Capa do livro: LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> diferentes formas de ler o mundo <br> Volume 44

LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
diferentes formas de ler o mundo
Volume 44

Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Uirá de Siqueira Farias - Valdilene Aline Nogueira (Orgs.)

A Educação Física Escolar brasileira se consolidou na área de Linguagens no cotidiano escolar. Mesmo com o avanço das políticas educativas neoliberais e a consequente desvalorização de todos os conhecimentos que possibilitam a reflexão crítica dos estudantes da Educação Básica em solo brasileiro, os docentes desse componente curricular produziram muitas experiências político-pedagógicas que possibilitaram a ampliação da leitura de mundo dos discentes sobre os aspectos históricos, políticos, econômicos, sociais, biológicos e fisiológicos das práticas corporais nas últimas décadas. Todavia, o registro dessas reflexões e projetos educativos ainda não havia sido sistematizado na literatura da área. Foi nesse contexto que nasceu a ideia da publicação dessa obra. Na primeira parte do livro será possível apreciar ensaios que refletem sobre a Educação Física Escolar na área de Linguagens nas escolas brasileiras a partir de diferentes perspectivas teóricas. Em um segundo momento, os leitores e as leitoras poderão analisar aulas do componente curricular de professores e professoras espalhados em diferentes territórios desse país, mas que possuem em comum a organização de experiências educativas que possibilitam a problematização sobre os marcadores sociais que atravessam as danças, lutas, ginásticas, jogos, brincadeiras e esportes com as crianças, jovens, adolescentes e adultos que participam das aulas de Educação Física em todos os ciclos de escolarização.

Impresso
de R$ 71,88 por
R$ 62,28
Digital
de R$ 71,88 por
R$ 50,32

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-504-3
ISBN DIGITAL:978-65-5868-506-7
DOI: 10.24824/978655868504.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> diferentes formas de ler o mundo <br> Volume 44
AMANDA FONSECA SOARES FREITAS
Doutora em Educação pela PUC-Minas (2015). Mestre em Educação pela PUC-Minas (2008) e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar e formação de professores (GEEFE).

ARNALDO SIFUENTES PINHEIRO LEITÃO
Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente nos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sul de Minas Gerais, Câmpus-Muzambinho (IFSULDEMINAS). Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física. Cocoordenador do Grupos de Estudos de Professores e Professoras de Educação Física (GEPROFEF-IFSULDEMINAS). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) na FEF/Unicamp.

CAROLINA CRISTINA DOS SANTOS NOBREGA
Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura plena), Pós-Graduação em Gestão Pública e Extensão universitária em Docência no ensino superior pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2019) e professora de Educação Física na Educação Básica da rede municipal de São Paulo. Estuda e pesquisa: Educação Física Antirracista; Formação docente antirracista; Pensamento Feminista Negro.

CATHIA ALVES
Cathia Alves, doutora em Estudos do Lazer. Docente do IFSP – campus Salto. Integrante do grupo de pesquisa ORICOLÉ – UFMG / LIMC-IFSP e GECE-UA. Investigadora associada rede Otium.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

ELAINE PRODÓCIMO
Elaine Prodócimo, Professora Livre Docente da Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-doutorado na Universidade de Murcia – Espanha. Possui doutorado em Educação Física pela Unicamp (2002) e mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1994). É Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência e jogo. Coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Professora do curso de Graduação e de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; mestre e licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

FELIPE NUNES QUARESMA
Felipe Nunes Quaresma, Licenciado em Educação Física, professor efetivo da prefeitura de São Paulo, membro do Grupo de pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF – FEUSP)
?
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. Entre 2010 e 2018, foi editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE. Foi Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Espírito Santo (gestão 2010-2012). Atuou como vice-secretário entre 2012-2014. Foi Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, na gestão 2011-2013 e 2017-2019. Foi Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017). Pós-doutorado na Universidade de Strathclyde, em Glasgow/Escócia (2018-2019). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito-Santo (2020-2022).

FLÁVIO NUNES DOS SANTOS JÚNIOR
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor efetivo da rede municipal da cidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

GABRIEL DA COSTA SPOLAOR
Mestre e licenciado em Educação Física pela FEF/UNICAMP. Atualmente é professor de Educação Física na Educação Básica e coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), sub-grupo do GEPEC situado na FE/UNICAMP. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física Escolar, Brincar, Prática pedagógica e Constituição docente.

HENRIQUE OKAJIMA NAKAMOTO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2010), e especialista em Técnica Klauss Vianna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atuou como professor efetivo da Escola Estadual Prof. Carlos Francisco de Paula durante o ano de 2006. Atuou em curso de especialização EaD para professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, oferecido pela Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), na função de supervisor educacional on-line (2010-2012). Atuou como professor efetivo do curso de educação física do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí – SP (2011-2015). Atua como professor de Educação Física no Instituto Federal de São Paulo, Campus Hortolândia (2015-atual).

IZAÚ VERAS GOMES
Sonhador e professor da rede municipal de Belo Horizonte. Gosta de café, broa de fubá, queijo, quadrinhos e livros. É violonista amador, mas não sabe se ama mais a música ou a dança. Fez mestrado em educação e docência, ama mais um tanto de “trem” e acredita que tudo isso compõe seu trabalho docente, não necessariamente nessa ordem.

JESSICA FELIX NICACIO MARTINEZ
Mestrado em Educação Física (UFSC) e Doutorado em Ciências da Saúde (UFG). Professora EBTT do IFSP campus Itapetininga.

LIVIA ROBERTA DA SILVA VELLOSO
Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2008). Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (2019). Atuou como professora efetiva de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2011 – 2015), na rede municipal de Jacareí – SP (2011 – 2012) e na rede municipal de São José dos Campos – SP (2012-2016) no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente é professora de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

MARCELO ADOLFO DUQUE GOMES DA COSTA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado (2012) e doutorado (2020) pela mesma instituição. Membro do Laboratório de estudo em educação física (LESEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em: epistemologia da educação física e educação física escolar.
?
MARCELO VELLOSO HEEREN
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), Campus Catanduva. Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre em Biodinâmica do Movimento e Doutorado em Educação pela Unesp – Araraquara. Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão que viabilizem a implementação dos objetivos educacionais do Ensino Médio Integrado com temáticas que se relacionam com a área do exercício físico e saúde do adolescente, bem como em relação às ações educacionais vinculadas à Educação Básica e Profissional, bem ainda com destaque para a análise da Educação como direito humano, inerente ao contexto do IFSP.

MARCOS GARCIA NEIRA
Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Educação Física e Currículo e Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP, onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, supervisiona pesquisas de Pós-Doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARIA CELESTE ROCHA
Maria Celeste Rocha é formada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF – UFES). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES e desenvolve pesquisas sobre Educação Física escolar, infância, Educação Física na Educação Infantil.

MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES
Doutor e Mestre em Educação. Realizou estudos de pós-doutorado em Currículo. É licenciado em Educação Física. Desenvolve pesquisas sob o enfoque dos Estudos Culturais e Foucaultianos a respeito da inter-relação currículo, identidade e práticas corporais. É professor no Departamento de Educação Física e Humanidades na Unicamp, líder do Transgressão: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação Física da Unicamp e líder do GPEF – Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação da USP.

PAULO CLEPARD SILVA JANUARIO
Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós graduação – Lato Sensu – em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Pós graduação – Lato Sensu – em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Mestrado – Stricto Sensu – em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, concluído em 2019. Atualmente cursa o Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas, bolsista Capes. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência; e do Grupo de Estudos Diálogo – Escola, currículo e Educação Física, ambos da Universidade São Judas. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental em equipes multiprofissionais em Caps Adulto (Centro de atenção psicossocial). Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André (Nanasa).

PEDRO XAVIER RUSSO BONETTO
Pedro Xavier Russo Bonetto, formado bacharel e licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), na área temática Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Doutorando em Educação na temática Educação e Ciências Sociais: Diferenças e Desigualdades (FE-USP). Professor da rede municipal de São Paulo e da Faculdade Flamingo nos cursos de Pedagogia e licenciatura em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar da FE-USP. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Ciências Sociais aplicadas na Educação (Estudos Culturais, Multiculturalismo, Pós-estruturalismo/Filosofia da Diferença).
?
RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA
Doutor em Currículo pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (FE/UNICAMP). Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Estudo Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da USP e do Grupo de Pesquisa, Linguagem e Práticas Corporais da Faculdade de Educação da Unicamp. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Gama Filho/RJ. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (2008). Graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor da Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO/ACM-Sorocaba). Coordenador do Grupo de Estudos em Pedagogia da Educação Física da FEFISO-Sorocaba. Técnico de Esportes da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Formador da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba. Ex-professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de São Paulo (PEB II).

THIAGO DA SILVA MACHADO
Thiago da Silva Machado é professor do curso de Licenciatura em Educação Física do “Centro Universitário Salesiano” e docente efetivo da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU). Licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), onde também cursou o Mestrado em Educação Física (PPGEF – UFES) e o Doutorado em Educação Física (PPGEF – UFES). É membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de concentração: ‘Teorias pedagógicas da Educação Física’ e ‘Epistemologia da Educação Física’. Participa da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE).

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a Dez anos na área da Educação Física Escolar, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e Médio, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP. É doutorando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Pedagoga pela Universidade de Uberaba (2015). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas (2017) e doutoranda em Educação Física também pela Universidade São Judas. Tem sua trajetória profissional e acadêmica dedicada aos estudos pedagógicos da Educação Física escolar. Atua na Educação Básica desde 2009, com experiência nas redes particulares e públicas de ensino, e na formação profissional, em cursos de Graduação e Pós-graduação desde 2013. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos.

VINÍCIUS DOS SANTOS MOREIRA
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2019). Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2008), Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2010). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). Atualmente realiza o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo (GEPEFEC). Atua desde 2011 na área da Educação Física Escolar com educação infantil, ensino fundamental e médio. Atualmente é professor efetivo nas redes Municipais de Educação de Santo André e São Paulo.