Capa do livro: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS EDUCATIVAS NA PANDEMIA

REFLEXÕES E PERSPECTIVAS EDUCATIVAS NA PANDEMIA

Autores: Flávio Muniz Chaves - Tiago Bruno Areal Barra - Renata Tavares de Oliveira (Orgs.)

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, a sociedade precisou estabelecer o isolamento social para evitar a propagação do vírus, com isso, o modelo de educação básica do Brasil e do mundo passou a enfrentar um novo desafio, usar a tecnologia de forma intensiva para suprir a distância entre os indivíduos e encontrar metodologias ativas de ensino que promovessem o aprendizado do aluno. Para se repensa esse modelo de educação, necessitou-se ampliar o acesso à educação a distância, modalidade essa que era mais utilizada, principalmente, no ensino superior e técnico. Diante desse cenário, os grupos gestores escolares buscaram alternativas emergências para continuar suas atividades e ofertar um ensino de qualidade. Além das demandas de infraestrutura e conectividade, a implementação de novas modalidades de ensino de forma rápida inúmeros desafios foram surgindo, como o acesso universal de todos os alunos à internet, e o domínio das ferramentas tecnológicas por parte dos professores. E não somente isso, ainda há o estresse causado pelo isolamento e o distanciamento social durante a quarentena. Diariamente todos tinham que enfrentar a ansiedade e o medo, devido ao momento de incerteza, assim, gerando um enorme desafio para o ensino.

Impresso
de R$ 98,12 por
R$ 75,48
Digital
de R$ 98,12 por
R$ 68,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-932-4
ISBN DIGITAL:978-65-5868-933-1
DOI: 10.24824/978655868932.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REFLEXÕES E PERSPECTIVAS EDUCATIVAS NA PANDEMIA
ALANNA OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO
Doutora em Educação Brasileira (UFC), Mestre em Educação Brasileira (UFC) e Licenciada em Pedagogia (UFC). Professora EBTT do IFCE campus Horizonte.

ALINE DA SILVA SOUSA
Doutora e Mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFC. Graduada em Pedagogia pela UFC. Coordenadora acadêmica e Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Paiva Andrade.

FRANCISCO JAHANNES DOS SANTOS RODRIGUES
Doutor e Mestre em Educação Brasileira - UFC. Pedagogo formado na Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de Pedagogia da Uniateneu Centro Universitário.

LARISSA ROGÉRIO BEZERRA
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira (UFC), Licenciada em Artes Visuais (IFCE) e Graduada em Comunicação Social (Estácio/FIC). Bolsista Cnpq (Doutorado em Educação) e CAPES (Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior - PDSE).

AMANDA BAZILIO SOUSA CAVALCANTE
Pedagoga, Especialista em Docência no Ensino Superior e professora efetiva no município de Eusébio/CE.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutor, Mestre, Especialista e Pedagogo pela UFC. Docente no Ensino Superior pelo PARFOR. Já Lecionou nas seguintes instituições de ensino superior: Institutos Millenium e Dom José/UEVA e na Faculdade Plus.

ILANA MARIA DE OLIVEIRA MACIEL
Doutoranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional/Eixo Avaliação Institucional (UFC/FACED). Mestre em Administração e Controladoria (UFC/FEAAC). Graduada em Pedagoga (UFC/FACED).

DENIZE DE MELO SILVA
Mestra e Doutoranda em Educação Brasileira (UFC). Professora Assistente Nível I (FaC). Membro e Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC/CNPq).

IAGO HENRIQUE CARVALHO MARTINS
Graduando em Pedagogia (FACED/UFC). Membro e Colaborador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC/CNPq).

MARIA LUCIJANE GOMES DE OLIVEIRA
Mestra em Educação Brasileira (UFC). Membro e Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC/CNPq).

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Doutor em Educação Brasileira (UFC) e Pós-Doutor em Gestão (UFRN). Professor Associado (UFC). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC/CNPq).

EDVALDO COSTA RODRIGUES
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Licenciado em Pedagogia e História pela Faculdade Santa Fé. Atua nas seguintes áreas: currículo escolar, pesquisa educacional, ensino de história e educação à distância.

ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA
Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é formadora de professores da Prefeitura Municipal de Fortaleza e professora da educação básica.

ELIZIETE NASCIMENTO DE MENEZES
Mestra em Educação Brasileira – UFC, especialista em Alfabetização de Crianças - UECE, pedagoga pela UFC. Professora da educação básica na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Trabalha com formação de professores na Secretaria Municipal da Educação – SME.

FRANCISCA CAMILA CIRÍACO DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Cearense (2019).

JÉSSICA PEREIRA DA SILVA FARIAS
Possui graduação em Pedagogia pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO CEARA (2020). Tem experiência na área de Educação.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutora em Educação Brasileira (UFC), Mestre em Educação Brasileira (UFC), Especialista em Gestão Escola (Uni7), Pedagoga (UFC). Professora na Faculdade Cearense (FaC) e analista Pedagógica (Senac).

FRANCISCO EVANDO DELFINO MARREIRO
Graduado em Administração e Direito. MDA em Gestão de Pessoas e Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior.

FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE. Especialista em ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará e licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará.

DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UFC). Atualmente é professor na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) e no Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

GUSTAVO FREITAS CAVALCANTE
Licenciando em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Quixadá. Residente do Programa Residência Pedagógica – PRP.

BRUNO MIRANDA FREITAS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação em Biologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

DAYANA SILVA DE OLIVEIRA
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Quixadá nos cursos de licenciatura em Química e Geografia. Doutora em Educação - UFC, Mestre em Educação Brasileira – UFC e Graduada em Pedagogia - UFC.

JOHANNA PÉTURSDÓTTIR
Graduada em Comunicação pela Erasmushogeschool Brussel (EHB). Graduada em Cooperação Intercultural pela Universiteit College Leuven-Limburg (UCLL). Mestranda em Gênero pela Gothenburg University.

TIAGO BRUNO AREAL BARRA
Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

JOSAFA OLIVEIRA DE MENEZES
Graduando em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

RAIMUNDA CID TIMBÓ
Mestre em Educação Especial pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UVA), Formação em Psicanálise (SCOPSI).

JOSELINA DA SILVA
Professora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), participa como docente do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFC e é membro da Articulação Nacional de Educação Popular Em Saúde e do conselho consultivo do Instituto Terramar.  

ADRIANO FERREIRA DE PAULO
Doutorando e mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Bolsista Capes.

JOSILANE OLIVEIRA LOPES
Graduação em Pedagogia – UFC – e Especialista em Gestão Educacional - Universidade Estadual Vale do Acaraú (2020.2). Professora efetiva do município de Fortaleza.

ERBENIA MARIA GIRÃO RICARTE
Pedagoga, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação/UFC.  Bolsista CAPES e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no Ceará - GEPHEC.

JOSILANE OLIVEIRA LOPES
Especialista em Gestão Educacional pela UVA (2020.1); Graduação em Pedagogia pela UFC (2007).

MARIA GIRLANE NOBRE DE SOUZA
Mestranda em Saúde Coletiva FacNorte/IAMP; Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional – IDECC/UVA; Especialista em Neuropsicopedagogia REDE FUTURA/FAVENI; Pós graduada em Relações Humanas e Dinâmicas Grupais CDH/UVA; Especialista em Gerontologia Social, UECE, Graduação de Origem – Serviço Social – UECE.

EMANUEL RAMOS SALES
Doutorando em Psicologia; Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2011). Graduação em Sociologia pela Universidade de Fortaleza (2005).

MÁRCIA CRISTINA SIQUEIRA DE OLIVEIRA
Graduada em História, Especialista em Psicologia Institucional pela Universidade Vale do Acaraú respectivamente. Docente de Libras.

ELISÂNGELA BEZERRA MAGALHÃES
Doutora e mestre em educação pela UFC. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Avaliadora INEP, docente do Centro Universitário Maurício de Nassau.

MARIA VIVIANE DOS SANTOS
Pedagoga – Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Pedagógica na Escola Básica – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza.

CHARMENIA FREITAS DE SÁTIRO
Pedagoga – UECE. Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGED) da UFC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo Teoria Crítica, Filosofia e Educação, ambos da UFC.

SAMUEL BARBOSA DOS REIS
Técnico em química, atuei como bolsista do laboratório de química geral e inorgânica. Licenciatura em química (em andamento).

DAYANA SILVA DE OLIVEIRA
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Quixadá nos cursos de licenciatura em Química e Geografia. Doutora em Educação - UFC, Mestre em Educação Brasileira – UFC e Graduada em Pedagogia - UFC.

RENATA TAVARES DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação(UFC); Especialista em Neuropsicopedagogia(UCAM); Graduada em Pedagogia(UFC); Bolsista FUNCAP.