Autores: Wellington Ricardo Fioruci - Rodolfo Fiorucci
"Sem lugar a dúvidas, a disciplina histórica é filão inesgotável para a invenção poética, instituindo-se como uma plataforma de signos sobre a qual a narrativa literária engendra seus vastos mundos. Por outro lado, é indiscutível que as criações ficcionais também servem como testemunhos de épocas para a interpretação histórica e que, entre os dois universos, cada qual orientado por suas próprias leis, impõem-se canais de negociação que se abrem ao estabelecimento de múltiplos sentidos.
Portanto, história e ficção se articulam como campos discursivos solidários, que narram a experiência humana com imaginação, reflexão e pleno exercício da linguagem. Ambas perfazem protocolos de reciprocidade e cooperação, embora se distingam como formações autônomas e dotadas de possibilidades específicas, como constructo predominantemente artístico, em se tratando do discurso ficcional, ou como constructo científico, em se tratando do histórico."
Heloísa Costa Milton
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-456-0
DOI: 10.24824/978858042456.0
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Rodolfo Fiorucci
Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás; Mestre e graduado em História pela UNESP/Assis. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR/Jacarezinho. Pesquisador do Grupo Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas-CNPq. Membro do GEINT (Grupo de Estudos do Integralismo). Tem experiência na área de docência e pesquisa em História, com ênfase em História da imprensa no Brasil no século XX.
Pedro Francisco Cataneli
Formado em História pela UNESP-Assis e tem mestrado em História Social pela UEL-Londrina. Atualmente é professor do ensino médio na ETEC Augusto Tortolero Araújo (Paraguaçu Paulista) e na rede particular de ensino.
Flavio Pereira
Licenciado em Letras Português/Espanhol e Mestre em Letras (Literatura e Vida Social) pela UNESP-Assis. Magíster en Filología Hispánica pelo CSIC-Madrid, Espanha. Doutorando em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) pela USP. Professor Assistente de Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e Cultura Hispânica da UNIOESTE-Foz do Iguaçu. Temas habituais de pesquisa: relações entre literatura, história e memória no âmbito ibérico e ibero-americano e relações entre narrativa literária e narrativa audiovisual.
Sandra Rodart Araújo
Professora Assistente do Curso de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás na Unidade de Jussara. Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Tem experiência nos temas: golpe militar, linguagens, política, história, cena, teatro e recepção. Atua nas temáticas: Ensino de História, Didática da História, Estágios Supervisionados em História e Teoria e Metodologia da História.
Jacques Elias de Carvalho
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). É colaborador do NEHAC (Núcleo de Estudos em História Social da Arte) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia e fundador do Centro de Documentação do Curso de História da FAVA. Atualmente é professor efetivo de História do IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Gilson Vedoin
Possui graduação em Letras (2001), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2002), e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é Professor Assistente do quadro efetivo da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e História, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção e história, ficção pós-64, narrativa contemporânea, artes e mídias.
Wellington Ricardo Fioruci
Possui graduação (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis) na área de Literatura Comparada. Atualmente é professor no curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-modernismo, literatura comparada, teoria literária e literatura hispano-americana.
Gisele Giandoni Wolkoff
Autora de Poem-ando Além Fronteiras: dez poetas contemporâneas irlandesas e portuguesas// Poem-ing Beyond Borders: ten contemporary Irish and Portuguese women poets (Coimbra: Palimage, 2011) e tem escrito sobre literaturas irlandesa e comparada. Seus focos de interesse têm a ver com Poesia, Contemporaneidade, Feminismos e Tradução. É professora do curso de Letras da UTFPR em Pato Branco e colaboradora em antologias literárias de Poesia.