Capa do livro: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PNE (2014-2024):<br> Expansão, avaliação, financiamento e formação <br>VOLUME 1

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PNE (2014-2024):
Expansão, avaliação, financiamento e formação
VOLUME 1

Autores: João Ferreira de Oliveira - Alda Maria Duarte Araújo Castro (Orgs.)

Este livro trata de temáticas importantes do campo da educação superior no âmbito do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), destacadamente as problemáticas que envolvem expansão, avaliação, financiamento e formação. As análises incluem reflexões sobre a conjuntura, contextos, políticas e indicadores de expansão da educação superior, com suas tensões, avanços, recuos e perspectivas, tanto para o setor público como para o setor privado. A pesquisa realizada objetivou analisar as políticas, indicadores, metas, estratégias e processos de expansão da educação superior, estabelecidas, sobretudo, a partir do PNE. Este livro se apresenta, pois, como um contributo ao esforço acadêmico de pensar a educação brasileira como política de Estado e de entender que cabe à sociedade civil organizada e aos pesquisadores, em geral, contribuírem com pesquisas, estudos e reflexões que visem avançar o direito à educação no país, incluindo o acesso, a permanência e a efetivação de uma educação superior de qualidade acadêmica e social.

Impresso
de R$ 62,24 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 35,91

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0053-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-0051-7
DOI: 10.24824/978652510053.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PNE (2014-2024):<br> Expansão, avaliação, financiamento e formação <br>VOLUME 1
ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ALINE FAGNER DE CARVALHO E COSTA
Cientista Social, mestre e doutora em educação, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em docência universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é docente efetivo da Universidade Federal do Tocantins - Arraias, TO.

ALLAN SOLANO SOUZA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Pedagogo, Especialista e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV da UERN, lotado na Faculdade de Educação-FE. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da UERN, desenvolvendo pesquisas na linha “Política e Gestão da Educação”.

ANTÔNIO CABRAL NETO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Titular do Centro de Educação da UFRN.

DIANA REGINA DOS SANTOS ALVES FERREIRA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2010). Especialista em Docência do Ensino Superior (2012). Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP (2014). Atualmente cursa Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG. É professora da Universidade Federal do Amapá, lotada no Departamento de Educação.

EMANUELLE LOURENÇO DO NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Atualmente é discente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989). Mestrado em Educação pela UFG (1994). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010 e 2016). É Professor Titular da UFG. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA ED - Educação.

LÚCIA MARIA DE ASSIS
Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG, 1984), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, (Unimep, 2001), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, (UFG, 2008) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP, 2014). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na graduação e na pós-graduação (PPGE).

MAIZE SOUSA VIRGOLINO DE ARAÚJO
Mestra em Administração, área de concentração em Gestão e Aprendizagens pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

MAGNA FRANÇA
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Distrito Federal (1973), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1998; 2001). Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

MARIA GORETTI CABRAL BARBALHO
Graduação em Pedagogia, Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na Graduação e na Pós-Graduação, na Linha de Pesquisa Educação.  

MARIA WANESSA DO NASCIMENTO BARBOSA FRANCO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Gestão e Política Educacional, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e Doutoranda do mesmo programa, pesquisando Internacionalização do Ensino Superior privado-mercantil.

NELSON CARDOSO AMARAL
Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é professor associado II, aposentado, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia; gestão; financiamento e avaliação institucional.

PEDRO ISAAC XIMENES LOPES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Possui, pela UFRN, bacharelado (2004) e licenciatura (2008) em Ciências Sociais, especialização em Gestão de Pessoas (2007) e mestrado em Ciências Sociais (2013). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFRN e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

RUTE REGIS DE OLIVEIRA DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2005), Mestrado e Doutorado m Educação pela UFRN (2010; 2015). Professora do Centro de Educação da UFRN, lotada no departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais da UFRN. Atualmente é diretora estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE/RN.

SUELY FERREIRA
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora em Educação pela UFG. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e demais licenciaturas.