB, lotada no Centro de Educação – CE, Departamento de Metodologia da Educação – DME.

THAIS MARIA DOS SANTOS SILVA
É pedagoga e mestranda em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

TIMOTHY DENIS IRELAND
É professor titular da UFPB. Possui graduação em Letras e Língua Inglesas pela Universidade de Edimburgo, mestrado em Educação de Adultos – Universidade de Manchester e doutorado em Educação de Adultos – Universidade de Manchester.

VALÉRIA DO CARMO DE OLIVEIRA
É doutora em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Graduada em Pedagogia com especialização em Gestão Educacional. Analista Educacional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Orientadora Educacional em Instituição de Educação Básica na rede privada de ensino de Pernambuco.

VITAL FABRÍCIO DO NASCIMENTO
É graduando em Letras (Língua Portuguesa) – UFPB e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UFPB), em projeto de pesquisa sobre desengajamentos morais associados a massacres em escola (edição 2020-2021).