Capa do livro: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PNE (2014-2024): <br>Educação a distância, pós-graduação e inclusão<br> VOLUME 2

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PNE (2014-2024):
Educação a distância, pós-graduação e inclusão
VOLUME 2

Autores: João Ferreira de Oliveira - Alda Maria Duarte Araújo Castro (Orgs.)

O Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) possui 20 metas e um amplo conjunto de estratégias que indicam avanços consideráveis quanto à ampliação do acesso, permanência e qualidade da educação e, por essa razão, torna-se fundamental contribuir criticamente com seu monitoração e avaliação. Nessa direção, este livro analisa a contribuição da Educação a Distância para a expansão da educação superior, a avaliação acadêmica da oferta dos cursos presenciais e a distância, o cenário e os rumos da pós-graduação brasileira, considerando os movimentos de expansão e de internacionalização, e, por fim, examina as perspectivas políticas de inclusão dos mais pobres, da assistência estudantil e da inclusão das pessoas com necessidades especiais nas políticas de expansão da educação superior de modo a atingir as metas do Plano. A expectativa dos que realizam uma pesquisa e organizam um livro é de que se estabeleça um profundo diálogo acadêmico entre os pesquisadores e os interessados (estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, gestores do campo da educação superior, formuladores de políticas etc.), visando qualificar as ações públicas e acadêmicas em prol de ampliar o direito à educação superior de qualidade, bem como possibilitar novos questionamentos, debates e investigações.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0052-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-0050-0
DOI: 10.24824/978652510052.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PNE (2014-2024): <br>Educação a distância, pós-graduação e inclusão<br> VOLUME 2
ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Pós-Doutorado na Universidade do Algarve (2016), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e no Observatório da Educação PUCRS (2009). Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000) pela UFRN. Graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1990). Professora Associada da UNIR. Lotada Provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

CINTHIA BRENDA SIQUEIRA SANTIAGO
Mestranda em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG - 2020); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2019); Pós-Graduada em Educação Inclusiva com ênfase em Atendimento Educacional Especializado (AEE), pelo Instrituto Wallon Educacional de Goiás.

DANIELA DA COSTA BRITO PEREIRA LIMA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ e Pós-Doutora em Educação pela UFMT. Professora da UFG no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância - GEaD/UFG/CNPq.

GIRLIANY SANTIAGO SOARES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED-CE-UFRN (2018). Professora substituta na Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA nos cursos de pedagogia e licenciatura em computação e informática. Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

GISELE GOMES AVELAR BERNARDES
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás-UFG (2020), Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias - UEG (2015). Especialista em Psicanálise e Educação pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e Pós-Graduação em Gestão Escolar pela UFG. Graduada em História pela UEG (2001) e graduada em Pedagogia pela UEG (2008). É docente da UEG desde 2003.

JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989). Mestrado em Educação pela UFG (1994). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010 e 2016). É Professor Titular da UFG. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA ED - Educação.

JONATHAN ALVES MARTINS
Doutorando, Mestre em Educação e Bacharelando em Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010). Atualmente é bolsista Capes/PPGEd/UFRN e membro-pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).

KELLY CRISTINA DA SILVA RUAS
Licenciatura em Informática pela Universidade Estadual de Goiás (2006), especialização em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia do SENAC (2008) e mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2016). Professora no CEPAE/UFG.

LARISSA MARIA DA COSTA FERNANDES OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). É Coordenadora Pedagógica do Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

MARIA APARECIDA RODRIGUES DA FONSECA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Superior pela Uni-Evangélica; Metodologia do Ensino Fundamental e Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da Rede Municipal de Anápolis.

MARIANNA CARLA COSTA TAVARES
Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Educação, Políticas e Práxis Educativas. Possui vínculo de Professor Polivalente na Instituição de Ensino Open School Bilingue.

MARIA GORETTI CABRAL BARBALHO
Graduação em Pedagogia, Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na Graduação e na Pós-Graduação, na Linha de Pesquisa Educação.

RENATA RAMOS DA SILVA CARVALHO
Possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da UEG/Inhumas na área de planejamento, avaliação, política, financiamento e gestão educacional. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas.

RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES TEIXEIRA
Licenciado em Matemática e Pedagogia e Bacharel em Administração. Pós-Graduação lato sensu em Administração Escolar; Mestrado e Doutorado na área de Educação. Pós-Doutorado em Tecnologias de Investigação pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal; Pós-Doutorado em Tecnologias Assistivas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia da UFU; Pós-Doutorado em Mídias Interativas pelo Programa de Pós-Graduação em Culturas Contemporâneas da UFRJ; Pós-Doutorado em Educação Inclusiva - com foco em Educação e Saúde - pela Faculdade de Ciências Médicas - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unicamp. Professor associado da Faculdade de Educação da UFG.

SUELAYNNE LIMA DA PAZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Especialista em Orientação Educacional pela Fecipar, realizou Mestrado em Educação pela FE/UFG. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Atualmente está na coordenação do curso de Pedagogia em EaD da Universidade Estadual de Goiás (CEAR/UEG).

THAYS SANTOS SOUZA
Possui Graduação em Administração (2011), Especialização em Gestão Financeira e Controladoria (2013) e Mestrado Profissional em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente cursa Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É servidora técnica administrativa da Universidade Federal de Goiás.

VALÉRIA SOARES DE LIMA
Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional - UNICESP - Faculdade de Educação. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional - Centro de Graduação e Pesquisa. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiá
s - UFG. Pós-Graduada em: Psicopedagogia, Educação a Distância e Gestão Escolar. Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG).