Capa do livro: ESTUDOS DA LINGUAGEM: <br> abordagens metodológicas e perspectivas teóricas

ESTUDOS DA LINGUAGEM:
abordagens metodológicas e perspectivas teóricas

Autores: Simone Natividade - Ana Paula Santos de Oliveira - José Adailton Cortez Freire - Rosane Correia da Silva - Cleide Calheiros da Silva (Orgs.)

A obra Estudos da linguagem: abordagens metodológicas e perspectivas teóricas possibilita a apreensão de diferentes olhares sobre a relação língua e sociedade, ao tempo que os 16 capítulos que reúne convergem para um período histórico em que as tecnologias agregam diferentes povos, evidenciando as diversidades e desigualdades que os perpassam, ainda que, por vezes, busquem silenciá-las sob a determinação de uma ordem contraditoriamente homogeneizante. Suas autoras e autores, através dos fios discursivos, linguísticos e literários, desvelam outros sentidos da realidade, indicando outras possibilidades de sentir, de ser e de atuar em sociedade, incluindo a sala de aula, a partir da Análise do Discurso, da Linguística Aplicada, da Sociolinguística, da Pragmática, da Literatura, funcionando, pois, como espaços de resistência ao revelar a diversidade do que há e do que poderá ser. Construída sob essa perspectiva, a obra busca levar à reflexão do funcionamento da língua, compreendendo-a como um processo por meio do qual o sujeito faz história.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0145-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-0142-2
DOI: 10.24824/978652510145.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTUDOS DA LINGUAGEM: <br> abordagens metodológicas e perspectivas teóricas
CLEIDE CALHEIROS DA SILVA
Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, na Graduação e na Pós-Graduação. Possui Graduação em Letras (Português e Francês) e Especialização em Docência para o Ensino Superior e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (CESMAC); e em Mídias na Educação (UFAL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). Atualmente, é Diretora de Apoio Acadêmico do IFAL-Campus Maceió. Integra os grupos de pesquisa Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL-CNPq/Ufal), Múltiplos Olhares Sobre a Linguagem (MOLI-CNPq/IFAL) e Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia (EELT-CNPq/IFAL). Desenvolve pesquisas na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, Aquisição de Linguagem, Ensino, Leitura e Escrita, Formação de Professores e Estudos Textuais.

JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE
Alagoano do município de Boca da Mata. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL), Jornalista formado pela mesma instituição e licenciado em Letras-Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Atualmente, atua como secretário do Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) e como professor de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED).

ROSANE CORREIA DA SILVA
Alagoana do município de Maceió. É Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura (PPGLL/UFAL). Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo IFAL/Campus Murici. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/FALE). Professora da rede Municipal de Maceió (SEMED-AL). Integrante do Grupo de Estudos Discurso e Ontologia-GEDON (PPGLL/UFAL). Tem interesse nos estudos de gênero, feminismo e negritude.

SIMONE NATIVIDADE
Natural de São Paulo/Capital. É Doutoranda em Linguística (PPGLL/UFAL), Mestre em Educação (PPGE/UFAL), Especialista em Educação em Direitos Humanos (FDA/UFAL), Graduada em Letras (FALE/UFAL). Pesquisadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Membro do grupo de pesquisa e estudos Discurso e Ontologia-GEDON (PPGLL/UFAL) e do Grupo de pesquisa Trabalho, Estado, Sociedade e Educação-TESE (UFAL/CNPq). Tem interesse nos seguintes temas: Discurso Político, Discurso Publicitário no âmbito do Ensino Superior, Processos de Reificação na Docência Universitária.

ANA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA
Natural de Maceió-AL. Possui Graduação em Jornalismo e em Letras (Língua Espanhola/Língua Portuguesa) pela UFAL. Especialização em Educação em Direito Humanos e Diversidade (FDA/UFAL). Mestrado e Doutorado em Linguística pela UFAL, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA). Professora do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Integrante do Grupo de Estudos Discurso e Ontologia-Gedon (PPGLL/UFAL).

ANA LUIZA FIREMAN
Graduação, mestrado e doutorado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, é professora efetiva em regime de dedicação exclusiva pelo Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Membro do grupo de estudos em Discurso em Ontologia-GEDON (PPGLL/UFAL). A autora segue os seguintes temas: discurso jurídico, feminismo, multiculturalismo e diversidade, discurso colonial e decolonialidade.

ANTÔNIO CARLOS SANTOS DE LIMA
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Instituto Federal de Alagoas, atuando na Educação Básica e Superior (graduação e pós-graduação lato sensu). Coordena o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFAL. É membro do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e lidera o Grupo de Pesquisa Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia (EELT/CNPq/IFAL).

ANTONIO LUCAS FERREIRA FEITOSA
Natural de Maceió-AL. Fonoaudiólogo pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). É residente no Programa de Pós-Graduação em Neonatologia pelo Centro Integrado de Saúde Universitário Amaury de Medeiros (CISAM), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE). Membro do grupo de pesquisa: Estudos em Linguagem (Uncisal). Desenvolve estudos nas áreas de estimulação precoce, aleitamento materno, desenvolvimento neonatal e reabilitação auditiva.

AURINEIDE PROFÍRIO BARROS CORREIA
Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Alagoas. Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia (EELT/CNPq/IFAL).

CIBELY EUGÊNIA DA SILVA
Natural de Maceió- AL, fez graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da mesma Instituição (PPGLL/UFAL) e atualmente é bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do PPGLL/UFAL, atuando na linha Análise de Discurso. Faz parte do Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia- Gedon (PPGLL-UFAL), e entre seus temas de interesse de pesquisa estão a estética da mulher negra e empoderamento feminino negro.

EDUARDO BARBUIO
Natural de Mauá-SP. Graduado em Letras, mestrado e doutorado em Linguística-UFPB. Professor da Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UEADTEC/UFRPE. Desenvolve pesquisas na área de Sociolinguística e Linguística Aplicada.

ELIANA KEFALÁS OLIVEIRA
Natural de Uberaba-MG, graduada em Licenciatura em Letras pela Unicamp, mestrado em Educação (Unicamp) e doutorado em Letras (Unicamp). Docente da Universidade Federal de Alagoas. Vice-líder do grupo de pesquisa Poéticas Interartes. Atua no programa de pós-graduação do Profletras. Desenvolve pesquisas nas áreas de leitura; formação do leitor; práticas de ensino; metodologia do ensino da língua portuguesa, estágio supervisionado; ensino de literatura; leitura, voz e performance.

EMANUELLE CAMILA MORAES DE MELO ALBUQUERQUE LIMA
Natural de Maceió-AL, graduada em Letras, mestrado e doutorado em andamento em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE. Faz parte dos grupos de pesquisa PRELIN (UFAL) e GETEGRA (UFRPE). Desenvolve pesquisas com temáticas que versem sobre Variação Linguística, Aquisição da Linguagem e Teoria Gerativa.

EUDES DA SILVA SANTOS
Alagoano. Graduado em Letras (português/espanhol). Especialista em Formação de Professores e Ensino da Língua Portuguesa. Mestre e Doutor em Educação (UFAL). Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE. Interesses: produção de textos, escrita escolar, metáfora.

GIVANDETE LEMOS DE LIRA
Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas.

JOSÉ EDSON FERREIRA LIMA
Doutorando e Mestre em Linguística, na linha de pesquisa de Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Alagoas, ocupando a função de Coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços, e Professor Colaborador na Pós-Graduação em Linguagem e Práticas Sociais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Integra o Grupo de Estudos Discurso e Ontologia (GEDON/PPGLL/FALE/UFAL), desenvolvendo pesquisas nas áreas de educação, discurso midiático, trabalho docente e memória.

JOSENICE CLÁUDIA MOURA DE LIMA
Pernambucana. Doutora em Linguística. Professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Participa do Grupo de Pesquisa Múltiplos Olhares sobre a Linguagem-MOLI. Pesquisa nas seguintes áreas: Formação Docente, Ensino-aprendizagem de Línguas, Autoetnografia, Diferença de Gêneros, Linguística Aplicada.

JOSINEIDE RODRIGUES DE LIMA
Natural de Branquinha, Alagoas. Doutoranda em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL). Mestra em Educação (UFAL/2019). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (UFAL/2016). Bacharela em Serviço Social (UFAL/2013). Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Alagoas. Integra o Grupo de Estudos Discurso e Ontologia (GEDON/UFAL). Pesquisa sobre os seguintes temas: políticas públicas, Análise do Discurso, história da educação brasileira, gênero e relações étnico-raciais.

MARCELO FERREIRA MARQUES
Natural de (Maceió, Alagoas) é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2013), instituição na qual também desenvolveu Mestrado (2009) e Graduação (2007). Atualmente, é docente, coordenador de extensão e coordenador do Curso de Letras da Ufal, no campus de Arapiraca. É integrante dos grupos de Pesquisa Poéticas Interartes, DALLT (Descrição e Análise Linguística, Literatura e Texto) e GEDEALL. Atua nas áreas da poesia e canção brasileira contemporâneas, relações variadas entre literatura e outras artes, narrativas e poéticas indígenas brasileiras e Literatura e Ensino. É músico, cancionista, tendo composto trilhas sonoras para curtas, teatro e espetáculos de dança.

MARTA MARIA MINERVINO DOS SANTOS
Alagoana do município de Rio Largo. Pedagoga, Doutora em Educação. Professora da UFAL (Campus Arapiraca). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de professores e prática docente. Contempla osseguintes temas: Formação de professores, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos.
NEDSON ANTÔNIO MELO NOGUEIRA
Natural de Maceió – AL. Possui graduação em Letras-Português pela Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), pela referida instituição. Membro e pesquisador pelo Grupo de Estudos Discursos, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq). Desenvolve pesquisas sobre questões étnico-raciais e identitárias, sob a perspectiva da Linguística Aplicada (LA).

PRISCILA RUFINO DA SILVA COSTA
Natural de Maceió-Alagoas. Possui licenciatura em Letras (Português/Inglês), Mestrado e Doutorado em Linguística (PPGLL/UFAL). Exerce o cargo de Professora Assistente na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). É membro do Grupo de pesquisa Estudos em Linguagem UNCISAL (ELUN). Desenvolve estudos na área de Sociolinguística com ênfase em fenômenos linguísticos presentes na fala e na escrita de crianças com desenvolvimento típico.

RITA DE CÁSSIA SOUTO MAIOR
Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na graduação e na pós-graduação. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), foi licenciada em letras/português na mesma universidade. Realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/ufal, coordenadora do GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL) e é secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Participa e é uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL) e integra, como participante, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística / Aplicada (GEPLA UFC). Articulando reflexões sobre o ensino e aprendizagem de línguas (materna, estrangeira e libras) e a abordagem discursiva e a partir da perspectiva teórico-metodológica da linguística aplicada, desenvolve pesquisas com os seguintes temas: estudos das subjetividades e das identidades; estudos sobre ethos e sobre o sujeito dialógico bakhtiniano; produção de textos em LM, LE e LIBRAS; estudos de argumentação; saberes e formação docentes.

SELMA SILVA BEZERRA
É natural de Girau do Ponciano – Alagoas. É formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de alagoas (UFAL). Na graduação, fez pesquisas em nível de iniciação científica sobre o ensino/aprendizagem de Língua inglesa, na área da Linguística Aplicada. Cursou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da UFAL. No mestrado, pesquisou em comunidades de baixa renda da cidade de Maceió, com ênfase nos estudos do letramento crítico. No doutorado, pesquisou sua prática por meio de um trabalho autoetnográfico. Atualmente, trabalha no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Penedo, como professora de Língua Inglesa. Faz parte do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (UFAL) e também do grupo Estudo de Humanas do Brasil Contemporâneo (IFAL), ambos cadastrados no Diretório de grupos pesquisa do CNPq. Suas pesquisas são voltadas para o ensino/aprendizagem de língua inglesa com língua adicional, com ênfase nos estudos decolonias e suas interseccionalidades.

SIDIANE FERREIRA BATISTA
Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Alagoas (UFAL). Especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) e em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/EAD). É mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É doutoranda pelo mesmo programa (PPGLL/FALE/UFAL). É professora da rede estadual de ensino de Alagoas e Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de letramento, compreensão responsiva ativa, educação de jovens e adultos e ensino e aprendizagem de línguas. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia CNPq/IFAL e do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.

SIMONE MAKIYAMA
Natural de Maringá – PR. É mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, com graduação em Letras-português/inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso. É professora adjunta do curso de Letras-inglês na Universidade Federal de Alagoas e participa dos grupos de Pesquisa Observatório da Linguagem em Uso (ObservU-UFAL) e Projeto Nacional de Letramentos (USP). Com experiência na área de Linguística Aplicada, atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação de professores, crenças, identidade e discurso.

THAYSA OLIVEIRA BARBOSA
Alagoana, nascida na capital Maceió, graduada em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participou por três anos do grupo PET/Letras da Universidade Federal de Alagoas, desenvolvendo atividades na tríade: pesquisa, ensino e extensão. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) pela mesma instituição, com concentração em Aquisição de Língua materna. Possui experiência em ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, médio e superior. Pós-graduada em docência, tradução e interpretação em Libras/ Língua Portuguesa, doutoranda pelo PPGLL UFAL, participa do grupo de pesquisa FONUFAL e desenvolve pesquisa sobre LIBRAS. Atualmente, é professora do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC).

WELMA JÚLIA SANTOS DE LIMA ARAÚJO
Alagoana. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado pela mesma instituição. É professora de Português para Estrangeiros no Centro de Língua Portuguesa – Lima/Peru. Pesquisa nas seguintes áreas: Ensino-Aprendizagem de Línguas, Avaliação no Ensino de Língua Espanhola, Narrativas e Histórias de Vida e Linguística Aplicada.