Capa do livro: LEITURAS SOBRE MARTHA NUSSBAUM E A EDUCAÇÃO

LEITURAS SOBRE MARTHA NUSSBAUM E A EDUCAÇÃO

Autores: Altair Alberto Fávero - Carina Tonieto - Evandro Consaltér - Junior Bufon Centenaro (Orgs.)

Um dos elementos centrais da obra de Martha Nussbaum é o papel da educação para o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento humano, a promoção das capacidades humanas e a justiça social global. A coletânea Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação busca discutir a atualidade do pensamento desta autora para compreender e problematizar questões educacionais contemporâneas. Os estudos aqui reunidos apresentam um diálogo com temas de filosofia da educação, bem como dos desafios pedagógicos para uma educação humanista, em contextos marcados pelo neoliberalismo, regressão de direitos sociais, aumento da desigualdade social e da pobreza. Além disso, possibilita análises das políticas educacionais recentes, criadas e implementadas sob a égide de parâmetros neoliberais e da hegemonia de interesses empresariais em relação à educação. A coletânea apresenta também reflexões sobre a educação e a desigualdade de gênero na ótica do feminismo liberal de Nussbaum. A constituição dos textos é resultado dos estudos e investigações que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF), dos convênios de cooperação entre PPGEDU/UPF e a Universidad Autónoma Del Estado de México (UAEMéx) e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Giepes/Unicamp). A coletânea conta, também, com a participação de pesquisadores de Universidades Brasileiras parceiras do PPGEDU/UPF.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0077-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-0072-2
DOI: 10.24824/978652510077.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 354
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

LEITURAS SOBRE MARTHA NUSSBAUM E A EDUCAÇÃO
ANA CAROLINA CABRAL LEITE
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Políticas Educacionais da Universidade de Passo Fundo (UPF), bolsista CAPES/PROSUC, (ingresso em agosto de 2019). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade de Passo Fundo (UPF), orientada pelo Prof. Dr. Altair Alberto Fávero. Título do trabalho de conclusão do curso: O Papel Mediado do Coordenador Pedagógico na Formação Continuada dos Professores. Graduação em Pedagogia, pela Universidade de Passo Fundo (2014). Professora da Educação Básica na rede privada e pública.

ANA LUCIA KAPCZYNSKI
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha Políticas Educacionais (2017). Bacharela em Filosofia (IFIBE, 2010) e licenciada em Filosofia (UPF, 2014). Professora de Educação Infantil na rede municipal de Passo Fundo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior- GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

ANA PAULA PINHEIRO
Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, orientada pelo Prof. Dr. Jerônimo Sartori. Título da dissertação: Ensino Médio – Curso Normal: desafios e perspectivas do estágio curricular para formação docente. Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Gama Filho, Especialização em Educação Ambiental de Universidade Federal de Rio Grande- FURG, Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Especialização em AEE pela Faculdade de Educação São Luís. Graduação em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, também graduada em Ciências Biológicas pela Uniasselvi.

ANGÉLICA SCHMITT DA SILVA
Graduanda do oitavo nível do curso de Filosofia/LP da Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista do Programa Institucional De Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) regulamentado e fomentado pela CAPES, no período de abril de 2016 à fevereiro de 2018. Monitora na rede municipal de educação do município de Passo Fundo no período de junho de 2017 à julho de 2018. Participa do Projeto de Extensão Arché – Criação e Experimentação Filosófica, vinculado ao Programa Ensino e Inovação, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF. Bolsista CNPQ do Projeto Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais, uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino Superior (GEPES-UPF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, coordenado pelo Professor Doutor Altair Alberto Fávero.

ANGELO VITÓRIO CENCI
Pós-doutorado pela UNICAMP/SP (2012) com doutorado em Filosofia também pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). É professor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordena o Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF) e o Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF). Foi coordenador do Curso de Filosofia da UPF por três mandatos e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF por um mandato. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Ética e Fundamentos da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e educação, formação pedagógica e formação humana, teoria crítica e educação, teorias do reconhecimento e educação e teorias do sujeito.

ANTÔNIO PEREIRA DOS SANTOS
Graduado em Filosofia (Bacharelado) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE (2016). Coordenador de Pastoral Escolar na Rede La Lasse em Caxias do Sul. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas para o Ensino de Filosofia”.

ARISTEO SANTOS LÓPEZ
Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Educação pela Unicamp (1997), Mestre em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México (1991), Especialista em Motivação e Direção de Recursos Humanos (UAEMéx), Especialista em Adminsitração e Organização de Instituições Educativas (ISCCEEM/Toluca/México) e licenciado em Psicologia pela Universidad Autónoma del Estado de México (1981). Coordena o convênio entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx).

CAMILA CHIODI AGOSTINI
Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020), Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, orientada pelo Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski. Título da dissertação: As Artes de Governar o Currículo da Educação Infantil: A Base Nacional Comum Curricular em discussão (2017). Especialização em Direito Público pela Fundação Meridional, IMED de Passo Fundo (2010). Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Campus Carazinho (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, UNIDERP, Passo Fundo (2018). Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo.

CARINA COPATTI
Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUI/RS). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pela Uniasselvi/SC. Licenciada em Geografia pela UPF. É professora substituta do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim) e atua como docente na rede municipal de ensino de Charrua/RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Atualmente suas pesquisas estão voltadas ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia sob a perspectiva estética.

CARLA CRISTINE TRAMONTINA
Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2002). Publicou O trabalho pedagógico na educação de Jovens e Adultos: repensando e qualificando as práticas educativas (em coorganização Elisabeth Maria Foschiera; Luciane Spanhol Bordignon e Maria Isabel Bristott, publicado em 2018). Membro do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação superior – GEPES/UPF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Marau atuando com Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com a disciplina de Filosofia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora Pedagógica do Serviço de Educação de Jovens e Adultos – SEJA na Secretaria Municipal de Educação de Marau/RS (2013-2016). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

CARMEM LÚCIA ALBRECHT DA SILVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela UPF. Especialista em Metodologia do Ensino do Primeiro e Segundo Graus e especialista em Supervisão Escolar. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Carazinho e atua no Curso Técnico em Secretária Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Centro de Referência de Carazinho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações externas, IDEB, qualidade da educação pública, politicas da educação pública, formação do professor na educação superior e história da educação brasileira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CAROLINE SIMON
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Linha de Políticas Educacionais (ingresso em agosto de 2020). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade de Passo Fundo (2018). Graduada em Letras – Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016).

CHAIANE BUKOWSKI
Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2019), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, orientada pelo Prof. Dr. Oto João Petry e coorientada pelo Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva. Título da dissertação: Currículo e conhecimento escolar no Programa Ensino Médio Inovador: um estudo na microrregião de Chapecó/SC. Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim.

CLERISTON PETRY
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) com doutorado sanduiche na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M). Professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFMT. Lidera o “Grupo de Pesquisa em Filosofia, Política e Educação” e coordena o projeto de pesquisa “Educação, Fascismo e Pós-Democracia na América Latina”.

DIEGO BECHI
Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui graduação em Filosofia (2007), especialização em Metodologia para o Ensino da Filosofia (2009) e mestrado em educação (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de Políticas Educacionais (2013). Atualmente participa do projeto de pesquisa “Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais”, coordenado pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero. Tem direcionado seus estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, priorizando os seguintes temas: estado, reformas educacionais, políticas públicas, políticas da educação básica e superior no Brasil e na América Latina, financiamento da educação, formação de professores, docência universitária (pedagogia universitária e profissionalização docente). Desde 2004 é professor titular na rede municipal de ensino de Tapejara – RS. Foi professor (convidado) pela área de Ética e Conhecimento na Universidade de Passo Fundo.
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DIOCÉLIA MOURA DA SILVA
Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2019). Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES/UPF.

EDISON ALENCAR CASAGRANDA
Doutor em Filosofia (UFSC), Mestre em Filosofia (PUCRS) e Graduado em Filosofia licenciatura plena (UPF). Professor titular no Curso de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Dentre as principais publicações destacam-se Leituras sobre Hannah Arendt e a educação (em coorganização com Altair Alberto Favero, publicado em 2012 pela Mercado de Letras), O poder constituinte em Hannah Arendt e Jürgen Habermas (livro autoral, publicado em 2019 pela editora da Unijuí). Atualmente é o Vice-Reitor de Graduação da Universidade de Passo Fundo (Gestão 2018-2022).

ELIA MARIA LEANDRO UANGNA
Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020), licenciada em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) campos dos Palmares (2020), orientada pela Profa. Dra. Eliane Costa Santos com tema “Etnimatemática na produção de arroz da etnia Balanta”. Bacharel em Humanidades pela mesma Universidade com orientação do Prof. Dr. Ricardino Jacinto Dumas Teixeira com tema de monografia “Participação da Etnia Balanta na Luta de Libertação e Democratização da Guiné-Bissau”. (2017).

FLÁVIA STEFANELLO
Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Bioexperimentação (Bolsista FAPERGS) pelo programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo, na linha Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis (2015). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão, 2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2010) e graduanda em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

FRANCIELI NUNES DA ROSA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo – UPF; Especialização em Neuroaprendizagem pela Universidade Oeste do Paraná; licenciada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

GIOVANNA DALQUIAVON
Graduanda em Pedagogia na Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil. Ensino Médio (2º grau). Instituto Estadual Santo Tomas de Aquino, IESTA, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.
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JANIMARA ROCHA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, orientada pelo Professor Dr. Edison Alencar Casagranda. Título da dissertação: “A Teoria das Capacidades de Martha Nussbaum e o papel da formação Humana na Educação Contemporânea” (2017-2019). Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL, Campus Pelotas/RS (2013-2015). Graduação em Filosofia – Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW (2008-2011). Professora efetiva da rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

JERÔNIMO SARTORI
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), em estágio pós-doutoral em Educação PPGEdu – Faed/UPF (2019). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Especialização em Supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF (1986). Possui graduação em Ciências – LC pela Universidade de Passo Fundo (1978), graduação em Biologia – LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1982). Atuou como professor na educação básica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul de 1974 a 1997. Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo de 1991 a abril de 2010. Atuou como professor na área de Ensino de Ciências e Biologia, Campus São Gabriel, Universidade Federal do Pampa – Unipampa (maio de 2010 a fevereiro de 2012). Atualmente, é professor das disciplinas Gestão e Organização da Educação, Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas, Estágio Curricular Supervisionado – Gestão Escolar, Metodologia de Pesquisa, docente permanente do Programa Mestrado Profissional em Educação – PPGPE. Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Pesquisador colaborador grupo de pesquisa “A relação teoria e prática no cotidiano do professor”, Faed/UPF, desde 2004. Membro do grupo de Pesquisa: Educação, Formação Docente e Processos Educativos, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq a contar de outubro de 2013.Coordenador do projeto de pesquisa “O trabalho do coordenador pedagógico: (des)caminhos na Educação e desenvolvimento social no campo”, Campus Erechim, UFFS (2018-2020). Líder do grupo de Pesquisa: “Educação e desenvolvimento social no campo”, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq em 2015. Coordenador do Projeto de Pesquisa: Formação inicial de professores em ciências da natureza, Campus Erechim, UFFS (2016-2019).

JULIA COSTA OLIVEIRA
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC-CNPq.

LARISSA MORÉS RIGONI
Especialização em Gestão Escolar (2019) pela Uniasselvi, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2018), participou do Grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária coordenado pelo Prof. Dr. Altair Alberto Fávero (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação docente, docência universitária e precarização docente. Atualmente é professora de Educação Infantil no município de Paraí/RS e professora de Ensino Fundamental I no Colégio Mater Amabilis – Rede Sagrado de Educação no município de Nova Araçá/RS. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES – UPF/RS). O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES).

LAURA SPANIOL MARTINELLI
Mestranda em Direito no PPGD/IMED (ingresso em março de 2020). Especialização em Direito Previdenciário pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Graduação em Direito pela Faculdade Meridional (2011). Membro do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Doutora em Educação na Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Licenciada em Pedagogia pela UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul e do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais. Atuou de 2009 a 2015 como professora de rede municipal de ensino e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior, coordenação pedagógica em escolas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

MARCIO GIUSTI TREVISOL
Doutor em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc.

MARISA FÁTIMA ROMAN
Doutora em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012); mestrado en Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001); Graduação em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas Inclusivas e Cidadania. Participou com apresentaçao de trabalhos em diversos Eventos Internacionais. Possui diversas publicaçoes na área de Educaçao e Políticas Inclusivas. É colaboradora estrangeira do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais do PPGEDU da UPF.

MARCOS ANTONIO MARTINELLI MADALOZ
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Passo Fundo, orientado pelo Professor Dr. Altair Alberto Fávero. Título da dissertação: “Atualidade da proposta Educação para o Pensar de Matthew Lipman diante das políticas para o ensino de Filosofia” (2016-2018). Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL, Campus Pelotas/RS (2012-2014). Graduação em Filosofia – Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW (2008-2011). Professor da rede Estadual de Educação de Santa Catarina e Escola Particular.

MARTA MARQUES
Doutora em Educação (Unisinos), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2013), Especialista em Psicopedagogia Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2010). Atualmente é pesquisadora (colaboradora) do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF)) do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo.

NEURO JOSÉ ZAMBAM
Possui estágio de Pós-doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional, de Passo Fundo – IMED. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da IMED. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Membro do Projeto de Pesquisa em Rede “Cidadania, debate público e seguridade social a partir de Amartya Sen”. Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia.

PATRICIA CARLESSO MARCELINO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS); Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena (Licenciada e Bacharela) pela UPF-RS (2002) ; Especialista em Atividade Física e Qualidade de Vida pela UPF-RS (2004) e Especialista em Docência na Saúde pela UFRGS (2015); Docente universitária desde 2007, atuando nas áreas: Educação , Linguagem Corporal, Educação Física, Estética e Envelhecimento Humano. Coordenou os cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da ULBRA Carazinho de 2011/01 a 2019/01. Coordena e orienta os estágios supervisionados em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, atividades de extensão em promoção da saúde e qualidade de vida, estética, corporeidade, Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em Saúde e em Educação; È Terapeuta Floral e Personal Wellness com ênfase em terapias de bem-estar e terapias andinas com atendimento especializado para pessoas idosas e pacientes oncológicos.

RENATA CECILIA ESTORMOVSKI
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de Políticas Educacionais. Possui especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e é graduada em Letras pela Faplan e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica (GE-Quali) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES).

ROGERIO AUGUSTO BILIBIO
Doutorando em História na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em História Regional (UPF). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais – (IBPEX). Graduado em História pela Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente é professor da Unoesc, nos cursos de Direito, Psicologia e Fisioterapia, atuando nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Direitos Humanos, Ciências Sociais e Pensamento jus-filosófico. Coordenou a CPA da Unoesc entre os anos de 2010 a 2017. O foco da pesquisa são as áreas da educação e história, notadamente os processos sócios históricos da atuação e formação docente.

ROSANA CRISTINA KOHLS
Doutora em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo – RS – UPF; orientada pelo prof. Dr. Eldon Henrique Mühl. Título da Tese: Ensino Superior, crise das humanidades e a fragilidade democrática: Inquietações, desafios e possibilidades a partir do pensamento de Martha Nussbaum. Mestre em Educação pela Universidade do Contestado – UnC / UNICAMP Orientada pelo Prof. Dr José Luiz Sanfelice, Título da Dissertação: Formação Escolar – Limites e Possibilidades. Especialista em História Econômica Contemporânea – FAFIL; Licenciada em Estudos Sociais pela UNIVALI/RS; Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Contestado- UnC; Licenciada em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/UPF). Membro do Grupo de Pesquisa GPFORMA/UFSM.

SANDRA MARIA ZARDO MORESCHO
Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2018), Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), orientada pela Profa. Dra. Nadir Castilho Delizoicov. Título da dissertação: Formação continuada de professores: a percepção do orientador de estudo sobre o PNEM na GERED de Chapecó – SC. Especialização em Formação para o Magistério Superior em Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduada em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

SIDINEI CRUZ SOBRINHO
Doutorando em Educação – pesquisa em Políticas Públicas Educacionais. Possui Mestrado em Filosofia; Especialização em Direitos Fundamentais; Graduação em Direito; Graduação em Filosofia. Aperfeiçoamento Profissional em Direito Educacional e Direito Administrativo aplicado à Gestão Pública. Atualmente é Professor de Educação Técnica e Tecnológica no IFSUL campus Passo Fundo. Palestrante e formador de servidores nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica com ênfase em Currículo Integrado e Gestão Institucional. Atua principalmente nas áreas de Educação Profissional; Gestão Pública; Direito Administrativo, e Filosofia. Foi: Pró-Reitor de Ensino no IFFar; Coordenador Nacional do Fórum de Dirigentes e Pró-Reitores de Ensino da Rede de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (FDE/CONIF); Presidente do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do IFFar (CEPE); Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do IFFar; Diretor de Ensino no IFFar câmpus Santa Rosa.

SIMONE ZANATTA GUERRA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (Universidade de Passo Fundo – UPF), na linha de pesquisa Políticas Educacionais. Especialista em Ciências Sociais (UPF). Graduada em Serviço Social (UPF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

THALIA LEITE DE FARIA
Acadêmica do Curso de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UPF (2017/2018). Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/ UPF. Participa como bolsista em pesquisa e colaboradora do projeto de pesquisa intitulado Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.