Capa do livro: GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>apontamentos sobre currículo e formação de professores

GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
apontamentos sobre currículo e formação de professores

Autores: José Carlos de Melo - Maria José Albuquerque Santos - Raíssa Oliveira Everton - Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes - Walter Rodrigues Marques (Orgs.)

A coletânea discute e reflete sobre Educação Básica no Brasil, especificamente a educação pública maranhense. Na produção do conhecimento, o objetivo maior é a socialização de práticas educativas de mestrandos(as) do PPGEEB/UFMA, discutindo educação, currículo e formação de professores.

Impresso
de R$ 81,12 por
R$ 62,40
Digital
de R$ 72,00 por
R$ 46,80

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-438-1
ISBN DIGITAL:978-65-5868-439-8
DOI: 10.24824/978655868438.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>apontamentos sobre currículo e formação de professores
JOSÉ CARLOS DE MELO
Pós doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, Doutor em Educação: Currículo na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela PUC-SP, Mestre em Educação pela Université Du Quebec à Montréal – UQAM – Canadá; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Jacarepaguá – RJ, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, É Docente Associado do departamento de Educação II na UFMA, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Psicologia da Educação, Currículo, Docência no Ensino Superior, Educação Ambiental e Prática Docente. Atualmente é professor Adjunto IV na UFMA (Universidade Federal do Maranhão – UFMA). Em São Luís. Foi coordenador de área do PIBID-UFMA/CAPES Pedagogia (05-2010 à 01-2014) e Membro do Núcleo de Educação e Infância da UFMA – NEIUFMA/Tutor do PET Conexões dos Saberes Pesquisas em espaços Sócios pedagógicos (02/2014 a 10/2017) Coordenador Adjunto do CEDEI e Coordenador do Curso de Extensão Docência em Educação Infantil (2013 a 2017). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância & Docência – GEPEID. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e História da UNISANTOS Consultor Ad Hoc de vários periódicos Nacionais. Atualmente Coordena o curso de Especialização em Metodologia do ensino Superior – CEMES.

MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é estatutária da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente em Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores do Programa Nacional de Educação Básica – PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. Coordenadora do Grupo de Estudo Currículo da Educação Básica (GPCEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

RAÍSSA OLIVEIRA EVERTON
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão e pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superior – Universidade Federal do Maranhão e em Gestão Universitária – Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Ensino Superior; Currículo; Gestão; entre outros.

VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Possui Doutorado (2011) e Mestrado em Educação (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Marília-SP e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão. Vice Coordenadora e Professora Permanente do PPGEEB – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica/Mestrado Profissional/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – GruPELPAI. Tem experiência na área de Educação, com docência, direção e coordenação pedagógica na educação básica, além de docência, coordenação de curso e de programa de formação de professores para a educação básica no ensino superior, atuando nas Licenciaturas e no curso de Pedagogia, nas seguintes áreas: formação de professor, currículo, alfabetização, metodologia do ensino da matemática, de ciências e de língua portuguesa, pesquisa educacional, estágios e educação de jovens e adultos. Pesquisas na área de formação de professores alfabetizadores e ensino de língua materna.

WALTER RODRIGUES MARQUES
Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (2016) e, Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (Licenciatura) pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão (2012). Graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras com habilitação em Formação de Psicólogo (2015). Bolsista PIBID/UEMA 2014/2015 – Supervisor. Graduando em Ciências Sociais pela UFMA. Bolsista Voluntário de Iniciação Científica PIBIC/UFMA (2016-2017). Professor de Arte na rede estadual de ensino do Maranhão. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED); da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Membro da Associação Maranhense de Arte-Educadores (AMAE). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa Arte, Cultura e Educação (GEPACE-UFMA). SEDUC-MA (Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.