Capa do livro: GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA:<br> produzindo saberes

GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA:
produzindo saberes

Autores: António Carlos da Silva - Josier Ferreira da Silva - João César Abreu de Oliveira - Paulo Wendell Alves de Oliveira - Salvaní Gonçalves de Oliveira - Marcos Allan Gonçalves de Araujo

livro impresso
de R$ 63,03 por
livro digital
de R$ 63,03 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A construção do ensino e da carreira docente passa pela a necessidade de conhecimento sobre o espaço em que o mesmo é dado, o ensino, a formação, como também o conjunto de conhecimentos, não se processam de maneira eficaz quando não se produz uma antecipação ou intersecção produtora de conhecimentos substâncias, como é o caso da necessidade da pesquisa neste espaço, a pesquisa se faz necessária para a consolidação de um ensino e de uma prática com qualidade.

A sociedade atual detentora de uma emergência temporal e espacial é antes de tudo possuidora de uma série de exigências que se mostram cada vez mais estimulantes para todos os campos da ciência, com a formação de professores não chega ser diferente, ou seja, não se pode hoje pensar a formação da identidade docente, ou do espaço em que o mesmo atua, sem que seja levado em conta este sentido de dinamicidade que a sociedade imprimiu hoje em todos os setores que envolvem interesse e diretrizes de diversos atores componentes desta sociedade.

Em uma realidade que estar permeada de dinamicidades a apreensão da espacialidade docente ganha uma importância fundamental na prática educativa. O ensino de Geografia é complexo e dinâmico, constituído, assim, de movimentos constantemente renovados e essa renovação tem que passar por um conjunto de pesquisas que levem em conta todos os campos como, a escola básica, a sociedade e os meios em geral pesquisados.

A Geografia como ciência que estuda o espaço é antes de tudo a acepção dos contextos em o homem está inserido localmente, neste sentido faz preciso elaborar a busca de entendimentos que configure esta atividade que nos concerne a constituição da função da Geografia como ciência que trata do espaço.

 

Marcos Allan  G  de  Araujo.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-423-2
DOI: 10.24824/978858042423.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA:<br> produzindo saberes

Autores

Antonia Carlos da Silva (Org.)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1993) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Trabalhou como orientadora pedagógica e coordenadora de área do ensino fundamental, e como professora de Geografia no ensino médio. Atualmente é professora do curso de Geografia na Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - ensino e pesquisa - cartografia escolar - livro didático - metodologia - avaliação.

 

João César Abreu de Oliveira (Org.)

Doutor em Educação. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Especialização em Geografia pela UFC/CE (1995) e Especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras/MG (2002). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutorado em Educação pela UFC (2008). Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Crato (IFCE - Crato). Apresenta experiências nas áreas de Geografia Humana e Educação Brasileira, com ênfase em Geografia Urbana e Agrária e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, meio ambiente, políticas públicas, educação, sustentabilidade, espaço agrário, espaço urbano.

 

Josier Ferreira da Silva (Org.)

Licenciado em Geografia (1989), Licenciado em Historia (1995) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista Análise Ambiental Urbana (UECE) e em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - UERN/URCA. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, (2001) e Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri, Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE, com atuação e produção acadêmica voltado para estudos geo-históricos, impactos ambientais e cultural, tradição, educação - catolicismo, memória, cultura e religiosidade popular, identidade regional, educação e cultura e religiosidade popular.

 

Salvani Gonçalves de Oliveira (Org.)

Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, atualmente é professora da rede privada no município de Crato Ceará, pesquisadora no grupo GEOPED da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia física.

 

Paulo Wendell Alves de Oliveira (Org.)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2011), atualmente mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nas áreas de Educação (Ensino de Geografia); Espaço e Cultura e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de geografia, Geopark Araripe, educação ambiental , espaço e cultura e pibid.

 

Marcos Allan Gonçalves de Araujo (Org.)

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura e Ensino de Geografia GEPCEG no Departamento de Geociências e professor da rede pública do estado do Ceará. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em ensino, estágio em Geografia, cultura e espaço.

 

Silvania Pereira dos Santos

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Regional do Cariri (2011). Atualmente é professora da educação básica - Secretaria de Educação do Município de Altaneira e da rede pública estadual. Tem pesquisa realizada em recursos didáticos com a temática, música no ensino de Geografia.

 

Luciene Gomes Monteiro

Licenciada em Geografia pela a Universidade Regional do Cariri e professora da rede privada no município de Juazeiro do norte Ceará. Tem experiência em Geografia com ênfase em Ensino, Cultura, religiosidade popular e espaços da memória.

 

Diego Cavalcante de Oliveira

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, técnico em guia de turismo pelo Senac – Crato Ceará, professor da rede pública estadual do Ceará e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Ensino de Geografia - GEPCEG. Produção científica nas temáticas: Ensino de Geografia, Educação Ambiental; Cultura e Ensino Escolar; Espaço Urbano e Ensino de Geografia e Geopark-Araripe.

 

Thiago Henrille Gomes Maia

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, professor do ensino básico em Brejo Santo Ceará, com experiência em Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado.

 

Francisco Maciel Bastos Furtado

Graduado em Geografia pela Universidade regional do Cariri e professor da rede  pública estadual do Ceará no município de Brejo Santo Ceará, com experiência em ensino de Geografia e Estágio.

 

Ana Roberta Duarte Piancó

Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (1990) e mestrado em Geografia: Regionalização e Análise Regional pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é Professora Adjunto I da Universidade Regional do Cariri - URCA. Atua na área de Geografia, com ênfase: Ensino de Geografia , Metodologia do Ensino de Geografia, Prática de Ensino Geografia, Geografia Agrária, Geografia Urbana e atuando com pesquisas :principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Reforma Agrária, desenvolvimento agropecuário, Movimentos sociais ,Assentamento Agrário ,Geografia Agrária, Educação no Campo. Desde agosto de 2009, coordena o Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Geografia e Meio Ambiente da URCA e ministra a disciplina Geografia Agrária.

 

Rudge Candido Mota

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri e professor da rede pública municipal em Assaré Ceará, tem experiência em ensino de Geografia, e programas do governo como o PAIC.

 

Maria Soares da Cunha

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1994) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é professora da classe adjunto da Universidade Regional do Cariri, Crato-CE e aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (início 2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes campos: historiografia e epistemologia da geografia, conceitos e teoria geográfica, geografia agrária, prática de ensino em geografia, métodos e técnicas da pesquisa geográfica e Geografia Regional do Cariri-CE.

 

Frederico de Holanda Bastos

Graduado em geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em geoprocessamento aplicado à análise ambiental e recursos hídricos pela UECE, mestre em desenvolvimento e meio ambiente e doutorando em geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de geografia física com ênfase em estudos ambientais integrados, geoprocessamento e elaboração de zoneamentos ambientais. Atualmente é professor assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Endereço eletrônico: fredholanda@gmail.com

 

Abner Monteiro Nunes Cordeiro

Graduado em Geografia, especialista em educação ambiental e mestrando em geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de planejamento ambiental urbano com ênfase em estudos de planos diretores. Atualmente é professor de geografia da rede municipal de ensino de Maranguape.

Endereço eletrônico: abnermncordeiro@hotmail.com

 

Emerson Ribeiro

Professor da Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Formado em Geografia e Pedagogia. Doutorando na USP em Geografia. Com mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Pós-graduação em pedagogia (Gestão tecnológica), com experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Humana e educação, atuei como Coordenador Pedagógico desde 2001 e Vice-Diretor. Trabalho com os seguintes temas: Geografia, ensino/aprendizagem, práticas pedagógicas e interdisciplinaridade.

 

Marilene Ferreira Lobo

Graduanda em Geografia pela Universidade Regional do Cariri com experiência em Ensino de Geografia, com ênfase na Geografia do Aluno trabalhador.

 

Meryelle Macedo da Silva

Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, tem experiência em Ensino de Geografia e estágio, Membro do Grupo de Estudos e pesquisa em Cultura e Ensino de Geografia Gepceg e professora da rede  pública estadual do Ceará.

 

Alcilândia Furtado de Lima

Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri e professora da rede pública municipal em Mauriti Ceará, com experiência em Ensino de Geografia.


Francisco Marciano de Alencar Silva

Graduado no curso de Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA, professor do município de Juazeiro do Norte Ceará, e integrante do grupo de estudos de Geomorfologia e Pedologia- GEOPED.

 

Simone Cardoso Ribeiro

Cursou doutorado em Geografia pelo PPGG/UFRJ, onde desenvolveu a tese Etnogeomorfologia do Cariri  cearense: proposta metodológica para a classificação das paisagens da sub-bacia do rio Salgado/CE . Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) onde cursou o bacharelado com ênfase em Recursos Naturais, Especialização em Geografia do Nordeste (1997) pela mesma IES, e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), com pesquisa sobre erosão de solos em microbacias. Atualmente é professora adjunta da Universidade Regional do Cariri, onde coordenou o Laboratório de Análise Geoambiental - LAGeo até afastamento para doutoramento. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnogeomorfologia, evolução da paisagem e riscos geomorfológicos urbanos. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Pedologia - GeoPed (CNPq), no laboratório homônimo/DEGEO-URCA.

 

Claudemária Alves de Sousa

Licenciada em geografia pela Universidade regional do Cariri. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atualmente pesquisando sobre problemas ambientais e ensino de Geografia.

 

Juliana Pereira da Silva

Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, professora de ensino básico.

 

Jörn Seemann

Possui mestrado em Geografia (Universität Hamburg, 1994) e doutorado em Geografia (Louisiana State University, 2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Regional do Cariri. Seu maior foco de pesquisa é a interface entre cartografia e cultura. Jörn se interessa particularmente pelos seguintes assuntos: perspectivas culturais na cartografia, mapas e sociedade, geografia cultural, educação cartográfica, mapas mentais, percepção ambiental e pensamento geográfico/cartográfico. O Nordeste Brasileiro lhe serve como espaço para suas pesquisas empíricas. Ele faz parte do conselho editorial de várias revistas brasileiras e contribui para a Comissão sobre Mapas e Sociedade da International Cartographic Association (ICA). Desde Julho de 2011, ele é membro do Comité Diretor da Conference of Latin Americanist Geographers (CLAG).

 

Maria Cristina de Sousa Leite

Licenciando em Geografia pela Universidade Regional do Cariri e professora no projeto ACOMVA.

 

Juliana Maria Oliveira Silva

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Mestrado em Geografia (2008) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente cursa o Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Integrada em Bacias Hidrográficas, Geoprocessamento, Educação Ambiental, Zoneamento Geoambiental, e Geomorfologia Fluvial.

 

Alisson Soares de Oliveira

Graduando em Geografia e Professor da rede privada de ensino nos municípios de Mauriti e Milagres no estado do Ceará.

 

Irlandia Maria de Sousa Felix

Graduada em Geografia e professora da rede privada de ensino em Brejo Santo Ceará.

 

Maria de Lourdes Carvalho Neta

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Geografia pela mesma instituição (2007). Atualmente é professora da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Instrumental.

 

Ana Paula Rodrigues da Costa

Graduanda em licenciatura de Geografia, e bolsista de iniciação cientifica na  Universidade Regional do Cariri (URCA)