Capa do livro: A LEITURA IMAGÉTICA COMO PRÁXIS SOCIAL:<br> uma ação educativa e suas contribuições para a formação do cidadão contemporâneo

A LEITURA IMAGÉTICA COMO PRÁXIS SOCIAL:
uma ação educativa e suas contribuições para a formação do cidadão contemporâneo

Autores: Vivian Cristina Belter Lunardi - Maria Aparecida Santana Camargo

O estudo sobre a arte, a leitura de imagens e as TIC, no contexto de uma turma de estudantes do Ensino Fundamental, apresenta elementos que permitem pensar na potencialidade da arte e da cultura visual no âmbito da Educação contemporânea, a qual exige o tensionamento com as linguagens e os procedimentos atuais, seja a partir da leitura e análise de imagens e/ou através de tecnologias que permitem a produção e manipulação de imagens e de textos visuais.
Ao finalizar a leitura, fica evidente a potencialidade do tema, amplamente estudado no âmbito da arte-educação, mas que se atualiza no horizonte de cada escola, contexto e sujeitos como se percebe nessa pesquisa. Proponho que se dê visibilidade aos conteúdos conceituais e procedimentais possíveis de serem ensinados numa proposta como esta, para que outros colegas se inspirem nas aprendizagens mediadas pelas TIC, mas com foco na especificidade da arte.
Ler, interpretar e significar não saem de moda na educação e, por isso, este estudo é atual. São necessárias propostas que tratem de leituras de mundo, tematizem comportamentos e identidades, ensinem a entender a lógica e o mecanismo da indústria cultural também no horizonte da arte e da cultura visual. Para tanto, necessitamos de professoras e professores capazes de pensar suas aulas e não reproduzir ou aplicar propostas e práticas tidas como “atuais”. Diante disso, parece-nos que este estudo cumpriu com seus objetivos.

Profa. Dra. Maria Regina Johann
Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ/RS

Impresso
de R$ 38,87 por
R$ 29,90
Digital
de R$ 38,28 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-886-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-882-2
DOI: 10.24824/978655868886.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 110
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A LEITURA IMAGÉTICA COMO PRÁXIS SOCIAL:<br> uma ação educativa e suas contribuições para a formação do cidadão contemporâneo
VIVIAN CRISTINA BELTER LUNARDI
Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ/RS). Professora da Rede Pública do município de Ijuí, RS.

MARIA APARECIDA SANTANA CAMARGO
Bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1982), ilustrou livros, revistas, jornais e CDs. Além de participação em mostras coletivas e individuais no Brasil, expôs suas obras em desenho e pintura na Argentina, em Portugal e Espanha. Possui: Especialização em Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Ensino pela Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo/UPF (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007). Professora Titular na UNICRUZ, há vinte e sete anos, coordena projetos que têm apoio do PROBIC/FAPERGS, PROBITI/FAPERGS, CNPQ, PIBITI/CNPQ, PIBIC/ENSINO MÉDIO/CNPQ, PAPCT, PIBIC e PIBEX. Tem experiência pedagógica em EJA, EAD, Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, com ênfase em Arte-Educação, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Psicologia e Estética. Integra o GPEHP – Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos e o GIEEH – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano, ambos da UNICRUZ/RS.