Capa do livro: TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS): <br>Alfabetização e Abordagens Didáticas <br>Coleção Pesquisas: <br>Mestrado Profissional em Educação da UESC/Bahia <br>Volume 1

TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS):
Alfabetização e Abordagens Didáticas
Coleção Pesquisas:
Mestrado Profissional em Educação da UESC/Bahia
Volume 1

Autores: Emilia Peixoto Vieira - Luciana Sedano - Roziane Aguiar (Orgs.)

Neste Volume I intitulado “Alfabetização e Abordagens Didáticas” apresentamos quatorze capítulos, sendo nove estudos sobre diversas pesquisas em contextos e processos de alfabetização e seis capítulos sobre um conjunto de abordagens didáticas por meio de pesquisas que discutem os processos de ensino e aprendizagem nos dias atuais.

Impresso
de R$ 82,80 por
R$ 72,00
Digital
de R$ 82,80 por
R$ 57,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-856-3
ISBN DIGITAL:978-65-5868-857-0
DOI: 10.24824/978655868856.3
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 332
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS): <br>Alfabetização e Abordagens Didáticas <br>Coleção Pesquisas: <br>Mestrado Profissional em Educação da UESC/Bahia <br>Volume 1
EMILIA PEIXOTO VIERIA (ORG.).
Graduada em Pedagogia Universidade Federal do Espírito Santo (1996), Mestra em Educação (USP, 2001), Doutora em Educação (Unicamp, 2011), com estágio Universidade Amiens (França). Professora Titular Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, foi Diretora Departamento Ciências da Educação - DCIE (2012-2014). Coordenadora Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (2020-2022); Grupo Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educação – PPeGE/UESC/CNPq; Projeto Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Editora Revista Educação Básica em Foco – Anpae, e foi diretora Seção Espírito Santo (2005-2008); Bahia (2017-2019). Parecerista Capes. Experiência área Educação, Política Educacional e Gestão: política educacional, gestão escolar, educação infantil, trabalho docente.

LUCIANA SEDANO (ORG.).
Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Profissional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na docência e em Orientação Pedagógico-Educacional nos diferentes segmentos da Educação Básica. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática, ensino de Ciências por investigação, linguagem e ensino de Ciências.

ROZIANE AGUIAR DOS SANTOS (ORG.).
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro - Faem (2002). Especialista em Gestão e Recursos Humanos (FTC) (2004-2006) e Relações Étnico-Raciais (UESC) (2006-2008). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2014 -2016). Atua como Coordenadora Pedagógica/Professora município de Itaju do Colônia-BA. Participa do grupo de pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional PPeGE/UESC. Possui experiência docente e pedagógica na educação básica e ensino superior, nos seguintes temas: educação e relações étnico-raciais, relações humanas, coordenação e supervisão de estágio, formação de professores, formação continuada, alfabetização cientifica, ensino por investigação e ensino de ciências.

AUTORES
ADRIANA CARDOSO DA SILVA BRASIL
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2004). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) (2004-2005) e Leitura e Produção Textual na Escola (UESC) (2012-2013). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2014-2016). Atua como Coordenadora Pedagógica no Grupo Escolar Municipal Firmino Alves no município de Itabuna-BA. Tem experiência na formação de professores com ênfase em leitura e alfabetização.

ADRIANE LIZBEHD HALMANN
Licenciada em Ciências Biológicas (UFSM), Mestra e Doutora em Educação (UFBA). Docente adjunta da área de Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua na formação de professores de Ciências e Biologia, alfabetização científica, educar pela pesquisa e aspectos da educação para a saúde, especialmente a educação alimentar e nutricional.

ANA PAULA SOUZA BÁFICA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unives), (2011) e em Leitura e Produção Textual (UESC), (2012). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da Educação Básica (UESC), (2013-2015). Atua como professora da Sala de Recursos Multifuncionais e tem experiência com turmas de primeiro ano (Ensino Fundamental). Atuou como coordenadora do Núcleo de Alfabetização (Nalfa), em Canavieiras (Bahia). Desempenhou a função de tutora do curso de Pedagogia da FTC até 2012. Possui experiência na área de educação, com ênfase nas seguintes temáticas: processo de aquisição de leitura e da escrita; produção de material didático para alfabetizar; atendimento educacional especializado.

ANDHIARA LEAL ANTUNES OLIVEIRA
Mestra em Formação de Professores da Educação Básica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Educacional (Uneb) e Docência Superior (FASB), licenciada em Pedagogia (Uneb). Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica da rede pública municipal de Teixeira de Freitas - BA. Experiência como formadora dos cursos de formação continuada: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, alfabetização e coordenação pedagógica.

CÁTIA REGINA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Licenciada em Filosofia (2002) e Pedagogia (2006), Especialista em Gestão da Educação (2011), Mestra em Educação (2017), cursos concluídos pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Cabo da Polícia Militar Bahia – Instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas na 68ª /CIPM-Ilhéus. Atua como professora da educação básica em Ilhéus. Ministra as disciplinas: Relações Interpessoais, Sociologia e Prática de Ensino em cursos de formação para Soldado, Cabo e Sargentos. Possui experiências em desenvolvimento de projetos na temática Educação para o Trânsito, para os órgãos Superintendência de Transporte e Transito/Sutran e a 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ilhéus. É integrante do Grupo de Pesquisa Coletivo Paulo Freire.

DÉBORA PEREIRA DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb – 2013). Especialista em Educação do Campo – Universidade Candido Mendes (2015). Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2015-2017). Tem experiência na área de educação, principalmente no contexto da educação no espaço da zona rural. Atualmente, é professora da Educação Básica do município de Castro Alves-BA no Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola localizada na zona rural. Também atua na rede municipal de Mutuípe-BA, no Ensino Fundamental anos iniciais, em classe multisseriada.

DEISE FIGUEIREDO DOS SANTOS
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC (2006). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2007). É mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) – UESC – (2019). Atualmente é professora do Ensino Médio e articuladora da área de exatas e biológicas do governo do Estado da Bahia. Também é professora do Ensino Fundamental do município de Buerarema-BA. Participa do grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas e a Docência (GEPED) – UESC. Possui experiência docente na educação básica, no Ensino Fundamental (anos finais), no Ensino Médio e na EJA. Pesquisa as áreas: Ensino de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação, Alfabetização Científica, sobretudo dentro da modalidade EJA.

GENÍRIA ALMEIDA DOS SANTOS SOUZA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC (2011). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (UCM) 2016. Especialização em Ensino de Ciências FII (Em andamento) IFBA (2020). É mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) – UESC (2017-2019). Atua como Assessora Pedagógica do Fundamental II e Diretora Formativa da Escola de Formação Paulo Freire no Município de São José da Vitória e professora da educação Básica no município de Itabuna. Possui experiências como formadora em práticas pedagógicas na alfabetização, coordenação pedagógica, participante do grupo de Tutorias Colaborativas em Estratégias Pedagógicas na Alfabetização pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

JAILTON DOS REIS SANTOS FEITOSA
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia - Uneb (2010). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional – Uninter (2014-2016) Mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Formação de professores da Educação básica (PPGE). Atua como Coordenador Pedagógico no município de Curaçá-BA. Possui experiência na formação de professores da Educação Básica, nos seguintes temas: formação de professores; formação continuada em Matemática do Ensino Fundamental anos iniciais; coordenação pedagógica na Educação Infantil (pré-escola), Educação Especial e Ensino Fundamental.

JANUSIA SOUZA
É licencianda do curso de Letras pela Estácio (2019-2020) – Pólo Jequié, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (2008), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo IBEC/FACSA(2012); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2017) e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica; Mestrado em Educação UESC (2018). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Jitaúna e Tutora do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento pela UESC. Tem experiência na área de Educação, principalmente no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

JEANES MARTINS LACHERT
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Professora titular do departamento de Ciências da educação – UESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente com formação de professor, ações étnicas raciais afirmativas e práticas docentes. Pesquisadora do campo de Currículo e Cultura e suas interfaces com as práticas pedagógicas.

LÚCIA FERNANDA PINHEIRO COIMBRA BARROS
Professora adjunta no Departamento de Ciências da Educação na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atua na Graduação e no Mestrado Profissional em Educação. Doutora em Letras (UFMG) (2012) e mestra em Letras (UFMG-2004). Atuou como professora do programa de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em Docência em Educação Básica, professora no curso de Leitura e Produção de Textos e no curso de graduação em Letras da PUC Minas. Atuou como professora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEMG, parecerista do PNLD do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa, professora substituta na Faculdade de Letras da UFMG e dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Minas Gerais. É autora de livros didáticos.

MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz-Universidade Federal da Bahia - UFBA e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz, credenciada nos programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE). Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais e alfabetização.

MARINEIDE RIBEIRO DA SILVA
Licenciada em Letras Português/Inglês - Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-2008), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter-2009), especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (Unime-2012). Mestra em Formação de Professores da Educação Básica – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-2016). Atua como Coordenadora Pedagógica na Área de Linguagens: Anos Finais do Ensino Fundamental – São José da Vitória-BA. Foi professora no Pronatec, Projovem Urbano e CEEP. Tem experiência pedagógica na formação de professores com ênfase em alfabetização e letramento, docente na educação básica nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Português Instrumental.

PRISCILA ALVES PEREIRA
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Teixeira De Freitas - FACTEF (2007). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Do Sul Da Bahia - FASB (2009) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal Da Bahia - UFBA (2015). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC (2017). É professora efetiva da rede pública de Teixeira de Freitas - BA, atuando atualmente na coordenação do Núcleo de Apoio Pedagógico aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. Atua também como professora substituta do Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Práticas Pedagógicas.

RAIMUNDA ALVES MOREIRA DE ASSIS
Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2008) e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia- UFBA (2000). É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1974). Professora adjunta da UESC (aposentada). Tem experiência na área de educação, com ênfase em História da Educação, organização escolar, políticas públicas de educação no município de Itabuna, pensamento educacional na região Sul da Bahia.

REJANE SOUZA RIBEIRO DE CRISTO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002). Especialização em: Métodos e Técnicas do Ensino Superior em Educação a Distância; Educação Especial Inclusiva. Mestra em Formação de Professores da Educação Básica; Mestrado Profissional de Educação UESC. Docente na Rede Municipal de Itabuna. Foi professora substituta na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Itapetinga) e na UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz lecionando as disciplinas da área de Didática; Estágio; Psicologia da Educação; Avaliação escolar; Tecnologias e educação, entre outras Tem como áreas de interesse os seguintes temas: Ensino de Ciências, EJA, EAD, Educação Especial inclusiva, Formação de professores, Práticas educativas e pedagógicas, Currículo.

THAYS SANTOS COSTA
Possui Mestrado em Educação, na linha de Alfabetização e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2018), graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005); especialização em Docência do Ensino (Unime - 2010), especialização em Educação de Jovens e Adultos - perspectiva de Educação Popular (UESC-2019) e em Coordenação pedagógica (FAEL-2018). Tem experiência na área de Educação, dedicando-se aos estudos e desafios desta ciência, sobretudo, no que concerne aos estudos referentes a alfabetização/letramento, campo em que atua desde 1998.

VERBÊNIA ALMEIDA SANTOS
Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) Universidade Estadual de Santa Cruz (2017-2019). Especialista em Educação Científica pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA (2018). Licenciada em Filosofia pela Uesc-2012. Atua como professora da Educação Básica nos municípios de São José da Vitória e Arataca- Bahia. Participa do grupo de pesquisa CNPq Ensino de Ciências por Investigação, PPGEC/UESC. Possui experiência docente e pedagógica na educação básica urbana e na Educação do Campo. Possui experiências com formação de professores do Campo nos seguintes temas: formação de professores do Campo, formação continuada, alfabetização cientifica, ensino por investigação e ensino de Ciências nas escolas do Campo.

VIVIANE BRICCIA NASCIMENTO
Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Espanha). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na Educação Básica como professora de Física nos ensino Médio e Fundamental. Tem atuado no Ensino Superior, com a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, e também em propostas de Formação Continuada nos municípios da região de atuação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realiza pesquisa em: ensino de ciências, alfabetização científica, ensino por investigação e formação de professores.