Capa do livro: A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores: Vilmara Mendes Gonring

Resultado de uma pesquisa etnográfica que tem como personagem central João, uma criança da Educação Infantil, o livro traz preciosas estratégias presentes nos movimentos feitos pela família e pela rede de profissionais da educação atuantes na escola formal. Descortina uma ação pedagógica em que já se observa a consciência de que é preciso se recusar a uma inclusão “faz de conta”, e que, ao mesmo tempo, está marcada pelas dificuldades de acolher, em todas as dimensões que fazem do homem humano, os indivíduos com Asperger – enquadrado como Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-DSM-5, publicado posteriormente pela Academia Americana de Psiquiatria. Neste cenário, evidencia-se a importância da produção de conhecimento, aquele que nos permite superar as intempéries do mundo e viver nossa humanidade em sua plenitude. Esta obra, portanto, põe luz em um cenário em que muitos de nós, pais e educadores, em especial, ainda enxergam apenas sombra.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-511-1
ISBN DIGITAL:978-65-5868-500-5
DOI: 10.24824/978655868511.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VILMARA MENDES GONRING
Licenciada em Pedagogia e com pós-graduação em gestão educacional, é mestre em Educação - Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Antes de iniciar sua atuação no ensino superior (disciplinas Currículo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado na Educação Infantil, Educação Inclusiva para cursos de licenciatura da Ufes), foi professora do Ensino Fundamental nas redes pública e privada, contexto em que os desafios e oportunidades da ação pedagógica junto a crianças com deficiências começaram a ser alvo de seu interesse de pesquisa.