Capa do livro: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores: Dídima Maria de Mello Andrade - Claudia Urpia Rosa - Lorames Bispo dos Santos Cruz (Orgs.)

O livro RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA faz parte de uma itinerância profissional imbricada com a ludicidade, aqui entendida como vontade de fazer/desejo/prazer (enquanto ato expressivo de prazer/gozo/ desejo). Refiro-me ao antecedente do presente, ou seja, do passado e outros elementos se juntam às nossas reflexões.

De maneira crescente, vão sendo criadas redes que envolvem as preocupações cotidianas de homens e mulheres que buscam novas formas de construir o conhecimento em todas as atividades humanas. O cotidiano escolar precisa estar inserido nesta ideia de conhecimento em rede, observando as tecnologias, a ludicidade, adequado a essas relações estabelecidas pelas mesmas e novos conhecimentos existentes na sociedade.

Nas interações em sala de aula, quer seja na transmissão do saber ou na postura de se autorizar como professor, alguém que professa, como o diálogo é entendido? Não quero responder a essas problematizações, mas acrescentar que uma das contribuições do Campo da Ludicidade seria enfatizar e viver de modo mais intenso e direto o diálogo e seus efeitos na prática.

Profa. Dra. Dídima Maria de Mello Andrade

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-702-3
ISBN DIGITAL:978-65-5868-708-5
DOI: 10.24824/978655868702.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
ALETHÉIA CAMPOS DE OLIVEIRA
Bacharela e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FTC) e, Bacharela em Gestão Comercial pelo Centro de Ensino Superior de Maringá-PR. Atualmente cursa Pós-Graduação em Neuropsicologia Multidisciplinar com Ênfase na Aprendizagem e Docência do Ensino Superior. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC), do GESTEC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Áreas de atuação: Psicologia Escolar; Psicologia Clínica; Neuropsicologia; Psicologia Organizacional; Docência de Ensino Superior nas Disciplinas de Psicologia das Relações Interpessoais, Desenvolvimento Humano Adolescente, Adulto e Idoso e Teoria das Personalidades.

CÍNTHIA MARIA SEIBERT SANTOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atuou como consultora pedagógica do Programa RENAFOR em Currículo e Avaliação – SEC-BA/IAT Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de Salvador. Professora do Centro Universitário Mauricio de Nassau. Colaboradora do Conselho Estadual de Educação – CEE Bahia para procedimentos de avaliação de cursos de graduação. Colaboradora da Rede SESI de Educação – consultora Ad hoc Seminário de Boas Práticas. Colaboradora da Pró-Reitoria de Extensão PROEX/UNEB em Comitês Internos de Avaliação de Projetos e Programas submetidos a editais próprios. Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Formacce Infância, Linguagens e EJA – UNEB. Participa dos encontros do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade – UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; educação infantil; educação não-formal; projetos socioeducativos; formação inicial; formação continuada de professor.

CLÁUDIA PARANHOS DE JESUS PORTELA
É pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED/UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial – CELAEE/Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 – 2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). Também, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão Educacional e em Educação a Distância. Autora de livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/CAPES). Coordena o grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID), compõe o Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE)/Universidade Federal da Bahia. É membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia e compõe o Comitê Gestor Institucional de Formação Docente da UNEB. É membro do Colegiado da Rede Baiana de Educação Inclusiva e compõe o Banco de Avaliadores do MEC/INEP/BASIS, onde atua como avaliadora do curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância. Coordenou a Comissão Setorial de Avaliação do DEDC I. Atuou de 2008 a 2009 como coordenadora do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB/2000. Foi colaboradora do Ministério da Educação de 2007 a 2010 através do Curso de Formação de professores na área da Deficiência Visual – SECADI/CAPES//FNDE. Acumula experiência docente na Gestão da Educação Superior e da Educação Básica, Coordenação Pedagógica da Educação Superior e da Educação Básica, Autorização e Reconhecimento de cursos nas modalidades presencial e a distância, e em ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação especial/Educação Inclusiva, Família de Pessoas com Deficiência, Educação a Distância, Pesquisa e Prática Educativa, Pesquisa e Estágio Supervisionado, Avaliação Educacional, Gestão Educacional, Formação de Professores e na Educação Básica. Atuou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica.

CLAUDIA URPIA ROSA
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGeduc/UNEB), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993), especialização em Supervisão Escola e Empresa pela Faculdade de Educação Olga Mettig (1994), em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Federal da Bahia (2000) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2016). Coordenadora Pedagógica concursada da Secretaria Municipal de Educação; Assessora Psicopedagógica do Centro de Estudos Pequenópolis. Membro do Grupo de Pesquisa Elufotec: Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação e formação de professores e acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem.

CRISTIANE SOUSA SANTOS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Coordenação Pedagógica pela Unidade Nacional de Ensino Superior Integrado (2012), Educação Especial pela UNIASSELVI (2017) e Educação Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal da Bahia (2017). Pós graduanda em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009), atua como Professora efetiva da Rede Municipal de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Educação Especial, Ludicidade, Formação de professores, Políticas Educacionais.

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Professora Titular da UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Mestre e Doutora em Educação – Especialista em Psicopedagogia e em Supervisão Escolar; Pedagoga. Atualmente é Líder no CNPQ do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC – MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA INTERINSTITUCIONAL PROFANAÇÃO – IFBA/UNEB/UFRB. Atua principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO, Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Estágio, Pedagogia de projetos, Formação do Educador, Docência no Ensino Superior, Currículo e Ludicidade, Estágio em Educação Infantil, Estágio Ensino Fundamental, Estágio em Gestão Escolar, Fundamentos da Educação. Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC. Parecerista ad hoc da Revista Entreideias/UFBA/FACED: educação, cultura e sociedade UFBA. Avaliadora ad hoc do MEC. Membro do Instituto de Psicanálise Sérgio Santana/UNEB.

GEISA MARTINS NOGUEIRA COSTA
Integrante do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo Baiano UFRB – Cetens em Feira de Santana. Graduanda do Curso de Formação para Graduandos em Letras-Português pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Polo de Feira de Santana (UNIASSELVI), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Anísio Teixeira situada em Feira de Santana (FAT), Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – Feira de Santana (FTC), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Polo de Feira de Santana (UNIASSELVI) e MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Polo de Feira de Santana (UNIASSELVI). Atuou como Analista de Tesouraria e Finanças no ramo industrial, assim como Supervisão de equipes junto a operadora de telecomunicação, onde oportunamente tratava as reclamações junto a ANATEL e prestando habilidades como focal de feedback. Larga experiência administrativa e financeira em empresas comerciais e industriais. Experiência em logística nos tramites de importação e exportação. Centrada nas relações com ética e competência, atuo no auxílio do desenvolvimento de habilidade vocacionais – Coach Vocacional. Atuou como Professora Tutora na Universidade Tiradentes (UNIT), no Polo EAD do Município de Feira de Santana-Ba, nas Turmas de Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Administração, Licenciatura em Pedagogia e Tecnólogo em Logística. Atua como Pesquisadora; Consultora Administrativa, Financeira e Previdenciária.

JADER CRISTIANO MAGALHAES DE ALBUQUERQUE
Graduado em Processamento de Dados e em Administração, mestre em Administração (Universidade Federal da Bahia) e doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (UFBA/2013). Docente do Departamento de Ciências Humanas – DCH I da Universidade do Estado da Bahia e docente colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Física. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Difusão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, projetos educacionais, processos organizacionais, ensino a distância e software.

JENNIFFER SCHIMITZ DE CARVALHO
Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2020) Salvador – BA. Especialista em Docência no Ensino Superior (2019) Concluindo especialização em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Educação musical (2020). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2010) Juiz de Fora-MG. Experiência em Educação, nos anos iniciais e musicalização. Atualmente membro do grupo de pesquisa ELUFOTEC.

KATHIA MARISE BORGES SALES
Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC, pela UFBA (2013). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente credenciada do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação – GESTEC/UNEB, e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha “Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação”. Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas pedagógicas; Educação online; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição.

LEOMARCIA CAFFE DE OLIVEIRA UZÊDA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013), possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB (2007), é graduada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) atuando na área de Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e Criança; Educação Infantil; Educação Infantil do Campo; Brincar e ludicidade; Formação inicial e contínua de professores, Docência em Educação Infantil, Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

LILIAN CARLA PANGRACIO PEREIRA
Docente da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1997). Possui Magistério em Educação Infantil e Pré-escola. Pós-graduada Psicopedagogia (2008), em Educação Infantil (2012), Alfabetização (2013), Gestão Escolar (2013) e (2008). Atua na educação infantil desde 1996. Desde 2018 atua como gestora de Centro de Educação Infantil.

LORAMES BISPO DOS SANTOS CRUZ
Mestranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Administração, graduada pela Faculdade Castro Alves (2010). Pós Graduada com especialização em MBA de Gestão de Negócios pela UNIME (Lauro de Freitas – 2014) e Especialista em Alfabetização e Letramento (2018). Tem experiência em Educação Infantil e Fundamental I. Foi estudante-pesquisadora, membro do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades: UMANITÀ/UNEB (CNPq). Participou também na condição de Assessora da Coordenação do Grupo de Pesquisa UMANITÁ (UNEB). Atualmente, estudante-pesquisadora e membro participante do Grupo de pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC (UNEB).

LUANA ALVES OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIRB/Faculdade Regional da Bahia e aluna especial do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC), do GESTEC da UNEB. Tem experiência em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Professora da Rede Privada de Ensino em Feira de Santana, Bahia e realiza acompanhamento pedagógico com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

LUÍS EDUARDO SANTOS FRAGOSO
Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação – GESTEC (UNEB). Membro dos Grupos de Pesquisas Educação Inclusiva e Diversidade – EDUCID (UNEB) e Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC (UNEB). Especialista em Ensino e Pesquisa da Educação Física, Esporte e Lazer Escolar e Especialista em Educação Especial: Suporte para uma Escola Inclusiva. Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Salvador-BA, lecionando para pessoas cegas, com baixa visão e deficiência múltipla sensorial no Instituto de Cegos da Bahia. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Formação de Professores, Ludicidade, Educação Especial e Educação Inclusiva.

MARCELO PEREIRA
Docente do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Possui doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/RP (2001), mestrado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/RP (1997) e graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP (1993). Atuou no ensino fundamental e médio entre 2001 e 2013. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem e ensino de ciências, formação de professores de ciências e biologia, educação ambiental e ensino de ciências e biologia em espaços não formais.

MARIA ALICE CARNEIRO MORAES SILVA
Possui graduação em Letras Vernáculas (2009). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Visconde de Cairu – FAVIC – (2011), Letramento e Alfabetização pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias-FAC (2013). Graduação em Pedagogia (2014). Pós-Graduanda em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Unialphaville. Membro do Grupo de Estudos em Educação Moral de Feira de Santana (GEEM). Ouvinte do grupo de pesquisa Educação, Ludicidade, Formação de Professores e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC-UNEB). Tem experiência em Educação Infantil, Fundamental I e Coordenação Pedagógica. Professora da rede municipal de Feira de Santana.

MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Possui Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2017), com estágio doutoral pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia (2004) e Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2009). Tem Especialização em Políticas Pública – UEFS (1996), como também Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1984) e Licenciatura Curta em Técnicas Comerciais pela Universidade do Estado da Bahia (1981). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA), atuando na Graduação e na Pós-Graduação, e Líder do Grupo de Pesquisa intitulado “Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS)”. Atua com os seguintes temas: Cognição, Aprendizagem e Conectividades; Currículos, Cotidianos e Culturas; Pesquisas em Políticas Educacionais e Educação Matemática; Criatividade e Desenvolvimento Cognitivo; Educação de Jovens e Adultos (EJA).

MIRIAN FERREIRA DE BRITO
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Metodologia do Ensino do Desenho pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia, em regime de Dedicação Exclusiva, com experiência na área de educação e educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e metodologia da geometria, ensino e metodologia da matemática, matemática e geometria na educação infantil e ensino fundamental e, formação de professores.

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Metodologia o Ensino Superior. Cursou DEA (Diplomas de Estudos Aprofundados na Universidade de Paris X), na França trabalhando sobre formação e saberes docentes. Possui Mestrado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo tendo realizado a pesquisa intitulada “A pesquisa da própria prática pedagógica: uma ação possível?. Doutorou-se em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia defendendo a tese intitulada Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contribuições epistemológicas a partir do Estudo de Caso do Programa Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia concluindo a pesquisa intitulada Retalhos de uma história: o estado da arte dos estudos sobre ludicidade em universidades públicas na Bahia. Atualmente é docente das disciplinas Didática, e Estágio Curricular Supervisionado. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Infâncias, Didática, Políticas Públicas e Educação Infantil (UFRB) e do Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade (UFBA). As principais publicações concentram-se nas áreas: estágio curricular supervisionado; ensino; formação de professores; ensino e pesquisa; prática docente; pesquisa em educação; epistemologia e educação.

ROSE MARIA PEREIRA DE SOUZA BONFIM
Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Montessoriana (2011). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente Coordenadora da Pós-graduação de Psicopedagogia Clínica Institucional e Hospitalar, Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) e do Comitê da Campanha Nacional Pelo Direito Educação Bahia, Membro do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Foi Professora da Plataforma Freire, Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Coordenadora do Proinfância Bahia – UFBA. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA LINGUAGENS E EJA-UNEB-DEDC I. Tem experiência em tutoria EAD, como também na docência presencial em nível superior em áreas relacionadas: Educação, currículo e tecnologias na cultura infantil. Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas, Alfabetização e Letramento, Didática e Avaliação.

SHEILA DE SOUZA POMILHO
Diretora Escolar – Marista Escola Social. Implantou os projetos de assessoramento: Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar e Territoriar: Ambientes educativos inspiram novas aprendizagens em oito estados e 21 municípios. Na área de sistematização de conhecimento como coorganizadora participou de 21 publicações. Mestranda do Programa Formação de Formadores (PUC/SP).

SIRLÂNDIA REIS DE OLIVEIRA TEIXEIRA
Profa. Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Investiga o brincar nos contextos de formação. Membro da Internacional Toy Library Association (ITLA), Membro do Grupo de Pesquisa Infâncias Formação de Professores e Políticas Públicas (UFRB) e do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP. Vice-Presidente da ABBri.

TÁRCIA PRISCILA LIMA DE OLIVEIRA DÓRIA
Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa para Universidade Cândido Mendes. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora da Educação Básica das Redes Estadual e Municipal de Ensino.