Capa do livro: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO: <br>Políticas, Tecnologias e Representações

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO:
Políticas, Tecnologias e Representações

Autores: Alzira Batalha Alcântara - Edna Maria Querido de Oliveira Chamon - Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa (Orgs.)

Os textos desta coletânea são fruto do trabalho de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). São pesquisas maduras, em áreas importantes e diversas como políticas educacionais, formação de professores, representações sociais na educação, história e tecnologias de informação e comunicação em processos educativos, abrangendo etapas desde a educação infantil até o ensino superior. Esses pesquisadores atendem ao chamado de pensar a educação em tempos sombrios, quando o ataque neoliberal se faz mais forte, quando se quer a educação como serviço e não como direito, quando se ignoram as evidências e se nega a ciência. A publicação desses textos é fundamental não apenas para difundir o conhecimento produzido, mas também para pôr à prova o que se produziu. A ciência é sempre um vir a ser, sempre provisória, e precisa do teste do tempo e da crítica para se consolidar. Esses textos representam a contribuição da academia para essa construção.

Em tempos de negacionismo científico, de desigualdades sociais, de intolerância e de desrespeito à pluralidade de ideias, a educação afirma-se como forma privilegiada não só de construção do conhecimento, mas de formação do espírito crítico e da consciência democrática. Os textos desta coletânea, fruto do trabalho de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, destacam esse papel transformador nas áreas de políticas e práticas educacionais, representações sociais na educação, formação de educadores e tecnologias de informação e comunicação em processos educativos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-705-4
ISBN DIGITAL:978-65-5868-711-5
DOI: 10.24824/978655868705.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO: <br>Políticas, Tecnologias e Representações
ALINE PINHO MATTOS
Mestra em Educação pela UNESA. Pós-graduada em docência do ensino superior e gestão de pessoas. Graduada em Turismo pela Faculdade da Cidade. Atua como Professora e Tutora na Universidade Estácio de Sá em disciplinas de graduação e Pós-Graduação da área de Economia Criativa, e de graduação na área da Educação. Tem experiência em docência presencial e remota, além de mediação de alunos a distância e elaboração de conteúdo sobre Economia Criativa. Ocupa o quadro de docentes na Universidade Estácio de Sá desde 2013.

ALZIRA BATALHA ALCÂNTARA
Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores, da Universidade Estácio de Sá. Integra o grupo de pesquisa “Estudos de História da Educação Local”. Atua nas áreas de pesquisa e ensino da História da Educação e Políticas Educacionais.

ANA PAULA MENDES PEREIRA DE VILHENA
Possui doutorado em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal do Pará e graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora da Faculdade Estácio do Pará, em Belém, PA. Tem experiência em Docência de Ensino Superior, atuando nas áreas de Comunicação (com ênfase em Publicidade e Jornalismo), Administração (com ênfase em Gestão de Marketing) e Pedagogia (com ênfase em Arte, Cultura e Educação). É pesquisadora de estudos de recepção, estudos culturais e cibercultura, com projetos de iniciação científica e extensão nestas linhas temáticas.

CESAR AUGUSTO LESSA PINHEIRO
Mestrado em Educação pela UNESA, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Ensino a Distância, Graduação em Psicologia (Bacharel e Licenciatura), Professor da Pós-Graduação Lato Sensu e na Graduação em cursos presenciais e EAD. Tem experiência como Gestor de Negócios e de Pessoas. Atua também, como Gestor Nacional de Cursos e é Coordenador Nacional do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico – NAAP.

CLÁUDIA BOTELHO SILVA
Licenciada em Letras: Português– Inglês pela Universidade Federal Fluminense, tendo realizado curso de Especialização em Linguística Aplicada ao ensino do inglês como língua estrangeira pela mesma universidade. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua como professora de inglês nas redes pública e privada desde 1989. É professora de inglês da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) desde 2000 e leciona língua inglesa e língua portuguesa para alunos do Ensino Fundamental II. Dedica-se a pesquisas na área dos Estudos do Cotidiano, Ensino da Língua Inglesa e Formação Docente.

EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON
Possui doutorado em Psicologia pela Université de Toulouse II, França, e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas, São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, RJ. Tem experiência em Educação a Distância e em avaliação institucional e de cursos pelo MEC. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

FABÍOLA FARIAS BAPTISTA DA CUNHA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ), com bolsa Capes-Prosup. Graduada em Pedagogia, licenciatura plena com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrou a equipe da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, na função de Gerente, nos anos de outubro de 2017 a janeiro de 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização e na Formação de Educadores da Infância.

GUSTAVO AFFONSO DE PAULA
Doutor em Educação pela UNESA e Mestre em Radioproteção e Dosimetria pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como Professor de Física no Polo Educacional Sesc desde 2009 e ocupa o cargo de Coordenador de Ciências da Natureza desde 2014. Tem experiência na área de Física com ênfase em instrumentação de uso geral em Física e ensino de Ciências.

INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA
Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESA, Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC – 2015-2019), ex-coordenadora (2003-2005) e membro do GT Currículo da ANPEd e do Conselho Fiscal da mesma entidade (gestão 2015/2019). Atua na área de Educação, no campo de estudos do Currículo e do Cotidiano Escolar como políticas práticas cotidianas e do direito à educação. Bolsista de Produtividade
em Pesquisa 1C do CNPq e da UNESA. Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

JACIARA DE SÁ CARVALHO
Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico). É avaliadora Ad-hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Coordena o Grupo (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec), integra os grupos de pesquisas TIC nos Processos Educacionais (TICPE/UNESA) e Discursos da Educação e Tecnologia DEdTec (PUC-Rio). Possui experiência com Educação a Distância e suas pesquisas exploram relações entre educação e tecnologias sob abordagens críticas.

LAÉLIA PORTELA MOREIRA
Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação pelo IESAE/RJ. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado pela UEPG. Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio– PPGE/UNESA. Atua nas áreas de Política Educacional e Formação Docente.

LUCIANA ANTUNES BILITARIO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ). Especialista em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ-RJ). Atualmente é coordenadora e professora de Educação Física do Instituto Federal Colégio Pedro II, Campus Realengo I (RI). Tem experiência em educação básica e ensino especial, com atuação nas redes municipal, estadual e federal. Atua em áreas de pesquisa relacionadas a representações sociais, representação de corpo e cotidianos da infância.

MARCELO JOSÉ GONÇALVES SOSINHO
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), com Doutorado em andamento. Pós-graduado em Telejornalismo pela UNESA. Graduado em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Atua como Professor da Universidade Estácio de Sá em disciplinas da graduação da área de Economia Criativa desde 2004. Experiência profissional na área de radiojornalismo, tendo trabalhado em algumas emissoras de rádio.

MARCIO SILVEIRA LEMGRUBER
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, integrando a Linha de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), de 2012 a julho de 2020. Organizador, juntamente com Renato José de Oliveira, do livro Teoria da Argumentação e Educação, Ed. UFJF. Área de atuação: Filosofia da Educação e Filosofia da Tecnologia, especialmente suas relações com cinema e literatura.

MATHEUS AZEREDO CHEREM
Mestre em Educação pela UNESA. Graduado em Letras português e inglês pela Faculdade Machado de Assis. Atualmente é professor do Instituto Nossa Senhora da Piedade em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, RJ. Atua como Tutor de língua inglesa. Tem experiência em ensino de língua inglesa. Atua nas áreas de pesquisa em Educação, com ênfase em tecnologias contemporâneas e educação e jogos digitais.

MONICA RABELLO DE CASTRO
Possui doutorado em Psicologia pela PUC Rio, e pós-doutorado em Comunicação pela Université de Montréal, Canadá. Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa GEMat-UERJ: Grupo de Educação Matemática do CAp/UERJ, do(a) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o LANCE –Laboratório de Análise da Comunicação em Educação (http://lance-edu.org). É editora da Revista Educação e Cultura Contemporânea, desde a sua fundação. Tem larga experiência na área de Educação e Comunicação, sobretudo nos processos argumentativos, atuando principalmente com os seguintes temas: educação matemática, representações sociais do trabalho docente, formação de professores e processos cognitivos e linguísticos em educação e escolarização de crianças de rua e indígenas.

PATRÍCIA SIROTHEAU DE ALMEIDA EICHLER
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2018), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (1994). Atualmente é funcionária pública – Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro.

PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS
Pedro Humberto Faria Campos é doutor em Psicologia social pela Universidade de Provence, França. Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIVERSO e professor de psicologia da educação na Faculdade de Educação da UERJ. Membro do GT de Representações Sociais da ANPEPP e bolsista do Programa “Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ.

RENATA BAESSO JANEIRO
Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professora do Instituto Federal Baiano. Doutoranda em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESA, atua nas áreas de pesquisa em Ensino da Arte, Educação Integral e Políticas Públicas Educacionais, com ênfase na formação de nível médio.

RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA
Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V (1994). Atualmente é professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Prática Educativas. É Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC)/Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.

SELMA REGINA MATTOS VALLE
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá e Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua desde 2007 como Mediadora nos cursos à distância de Licenciatura em Matemática e Física do CEDERJ pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

SILVIO DUARTE DOMINGOS
Doutorando em Educação e mestre em Educação pela Universidade de Estácio de Sá. Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, RJ. Tem experiência em docência universitária. Atua nas áreas de pesquisa em Economia Criativa e Educação, com ênfase em representação social, formação docente, educação criativa e inovação educacional. É bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá – UNESA.

STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
Doutora em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela mesma universidade. Pedagoga pela Universidade Santa Úrsula e Licenciada em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá. Coordena os grupos de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (LEP-TEC) e Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Atua em pesquisas na área da Educação e Cultura atuando, em especial, com os seguintes temas: tecnologias em educação, tecnologias assistivas, formação do professor e didática digital.

SUZANA ELISA CUNHA MARQUES
Mestra em Educação pela UNESA, Pós-Graduada em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Pedagoga pela UERJ. Integra o Grupo de Pesquisa (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec). Atua como Tutora do Consórcio CEDERJ na disciplina Educação e Trabalho, e no Sebrae/RJ, como Orientadora de Negócios. Tem experiência com mediação de alunos a distância e elaboração de conteúdo sobre educação e trabalho e educação e tecnologia. Também ministra palestras e videoaulas sobre empreendedorismo e temas relacionados à educação.

VANESSA BATISTA DE OLIVEIRA
Mestra em Educação pela UNESA, onde integra o Grupo de Pesquisa (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec). Pós-graduada em Formação de Professores de Português para Estrangeiros pela PUC-RJ. Graduada em Letras nas modalidades Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Conselho Editorial da EaD Freiriana, do Instituto Paulo Freire. Ocupa desde 2010 o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

WANIA REGINA COUTINHO GONZALEZ
Socióloga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação, e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá – UNESA e é professora adjunta da UERJ/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.