Capa do livro: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRANSGRIDEM: <br>contribuições para a formação do professor pedagogo

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRANSGRIDEM:
contribuições para a formação do professor pedagogo

Autores: Diego Paiva Bahls - Marcio José de Lima Winchuar - Maria Josélia Zanlorenzi (Orgs.)

A formação inicial e continuada de professores pedagogos é um tema que tem se destacado nos últimos anos, a partir de diversas perspectivas teóricas, tendo em vista questões de ordem cultural, social, política e econômica que atravessam esse processo. Diante dessa realidade, discussões relacionadas à articulação entre teoria e prática de ensino vêm ocupando espaço em meio à complexidade que abrange as práticas de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º anos. Nesse contexto, o livro busca contribuir com a formação inicial de pedagogos a partir de propostas reflexivas nas diferentes áreas de atuação do professor, orientando ações e atividades que ultrapassem a sala de aula e coloquem o educando em situações reais de aprendizagem, despertando em si a compreensão e a importância de sua relação com o mundo natural e social. Nessa conjuntura, a obra busca colocar à disposição, um conjunto de possibilidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, a partir de uma perspectiva emancipadora, ou seja, articulada aos processos de reflexão em cada um dos componentes curriculares, visando a formação de sujeitos críticos, articulando escola, vida e sociedade de uma forma ampla.

Impresso
de R$ 73,16 por
R$ 56,28
Digital
de R$ 64,68 por
R$ 42,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0075-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-0076-0
DOI: 10.24824/978652510075.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRANSGRIDEM: <br>contribuições para a formação do professor pedagogo
ALINE ALVES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM); Licenciada em Ciências (UEM) e Pedagogia (Uninter). Atualmente é professora colaboradora do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

ANA PAULA GONZATTO
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia – Unicentro/ Deped/G. Pedagoga da Rede Municipal de ensino de Laranjeiras do Sul/ Paraná.

DAIANE SOLANGE STOEBERL DA CUNHA
Doutora em Música pelo Instituto de Artes da Unesp/SP (2020) com tese intitulada “A integração das Artes na formação docente para a Educação Básica no Brasil e na Espanha”. Realizou Estágio Doutoral na Universidad Autónoma de Madrid (2019). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003) e especialista em Música Eletroacústica com ênfase em Composição pela Unespar – FAP. Docente da Licenciatura em Arte da Unicentro.

DENIS HENRIQUE FIUZA
Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante dos Laboratórios: Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA) e Estudos de História da África (LEHAf).

DIEGO PAIVA BAHLS (ORG.)
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR) na linha de pesquisa: Educação – diversidade, desigualdade e diferença social. Durante o mestrado foi pesquisador bolsista do GILDA – Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (UFPR/CNPq). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Gestão escolar.

EDILSON FERREIRA BUCKER
Graduado em Pedagogia pela Unicentro-PR. Pós-graduado em Docência em História pela Facibra e estudante de História pela FAEL.

ELIAN CRISTIAN GRENZEL
Graduação em Educação Física pela Faculdade de Guairacá (2013) e em Pedagogia pelo Centro Universitário – Uninter (2018). Especialização em Atendimento as Necessidades Especiais e em Educação Especial: Área da Deficiência Intelectual/ Mental e Deficiência Múltipla pela Univale (2014). Especialização em Educação Física escolar pela Faculdade São Braz (2015). Atualmente é professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Campina do Simão-PR.

FELIPE RODRIGO CALDAS
Mestre em Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ProfArtes – Udesc) na linha de Abordagens teórico-metodológicas das práticas docente. Atua como professor de Arte na Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Paraná e docente no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. É membro do Grupo de Pesquisa em Artes – Unicentro e do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens – Artei – UEM.

LEPINSKI DE DEUS
Licenciada em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

GRAZIELLA MEDEIROS GUADAGNINI
Artista Visual, Fotógrafa e Docente. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Pós-Graduada em Fotografia pela Universidade de Araraquara. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (FAV – UFG). Atualmente é docente na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e na Faculdade Guarapuava. Integrante do GIEDH – Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação. Integrante do Getec – Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura e é Coordenadora Pedagógica e Pesquisadora do Lecet – Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia.

JAMILE SANTINELLO
Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestra em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Bacharel em Direito (2014-2018). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (Unopar/PR-1995-1997). Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro, no Departamento de Pedagogia, e Mestrado em Educação.

JAQUELINE PEDROSO
Licenciada em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava-PR.

MARCIANE MARIA MENDES
Doutora (2017) e Mestra (2009) em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Educação Física – UFPR (1999) e Pedagogia (2012). Foi professora da Rede Estadual da Educação do Paraná, de 2003 a 2013. É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Laranjeiras do Sul – PR. Membro do coletivo da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo.

MARCIO JOSÉ DE LIMA WINCHUAR (ORG.)
Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atualmente é professor colaborador do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Integrante do laboratório de Educação do Campo e Indígena (Laeci) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo – Movecampo.

MARIA JOSÉLIA ZANLORENZI (ORG.)
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus de Irati (2009). Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro, Campus Guarapuava-PR. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2013). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCT – Unesp – Campus de Presidente Prudente-SP. Atualmente é professora no departamento de Pedagogia da Unicentro-PR.

MICHEL CORCI BATISTA
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Campo Mourão.

PALMIRA SEVEGNANI
Doutorado em Educação Física na linha de pesquisa de Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Federal do Paraná (2017). Mestrado em Educação na linha de pesquisa de Currículo e Planejamento pela Universidade Federal do Paraná (2001). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (1985). Professora Universidade Federal do Paraná – UFPR Setor Litoral.

PATRÍCIA DOS SANTOS
Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Professora da Rede Estadual de Educação Básica do estado do Paraná.

POLONIA ALTOÉ FUSINATO
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Física – UEM (1988) mestrado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995).

RODRIGO DOS SANTOS
Graduado em História e Sociologia. Especialista em Educação do Campo e Docência do Ensino Superior. Mestre em História. Doutor em História pela UEM. Atualmente é Docente DEHIS/Unicentro/G e participa do Laboratório de Educação do Campo e Indígena da Unicentro (Laeci). Atua nos temas: Educação do Campo, Imigração do segundo pós-guerra e Patrimônio Cultural.

SABRINA PLÁ SANDINI
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Especialista em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Santa Amélia – Secal. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (Pofors-PUCPR) e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil (Gepedin). Tem experiência em diferentes níveis de ensino e, atualmente é professora colaboradora do curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro/Paraná.

SANDRO RODRIGUES
Possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras-União da Vitória e mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

SAULO RODRIGUES DE CARVALHO
Professor do Deped da Unicentro. Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Campus de Araraquara. Mestre em Educação Escolar pela mesma universidade. É formado em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2005) – Unesp, Campus de Bauru.

VALDIRENE MANDUCA DE MORAES
Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Professora no Departamento de Pedagogia da Unicentro/PR, atua na graduação e pós-graduação. Desenvolve Pesquisas e extensão sobre: Educação do Campo, Formação docente, Gestão e Políticas Educacionais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Movecampo/Unicentro e Nupecamp / UTP. Integrante do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (Laeci).

VANTIELEN DA SILVA SILVA
Doutora em Educação. Professora do Colegiado de Química do Instituto Federal do Paraná, IFPR, Campus Irati-PR. Professora colaboradora no Curso de Pedagogia, Unicentro, Guarapuava. Pesquisadora nas temáticas a Formação de professores, o ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

WESLLEY KOZLIK SILVA
Doutorando em educação na UFPR, mestre em educação pela Unicentro, especialista em Atendimento Educacional Especializado e graduado em psicologia pelo Centro Universitário Uniguairacá. Atualmente é docente do departamento de psicologia do Centro Universitário Uniguairacá.