Capa do livro: INCIDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR<br><br> Coleção Políticas Públicas na educação básica:<br> contextos e efeitos Volume - 02

INCIDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR

Coleção Políticas Públicas na educação básica:
contextos e efeitos Volume - 02

Autores: Maria Eliza Rosa Gama - Luciana Bagolin Zambon - Eduardo Adolfo Terrazzan (Orgs.)

Esta coletânea é o resultado dos esforços coletivos empreendidos pelos membros do projeto de pesquisa “Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil” (IEPAM), que atuaram de forma colaborativa com o interesse comum de investigar temáticas de pesquisa focalizando políticas de avaliação em larga escala, mais especificamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto IEPAM, do Programa Observatório da Educação da CAPES, foi desenvolvido articulando ações de grupos de pesquisa vinculados às instituições Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e buscava compreender como as políticas educacionais incidem em escolas de educação básica e que implicações trazem para o trabalho escolar. Nesta coletânea, apresentamos sete pesquisas realizadas em diferentes contextos e realidades com interesse de contribuir com a discussão acerca das políticas de avaliação em larga escala. A partir de diferentes perspectivas, os autores apontam importantes elementos para compreensões sobre os impactos, efeitos e repercussões do SAEB e do ENEM nas escolas, que podem colaborar com novas pesquisas acerca do tema.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-457-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-454-1
DOI: 10.24824/978655868457.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INCIDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR<br><br> Coleção Políticas Públicas na educação básica:<br> contextos e efeitos Volume - 02
ADRIENE BOLZAN DUARTE ANTUNES
É doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares - OPE. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela mesma universidade. Atua na pesquisa e extensão universitária principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, avaliação em larga escala, cultura organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente.

EDILMA MOTA RODRIGUES SAMPAIO
É mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco e possui especialização em Gestão Educacional Interativa pela Universidade Católica Dom Bosco.

LENY RODRIGUES MARTINS TEIXEIRA
É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1983) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Católica Dom Bosco e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Formação de Professores. Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem escolar, aprendizagem de conceitos matemáticos, ensino e aprendizagem e formação de professores.

MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES
É Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino fundamental, avaliação em matemática, formação continuada de professores e formação do professor.

NICOLE GLOCK MACENO
É Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Modelo (2010), Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM/ UFPR - PR) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é Professora Assistente de Ensino de Química na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ CCT- Joinville - SC). Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação da aprendizagem, Avaliação em larga-escala, Avaliação multimodal, Avaliação e Linguagem, Avaliação em interações discursivas, Multimodalidade, Políticas públicas educacionais, Estágio Curricular Supervisionado, ENEM, PIBID.

RENICE RIBEIRO LOPES
É doutoranda no programa de Educação na UNESP- de Rio Claro. Mestre em Educação pela UCDB de Campo Grande - MS. (2012). Linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente. Bolsista do Projeto Observatório da Educação, financiado pela CAPES/INEP/SECAD. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela FIFS. (1989) Graduação em Letras pela Universidade Paranaense-UNIPAR (1985). Graduada em Pedagogia -Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV.(1999) Possui experiência em Língua Portuguesa e Educação. Atuou como professora do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa por mais de 10 anos na escola estadual Presidente Médici de Naviraí-MS e no Ensino Superior ministrou aulas na área de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Faculdades Integradas de Naviraí. (FINAV) e na área de educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

TÂNIA REGINA DOS SANTOS GODOY CORRÊA
É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Costa Rica (2005) e graduação em Letras pela Faculdade De Educação de Costa Rica (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente leciona nas séries iniciais da rede municipal de ensino de Costa Rica - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

WALDEREZ SOARES MELÃO
É doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012), no Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2004), com dissertação na linha de Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente em Educação Matemática. Tem experiência na análise pedagógica, edição de conteúdo e coordenação de produção de livros e materiais didáticos. É coautora de livros didáticos de matemática aprovados em programas nacionais e regionais do livro didático. Atua tanto na formação de professores, lecionando disciplinas de conteúdo específico e disciplinas didático-pedagógicas, quanto na educação básica.