Capa do livro: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A APRENDIZAGEM E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A APRENDIZAGEM E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Autores: Graziele Kerges Alcantara - Giseli Donadon Germano - Simone Aparecida Capellini (Orgs.)

Os problemas de aprendizagem são mais fáceis de prevenir do que remediar e, pensando nisto, foi que o livro intitulado Múltiplos Olhares sobre a Aprendizagem e os Transtornos de Aprendizagem foi elaborado. Trata-se de uma compilação dos temas abordados no X Congresso Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção organizados pelos membros do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP e Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade.
Este livro é composto por 23 capítulos, escritos por pesquisadores nacionais e internacionais que apresentam as suas contribuições com o objetivo de auxiliar na reflexão de profissionais que atuam na área da educação e da saúde com escolares que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Esperamos que o conteúdo deste livro possa auxiliar de forma direta os escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem, uma vez que os mesmos merecem a oportunidade de aprender com dignidade e qualidade!
Aba
O livro intitulado Múltiplos Olhares sobre a Aprendizagem e os Transtornos de Aprendizagem é uma compilação dos temas abordados no X Congresso Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção organizados pelos membros do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/UNESP-Marília-SP. Este livro é composto por 23 capítulos, escritos por pesquisadores nacionais e internacionais que apresentam as suas contribuições com o objetivo de auxiliar na reflexão de profissionais que atuam na área aprendizagem e suas dificuldades e transtornos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-907-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-906-5
DOI: 10.24824/978655868907.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 354
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A APRENDIZAGEM E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
GRAZIELE KERGES ALCANTARA
Mestre em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Especialista em Reabilitação Neuropsicológica pelo HC-FMUSP (2016) e Formação em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Instituto de Neurociência e Comportamento de São Paulo (2009). Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”.

GISELI DONADON GERMANO
Fonoaudióloga. Mestra e Doutora em Educação. Pós-Doutora em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP. Pós-Doutora pelo Laboratoire de Psychologie et NeuroCognition Grenoble/França. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FFC/UNESP. Docente do programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FFC/UNESP. Fonoaudióloga Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP.

SIMONE APARECIDA CAPELLINI
Fonoaudióloga. Livre Docente em Linguagem Escrita – FFC/UNESP-Marília-SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP – Marília-SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

ALESSANDRA GOTUZO SEABRA
Psicóloga, Mestre, Doutora com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenadora do Grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM. Bolsista de Produtividade do CNPq e editora da Revista Psicologia: Teoria e Prática. Vice-presidente do IBNEC – Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, Ex-presidente da ABECIPSI – Associação Brasileira de Editores Científicos em Psicologia; Ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo do IBAP – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.

ALEXANDRA BEATRIZ PORTES DE CERQUEIRA-CÉSAR
Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” – CER II/FFC/UNESP – Marília – SP e do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília – SP.

ANDRÉA CARLA MACHADO
Pedagoga, Psicopedagoga. Mestre e Doutora em Educação Especial, UFSCar, SP. Estágio Doutoral na Univertsiy of Georgia, UGA, EUA. Pós-Doutorado em Psicologia, UFSCar. Pesquisadora e Psicopedagoga clínica no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil, CPEDi, SP.

ANDREA OLIVEIRA BATISTA
Fonoaudióloga e Psicopedagoga. Mestre em Educação e Doutoranda em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo CFFa. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” – CEES/FFC/UNESP – Marília-SP. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP.

ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO
Psicóloga pela UFPB. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP) da UFPB. Membro do Laboratório em Neurociências, Educação e Saúde (LabNES). Atualmente é aluna voluntária do projeto CUIDAR: avaliação psicopedagógica, psicológica e neuropsicológica da infância e adolescência pelo programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) pela UFPB. ). Aluna Bolsista pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) do Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento do Programa de Pós-graduação em neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) da Universidade Federal da Paraíba.

BIANCA ARRUDA MANCHESTER DE QUEIROGA
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Associada e Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutora em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP. Bolsista de Pós-Doutorado Senior do CNPq.

BIANCA DOS SANTOS
Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP. Bolsista CAPES. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade.”

CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Pós-doutora em Psicologia Cognitiva. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento.

CATIA GIACONI
Pedagoga. Especialista em Educação Especial. Professora Titular do Dipartamento di Scienze dela Formazione, dei Beni Culturali e del Turismo, Universita degli Studi di Macerata (UNIMC), em Macerata – Itália.

CLARA REGINA BRANDÃO DE AVILA
Fonoaudióloga, Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo EPM-UNIFESP. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura (NEAPEL/UNIFESP-EPM).

ECILA PAULA DOS MESQUITA DE OLIVEIRA
Fonoaudióloga clínica, docente e sócia do CeAp – Campinas. Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1998). Especialização em Linguagem pela Universidade de Fortaleza (1999). Mestrado pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – UNICAMP (2006). Doutorado pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – UNICAMP (2011).

GABRIELA FRANCO DOS SANTOS LIPORACI
Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP.

GIORGIO TRENTI
Diretor do Instituto Confúcio, Universita degli Studi di Macerata (UNIMC), em Macerata – Itália.

ISABELA TIEZI ROMBOLA
Fonoaudióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”- FFC/UNESP-Marília-SP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”.

LARISSA SELLIN
Fonoaudióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”- FFC/UNESP-Marília-SP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”.

LIDIANE TAVARES PEREIRA BATISTA
Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/RO). Especialista em fonoaudiologia Educacional. Especialização em Linguagem. Multiplicadora certificada pelo Método de Alfabetização com Boquinhas – Neuroalfabetização. Coordenadora de aprimoramento e cursos de linguagem da Fonoaudiocenter Saúde e Educação.

LÍVIA NASCIMENTO BUENO
Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP.  Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” e do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília – SP.

LUCIANE DE OLIVEIRA SAUER
Fonoaudióloga pela Puccamp. Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp e Mestre em Ciências Médicas pelo departamento de neurologia da UNICAMP.

MAÍRA ANELLI MARTINS
Fonoaudióloga. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília-SP. Pós-Doutora em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP – Marília – SP. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CRFa. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”.

MARIA INÊS ABRANCHES DE OLIVEIRA SANTOS
Fonoaudióloga. Graduação em Fonoaudiologia- PUC-Campinas (1977); Especialização em Psicologia Escolar e Aprendizagem – PUC-Campinas (1989-1990); Formação em Psicopedagogia Clínica-EPSIBA – Escola Psicopedagógica Brasil-Argentina ( de 1996 – 2000); Mestrado em Psicologia Escolar- PUC-Campinas (1998-2000); Título de Especialista em Linguagem Oral e Escrita- Conselho Federal de Fonoaudiologia, n3003/05; Sócia fundadora e docente do CEAp- Cérebro e Aprendizagem- Campinas (1996); Docente do CEFAC- Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (de 2000 a 2012); Docente na Associação Brasileira de Dislexia- S.P.

MARÍLIA PIAZZI SENO
Fonoaudióloga especialista em Audiologia e Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Pedagoga pós-graduada em Psicopedagogia. Fonoaudióloga da Secretaria Municipal da Educação de Marília/SP. Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP.

MELISSA PINOTTI MARGUTI
Aluna do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP.  Bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” e do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília – SP.

MIRYAN CRISTINA BUZETTI
Pedagoga. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFScar. Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq. Professora de séries iniciais do Ensino Fundamental I.

MONIQUE HERRERA CARDOSO
Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Sorocaba – UNISO, Sorocaba – SP.

NATÁLIA LEMES DOS SANTOS
Fonoaudióloga. Mestranda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP-Marília-SP.  Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” e do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília – SP.

NOEMI DEL BIANCO
Pedagoga. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universita degli Studi di Macerata (UNIMC), em Macerata – Itália.

REBEKA FABRI BONFIM MOURA
Aluna do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade do CNPq. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

SUZELEI FARIA BELLO
Fonoaudio?loga pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestrado e Doutorado em Educac?a?o Especial pela UFSCar. Po?s-Doutora no Programa de Cie?ncia Tecnologia e Sociedade /UFSCar. Cofundadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil – CPEDI.

THAÍS CONTIERO CHIARAMONTE
Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia e Doutoranda em Educação pela FFC/UNESP – Marília- SP. Bolsista CAPES. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” do CNPq.

TONCHY NICOLAS VRSALOVIC RADOVIC
Fonoaudiólogo. Mestre em Educação e Gestão Inclusiva pela Universidad Santo Tomás, Chile. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidad de Valparaiso, Chile.