Capa do livro: FRONTEIRA PLURAL: <br>tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso <br> Coleção NUMDI - Relações Étnico-Raciais e de Fronteira <br>Volume 1

FRONTEIRA PLURAL:
tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso
Coleção NUMDI - Relações Étnico-Raciais e de Fronteira
Volume 1

Autores: Emãnuel Luiz Souza e Silva - Maristela Abadia Guimarães - Samira dos Santos Ramos (Orgs.)

Fronteira Plural: tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso, mais do que demarcar limites, convoca a pensar intersecções, áreas limítrofes e abismos da educação para as relações étnico-raciais na sociedade contemporânea e deságua na luta ininterrupta por políticas públicas inclusivas.
A unidade desta obra herda e pulsa décadas de tradição de pesquisadores brasileiros que têm lutado contra o silenciamento acadêmico e cultural ao apresentar estudos em áreas que dialogam multidisciplinarmente, respondendo séculos de uma ilusória democracia racial que promoveu e justificou que a episteme e a representação destes grupos subrepresentados fossem continuamente aniquiladas, assim como os corpos a quem pertenciam.  

A obra que ora tem em mãos marca os dez anos de resistência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte – NUMDI, vinculado ao IFMT, e nesta primeira edição compila, amplia e dá visibilidade às pesquisas decorrentes do Núcleo, bem como convida a conhecer trabalhos desenvolvidos por estudiosos aliados ao debate étnico-racial e à reflexão antirracista em todo o Brasil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-635-4
ISBN DIGITAL:978-65-5868-631-6
DOI: 10.24824/978655868635.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FRONTEIRA PLURAL: <br>tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso <br> Coleção NUMDI - Relações Étnico-Raciais e de Fronteira <br>Volume 1
ADILSON VAGNER DE OLIVEIRA
Docente do Instituto Federal de Mato Grosso — Campus Avançado Tangará da Serra. Mestre em Estudos Literários pela Unemat e Doutor em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIC) e coordena desde 2017 o Grupo de Pesquisa “Literaturas Africanas: história, política e sociedade”.

ADRIELE ANDRADE PRÉCOMA
Assessora jurídica na Opan; Mestra em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC/PR. Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional; Bacharela em Direito pela PUC/PR. Integra o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica e o Centro de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental (CEPEDIS).

ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira (Numdi) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera/UFPA). Pedagoga do IFMT Campus Pontes e Lacerda.

CARLA DE FÁTIMA CORDEIRO
Doutora em Sociologia pela Unicamp. Professora de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) — Campus Campo Novo do Parecis.

CÉLIA FERREIRA DE SOUSA
Mestra em Letras. Especialista em Letras; Tecnologias Educacionais e Coordenação Pedagógica. Graduada em Letras/Literaturas; e, Letras/Espanhol. Professora efetiva de Português/Espanhol no IFMT Campus Confresa. Interessa por temas da EJA; TICs, Diversidades; Relações étnico-raciais e outras que visem aquisição de uma educação emancipadora, com qualidade e responsabilidade social.

CLAUDIO AURELIO LEAL DIAS FILHO
Professor de arte no IFMT Campus Cuiabá. Bacharel em Comunicação Social/ Rádio TV e licenciado em Música. Fez o mestrado e é doutorando no programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea todos os cursos foram feitos na UFMT.

DEJENANA KEILA OLIVEIRA CAMPOS
Graduada em Ciências Contábeis. Especialista em Contabilidade Empresarial. Mestra em Ciência Política. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso — Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira (NUMDI-IFMT).

DERONI DE FÁTIMA LEITE MENDES
Compõe a Coordenação do ICV onde coordena o Programa Direitos Socioambientais, atuando no Fortalecimento institucional político e administrativo das organizações indígenas. Mestranda em resolução e mediação de conflitos pela Universidad Europea del Atlántico e Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Unemat.

ELISÂNGELA DE SOUZA
Professora de Matemática do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE/IBGE). Especialista em Novas Tecnologias em Educação Matemática. Graduada em Matemática. Participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte — NUMDI/IFMT. Tem experiência na área de Educação, temas: Prova Brasil, Matemática, desigualdades raciais, avaliação do ensino e educação superior.

EMÃNUEL LUIZ SOUZA E SILVA
Possui Doutorado em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense — UFF (2018). É pesquisador do Grupo de Pesquisa História da América Portuguesa; Membro associado da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) e membro do NUMDI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Sorriso. Atua principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia; Inquisição; Degredo às galés; História e cultura Afro-brasileira; Ensino de História.

FABIANA POMIN
Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte (Universidade da Coruña, 2011), especialista em Exercício e Qualidade de Vida (Universidade Federal do Paraná — UFPR, 2002) e graduada em Educação Física (UFPR, 2000). Professora do Instituto Federal do Mato Grosso, campus Primavera do Leste.

FERNANDA SILVA
Docente de Sociologia no IFMT, Campus Alta Floresta. Doutoranda em Antropologia pela Ufam. Mestra em Ciências Sociais pela Unifesp e Graduada em Ciências Sociais pela Unesp. Integra o Numdi-Neabi (IFMT) e atua com as temáticas: Direitos Humanos e Violações de Direitos Indígenas; Território e Meio-Ambiente; Antropologia Política e do Estado e Etnologia Indígena.

FLÁVIA CAROLINA DA SILVA
Doutoranda em Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social pela UFPR; Mestra em Políticas Educacionais (UFPR, 2016) e graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2014) com graduação sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, Portugal.

GIOVANA ROSANGELA FERREIRA MENDES
Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá, especialização em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos — UFSCar. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

GLAUCIA MARA DE BARROS
Graduada em Direito. Especialista em Docência do Ensino Superior. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira — NUMDI/IFMT. Professora do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso.

JOELIAS SILVA PINTO JUNIOR.
Professor e Gestor Institucional do Programa Teresa de Benguela, no IFMT. É Mestre em Computação pela UFF (2019), Especialista em Novas Tecnologias para Educação (2018) e Bacharel em Informática pelo IFG (2010). Desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de Computação Aplicada e Educação Empreendedora.

JÚLIA RODRIGUES NUNES CAFÉ
Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins. Especialista em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica: ênfase em educação especial e inclusiva pela Faculdade Montenegro. Professora Efetiva da Rede Estadual de Mato Grosso.

KARLA SESSIN DILASCIO
Diretora executiva e cofundadora do Instituto Fronteiras. Doutoranda e Mestra em Ciências Ambientais pelo PROCAM-USP e Graduada em Ciências Biológicas pela USP. Desenvolve trabalhos entre fronteiras epistemológicas com foco na construção de soluções para problemas socioambientais complexos, especialmente na Amazônia.

KEILA MICHELLY CANHINA SACHIMBOMBO
Professora de Educação Física no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Mestra em Ciências da Motricidade (UNESP). Especialista em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (UNICAMP). Licenciada e Bacharela em Educação Física pela Escola Superior de Cruzeiro (ESC-ESEFIC).

KELI CORREA DA SILVA
Estudante do curso técnico em Agroindústria no IFMT — Campus Confresa. Tem interesse por assuntos voltados para os recursos e possibilidades da fotografia usando o celular e também para artes cênicas e jogos teatrais. É bolsista voluntária e integrante do grupo de teatro “Artes e Culturas Afro e Indígenas” do IFMT campus Confresa.

LEYDIANE VITÓRIA SALES
Mestre em Educação — UFMT. Professora da Rede Municipal de Educação e da Rede Estadual de Educação — Cuiabá-MT.

LUCAS SANTOS CAFÉ
Graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Cursa Doutorado em História pela UFMT. Professor EBTT de História do Instituto Federal de Mato Grosso — Campus Primavera do Leste.

MANUELA ARRUDA DOS SANTOS NUNES DA SILVA
Licenciada e Mestra em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira pelo NEPRE/UFMT. É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso.

MARILANE ALVES COSTA
Pedagoga, mestre em educação e especialista em administração da educação pública. Professora do IFMT desde 2008, foi Diretora de Graduação entre 2013 a 2016 e 2017 a 2020, Pró-Reitora de Ensino em 2016/2017. Atualmente está lotada no Centro de Referência de Educação a Distância/CREaD. É autora do livro A pequena burguesia negra — um estudo sobre a formação de sua consciência política.

MARISTELA ABADIA GUIMARÃES
Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação-LêTECE. Membro filiado à Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN). Fundadora e Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira — NUMDI/IFMT. Professora do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso.

RUI OGAWA
Professor de Informática e coordenador do Curso Técnico em Alimentos no IFMT. É Mestre em Informática pela UFPR (2017), Especialista em Docência no Ensino Superior pela UNEMAT (2012) e Tecnólogo em Administração de Redes de Computadores pela UNIC (2007). Pesquisa sobre ensino de algoritmos e é entusiasta da Cultura Maker.

SAMIRA DOS SANTOS RAMOS
Mestra em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP). É docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Pesquisadora na área de Literatura Infantil e Sociedade.

SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS
Doutor em Educação — UFES. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.

SIMONE ATHAYDE
Professora Associada do Departamento de Estudos Globais e Socioculturais e do Centro de Estudos Latinoamericanos e Caribenhos da Universidade Internacional da Flórida (EUA); Doutora em Ecologia Interdisciplinar pela Universidade da Flórida; Mestre em Etnobotânica pela Universidade de Kent, no Reino Unido; Mestre em Botânica e Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR; É uma das Coordenadoras da Rede Internacional de Pesquisa em Barragens Amazônicas, e autora do Painel Científico para a Amazônia.

TALMO AQUILES LACERDA ARAÚJO
Técnico em Agropecuária pelo IFMT — Campus Confresa. Acadêmico de Teatro pela UFT-Palmas. Foi bolsista do grupo de teatro e do grupo de dança do IFMT — Campus Confresa. É voluntário ativista do EngajaMundo. Amante de todas as linguagens envolvidas às artes.

TANIA PACIFICO
Mestre em Educação pela UFPR, pedagoga da rede estadual do Paraná, formada pela UEM. Trabalhou no Departamento de Diversidade na SEED, no GT — Clóvis Moura, com as Comunidades Remanescentes de Quilombo, e na Secretaria do Combate ao Racismo e da Promoção da Igualdade Racial do Núcleo Sindical da Área Sul/ APP/ Sindicato.

TATIANE DE OLIVEIRA
Professora do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá /Octayde Jorge da Silva, na área de Secretariado Executivo. Mestra em Educação (UFMT). Doutoranda em Estudos de Linguagem (UFMT). Realiza estudos referentes às relações raciais: iden¬tidades negras e brancas, principalmente no contexto das ações afirmativas, além de estudos na área de secretariado e gestão.

WILLIAN SILVA DE PAULA
Mestre em Educação. Licenciado em Letras/Inglês.  Presidente e Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte — NUMDI/IFMT. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso — IFMT.

WILMA DE NAZARÉ BAÍA COELHO
Doutora em Educação pela UFRN. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera/UFPA). Professora Associada da UFPA e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNP-Nível 2.