Capa do livro: POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO:<br> contradições, desafios e possibilidades <br><br>Coleção Políticas Públicas na educação básica:<br> contextos e efeitos - Volume 01

POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO:
contradições, desafios e possibilidades

Coleção Políticas Públicas na educação básica:
contextos e efeitos - Volume 01

Autores: Luciana Bagolin Zambon - Maria Eliza Rosa Gama - Eduardo Adolfo Terrazzan (Orgs.)

Esta coletânea é o resultado dos esforços coletivos empreendidos pelos membros do projeto de pesquisa “Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil” (IEPAM), que atuaram de forma colaborativa com o interesse comum de investigar temáticas de pesquisa focalizando políticas e propostas de reestruturação curricular do Ensino Médio, especialmente a proposta do Ensino Médio Politécnico, da Secretaria de Educação (2011-2014) do Rio Grande do Sul, e o Programa Ensino Médio Inovador, do governo federal. Se somam aos trabalhos realizados nesse âmbito, estudos mais recentes, que foram produzidos em decorrência, ou a partir de interesses novos que surgiram das pesquisas produzidas no projeto IEPAM, todas pautadas pela temática do Ensino Médio.
Os autores dos textos desta coletânea relatam pesquisas desenvolvidas com interesses diferentes e em contextos variados, com uma preocupação comum em torno da compreensão dos impactos e efeitos das políticas nas práticas do Ensino Médio. A partir de diferentes olhares e perspectivas, cada texto aponta importantes elementos para compreensões sobre organização escolar e práticas no ensino médio, que podem contribuir com novas pesquisas acerca do tema.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-787-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-786-3
DOI: 10.24824/978655868787.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO:<br> contradições, desafios e possibilidades <br><br>Coleção Políticas Públicas na educação básica:<br> contextos e efeitos - Volume 01
EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e estudos de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001-2002). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria/RS, instituição na qual atua como: (1) Responsável pelo Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura; (2) docente nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Pedagogia; (3) docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional; (4) docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua também como: (1) docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Câmpus Bauru/SP; (2) como docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência como pesquisador em Educação, com ênfase em Formação de Professores e em Educação em Ciências/Física, atuando principalmente nas seguintes temáticas: (1) Inovações Educacionais e Práticas Escolares; (2) Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; (3) Organização Curricular, Conteúdos de Ensino e Resolução de Problemas; (4) Gestão e Desenvolvimento Institucional de Unidades Escolares; (5) Incidência de Políticas Educacionais nas Redes Públicas Escolares. Desenvolveu e desenvolve projetos de Pesquisa e de Extensão apoiados com financiamento de Agências de Fomento (CNPq, CAPES, FAPERGS) desde 1995 É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1995 até o presente momento. Atua como coordenador-líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores.

FERNANDA KERBER
É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015) e Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente, é professora na Prefeitura Municipal de Arroio do Meio (20h) e na Prefeitura Municipal de Teutônia (25h).

KAUANA MARTINS BONFADA PERINI
É mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 2019. Licenciada em Letras Habilitação Português e suas Respectivas Literaturas em Língua Portuguesa pela UFSM - 2016. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental da 36º Coordenadoria Regional de Educação/RS. É integrante do Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC/CE/UFSM) e do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC - Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. Tem suas produções voltadas para os campos da Educação. Como principais temas de interesse podem ser destacados Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Prática Docente, Trabalho Docente, Ensino Médio, Aprendizagem Escolar, Estratégias de Aprendizagem e Metodologia da Pesquisa.

LIANE NAIR MUCH
É estudante do curso de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM), sob orientação do Prof. Dr. Eduardo A. Terrazzan. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC (Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores), Grupo coordenado pelo professor Eduardo Adolfo Terrazzan. É professora da Rede Escolar Pública Estadual/RS. Possui formação em Magistério/Habilitação Séries Iniciais (1999); Licenciatura em Geografia pela Universidade da Região da Campanha (2004); Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2008); Especialização em Gestão Escolar, pela Universidade Cidade de São Paulo/UNICID (2011); e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (2017).Tem suas produções voltadas para os campos da Educação Escolar e Formação de Professores. Os principais temas de interesse e pesquisa são: Necessidades Formativas, Práticas docentes, Educação Escolar; Formação Continuada de Professores, BNCC, Protagonismo juvenil, Currículo escolar e Ensino Médio.

LUCIANA BAGOLIN ZAMBON
É doutora em Educação pela UFSM, mestre em Educação pela UFSM e Licenciada em Física pela UFSM. Atualmente, é professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM, professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Escola; Ensino Médio; Currículo, recursos e materiais didáticos na Educação em Ciências; Livros Didáticos e Programa Nacional do Livro Didático. É líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente”.

LUCIMARA DE CASTRO BUENO
É mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Tutora do curso de Pedagogia EAD UFSM, Professora Titular (20 h) de Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Rede Municipal da educação pública e Professora Titular (20 h) de Língua Portuguesa e Espanhola na Secretaria Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. É integrante do grupo de pesquisa: Políticas educacionais, Escola e Trabalho Docente (UFSM). Possui Graduação em Letras/Espanhol e Respectivas Literaturas (2008) e Pós Graduação em Língua Espanhola e Cultura Hispânica, ambas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialização em Mídias na Educação (UFPEL); Especialização em Gestão Educacional (UFSM).

MARIA ELIZA ROSA GAMA
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária com os Sistemas de Ensino e Unidades Escolares na organização dos processos de gestão. Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores.

ORLINEY MACIEL GUIMARÃES
É doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Professora Titular da Universidade Federal do Paraná (1992-2019). Foi Coordenadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI (2018-2019), coordenadora do Curso de Química da UFPR de 2014-2017, Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (2010-2011) onde atuou de 2010 a 2016 orientando 13 dissertações de mestrado. Coordenou o Núcleo de Educação em Química da UFPR de 2000-2019, foi Tutora do Grupo PET-Química de 2008-2014. Atualmente é credenciada como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Atua na área de Educação em Ciências com interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Educação Inclusiva. Experimentação no Ensino de Ciências, Produção de Material Didático.

VIVIANE MARIA RAUTH
É mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2015). Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdades Integradas Espírita (2008). Tem como linha de Pesquisa as Políticas Curriculares em Educação em Ciências, interessando-se por temas como Ensino Médio e Políticas Educacionais, Políticas Curriculares e Inovações Educacionais na área de Ciências da Natureza. Atua como docente concursada na rede pública de ensino desde 2015.

WILLIAM NUNES
É professor de Sociologia com experiência no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, já tendo atuado no ensino Médio e no Ensino Superior. É graduado em Licenciatura em Sociologia (UFSM/2014) e Mestre em Ciências Sociais (UFSM/2017). Tem suas produções principalmente voltadas para os campos da Educação e das Ciências Sociais. Como principais temas de interesse podem ser destacados Docência, Divisão Sexual do Trabalho, Mulher Trabalhadora, Gênero, Escola, Ensino Médio e Jovens.