Capa do livro: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE <br>Volume 5

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE
Volume 5

Autores: Ramon Missias-Moreira - Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha - Vera Lúcia Chalegre de Freitas - Ivete Batista da Silva Almeida (Orgs.)

A coleção Representações Sociais na Contemporaneidade, produzida a partir de 2019, ancora-se na construção teórico-metodológica das representações sociais. Evidenciamos, em seus excertos, temáticas que são socializadas no discurso circulante e que se materializam no uso das tecnologias digitais do mundo contemporâneo; nas discussões sobre a saúde e doenças; na história das identidades e diferenças, bem como na cultura. A referida coleção resulta, também, de uma caminhada de pesquisa em representações sociais que teve início em 2017, quando da obra Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar (Volumes 1, 2 e 3), e da construção em 2018 da obra Representações Sociais e seus diversos olhares (Volumes 1 e 2). Nesses três anos de desenvolvimento de pesquisas no campo das representações sociais, consolidamos trabalhos de grupos de pesquisa no Brasil nas diversas regiões do país, sendo representada pelas produções de orientados de graduação e pós-graduação, por mestres, doutores e pós-doutores, bem como de Universidades em Portugal e na França. Para além dessa construção das três coleções citadas, o grupo de pesquisadores se reúne no 1º Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco – CIRSQVASF, que ocorreu na Universidade Federal do Vale de São Francisco, em Petrolina-PE, tendo como idealizador e presidente do evento o Professor Doutor Ramon Missias-Moreira, que em conjunto com professores-pesquisadores doutores e líderes de grupo de pesquisa, sendo cadastrados no CNPq, estabelecemos e consolidamos elos formativos com olhares para as representações sociais. Acreditamos nessa cooperação acadêmica e continuidade das leituras e escritas dos fenômenos das representações sociais que, por certo, terá um maior aperfeiçoamento nesta obra Representações Sociais na Contemporaneidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0241-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-0240-5
DOI: 10.24824/978652510241.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE <br>Volume 5
RAMON MISSIAS-MOREIRA (ORGANIZADOR)
Membro Pesquisador da Rede Internacional de Pesquisas sobre Representações Sociais em Saúde – RIPRES. Professor Adjunto no Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor Permanente no Mestrado em Psicologia e Professor Permanente no Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UNIVASF. Atualmente é Editor-chefe da Extramuros –Revista de Extensão da UNIVASF. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Atividade Física, Educação e Saúde para Grupos Especiais pela Faculdade da Cidade do Salvador (FCS). Licenciado Pleno em Educação Física pela UESB. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF/UNIVASF/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Negros/UFU/CNPq.

JULIO CESAR CRUZ COLLARES-DA-ROCHA (ORGANIZADOR)
Estágio Pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais/RESPROS/UCP/CNPq.

VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS (ORGANIZADORA)
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Bióloga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE-Campus Garanhuns). Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA/UPE/CNPq. Membro do Grupo Interdisciplinar sobre Representações Sociais de Educação – GIERSE/UFPE/CNPq.

IVETE BATISTA DA SILVA ALMEIDA (ORGANIZADORA)
Doutora em História pela Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Mestrado Profissional em História – ProfHistória-UFU. Coordenadora de Ensino do NEAB-UFU. Coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Negros/UFU/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF/UNIVASF/CNPq.

ALICE BEATRIZ ASSMANN
Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/CNPq), do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da ESEFID/UFRGS.

AMANDA MARIA VILLAS BÔAS RIBEIRO
Doutoranda no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/ UFBA). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Saúde da Família (2017-2019) sob modalidade de residência multiprofissional em saúde pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em educação, contemporaneidade e novas tecnologias (2018) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora no Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Formação e Avaliação em Atenção Básica (GRAB/ISC/UFBA).

ANDRESSA MENDES DA SILVA DIAS
Mestra em Memória pelo Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora Pedagógica (SEC-BA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas – GePAD.

ANTONIO GERALDO MAGALHÃES GOMES PIRES
Pós doutor em educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (2017). Professor Associado C da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Estudos do Movimento Humano – EMH da UEL. Pesquisador e coordenador Grupo de Estudos sobre Representação Social, Imaginário, Memória e Intervenção Profissional – GERIS, e do Núcleo de estudos sobre Educação Física, Esporte e Lazer – NEFEL.

CAIAN CREMASCO RECEPUTI
Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Doutorando em Ensino de Ciências pelo mesmo programa, vinculado ao Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LIEQUI/USP/CNPq).

CAMILA MIRANDA
Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora dos grupos de pesquisa: LiEQui e Contexto Escolar, Processos Identitários na Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/PUC-SP/CNPq). Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (DECMT/ICENE), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Orientadora plena e coordenadora substituta do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR
Doutor de Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências (DCI) e dos Programas de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR).

CLINTTON FURTADO DE MENDONÇA DA ROCHA
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Rio de Janeiro Seminário Unido (FATERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais/RESPROS/UCP/CNPq.

DAISY DE BRITO REZENDE
Doutora em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Doutora do Departamento de Química Fundamental do IQUSP. Orientadora plena do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa LiEQui.

DANIELE MOTA DA ROCHA
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

DENIS GIOVANI MONTEIRO NAIFF
Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da UFRRJ. Líder do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social/LAPPSO/UFRRJ/CNPq.

ESTER LIBERATO PEREIRA
Professora Efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes. Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes. Líder do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF/Unimontes/CNPq).

FRANCIELE CRISTINA FERREIRA
Estudante do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Integrante Grupo de Estudos sobre Representação Social, Imaginário, Memória e Intervenção Profissional – GERIS, e do Núcleo de estudos sobre Educação Física, Esporte e Lazer – NEFEL.

FRANCISCO DANIEL BRITO MENDES
Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019) na linha de pesquisa Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (2018). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Psicossociais e Culturais na Construção da Subjetividade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (GEPACHS/UFMS/CNPq).

GIANDRA ANCESKI BATAGLION
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/CNPq), do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS.

JANICE ZARPELLON MAZO
Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutora em Ciências do Desporto (UP). Idealizadora e coordenadora, do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro da ESEFID/UFRGS. Líder do “Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física” (NEHME/CNPq).

LUCI MARA BERTONI
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e Professora no Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – campus de Vitória da Conquista. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas – GePAD.

LUCIANI DE OLIVEIRA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR). Bolsista CAPES – Demanda Social.

LUCIENE ALVES MIGUEZ NAIFF
Pós-doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da UFRRJ e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. Bolsista de produtividade PQ2/CNPq. Líder do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social/LAPPSO/UFRRJ/CNPq.

MARCOS VOGEL
Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Química e Física do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (DQF/CCENS/UFES), campus de Alegre. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UFES (PIBID/UFES). Pesquisador do Grupo de Pesquisa LiEQui.

MARI INEZ TAVARES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação (DTEPE/CE/UFES). Sub-Coordenadora de Estágio Supervisionado do CE/UFES.

MARIA LÚCIA SILVA SERVO
Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ativação de Processos e Mudanças na Formação Superior pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Plena e Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissional em Enfermagem e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UEFS. Membro Titular da Academia de Educação de Feira de Santana. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva/NUPISC/UEFS/CNPq e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde /NIPES/UEFS/CNPq.

MICHELE BORTOLAI
Doutora em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC/USP). Professora Adjunta de Ensino de Química e Estágio Supervisionado do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Vice-coordenadora e professora orientadora da Especialização em Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental – CIÊNCIA é 10!. Pesquisadora dos grupos de pesquisa LiEQui (USP) e PEQUI (UFRB).

MORGANA CLAUDIA DA SILVA
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2017). Professora Adjunto A Doc da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Estudos do Movimento Humano – EMH da UEL. Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Representação Social, Imaginário, Memória e Intervenção Profissional – GERIS, e do Núcleo de estudos sobre Educação Física, Esporte e Lazer – NEFEL.

NORMA MACIEL VASCONCELOS
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pedagoga pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Professora aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desenvolve pesquisas na área de inclusão, surdez, formação de professores e avaliação educacional e da aprendizagem. Participa do grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilingue – UFSCar.

REGIANE CRISTINA DE SOUZA FUKUI
Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, com estágio de Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Ferrara – UNIFE, na Itália. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UEM. Líder e Pesquisadora do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Teoria das Representações Sociais e a Psicologia no contexto do Trabalho”; Pesquisadora do grupo de pesquisa “HERA – Psicologia Social dos Afetos”. Representante Suplente da UEM no CMDPD (Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência) de Maringá – PR.

REJANE SANTOS BARRETO
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Residência em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (UGF –RJ). Graduação em Enfermagem pela UFBA.

SÔNIA MARIA PEREIRA DE LIMA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Graduação em História (FAFICA) e Pedagogia (UNINTER). Especialização em Gestão Escolar e Orientação Educacional (UPE). Professora na função técnica de ensino na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM). Pesquisadora em Política Educacional. Associada a ANPED, integra a Comunidade virtual: Educação, Representações e Formação Docente (UFRN) e participa do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente- GIRSFEMA/ CNPq/UPE.

SUELEN DE GASPI
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Servidora do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR).

TUANY DEFAVERI BEGOSSI
Doutoranda e Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/CNPq), do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro e do Centro de Memória do Esporte da ESEFID/UFRGS.

VITOR CLÍMACO DE MELO
Mestre em Memória pelo Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas – GePAD.

VITÓRIA CRIVELLARO SANCHOTENE
Doutoranda e Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/CNPq), do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro e do Centro de Memória do Esporte da ESEFID/UFRGS.

ZAIRA DE ANDRADE LOPES
Professora Adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGPsico/UFMS. Doutora em Psicologia pela USP e Mestra em Educação pela UFMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Psicossociais e Culturais na Construção da Subjetividade/GEPACHS/UFMS/CNPq e do Grupo de Estudos em Gênero e Psicologia/GENPSI/UFMS/CNPq.