Capa do livro: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: <br>Formação de Professores, Metodologias e Ensino

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:
Formação de Professores, Metodologias e Ensino

Autores: Emerson Ribeiro - Frederico de Holanda Bastos (Orgs.)

Convidamos a comunidade acadêmica, pesquisadores e professores à leitura do livro “Educação Geográfica: Formação de professores, Metodologias e Ensino” com artigos que iram instigar o leitor ao debate, contribuindo para pesquisas e a formação de professores nesse tempo em que a pandemia COVID-19, suspendeu o cotidiano escolar. Esse livro foi pensado a partir das mesas redondas que teríamos no I Seminário de Educação Geográfica que ocorreria no ano de 2020 na Universidade Regional do Cariri. A produção dos textos abarca apenas as instituições de ensino, que ofertam o curso de Geografia no Estado do Ceará, temas de pesquisas dos professores da rede pública do ensino básico e universitário com temas importantes para a compreensão do cotidiano educacional, desenvolvidos nas universidades e nas escolas e para além de seus muros, é a geografia cearense pensando a produção do espaço educacional e a formação de professores de Geografia no Estado do Ceará.

Impresso
de R$ 73,08 por
R$ 63,48
Digital
de R$ 73,08 por
R$ 51,16

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-580-7
ISBN DIGITAL:978-65-5868-592-0
DOI: 10.24824/978655868580.7
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: <br>Formação de Professores, Metodologias e Ensino
FREDERICO DE HOLANDA BASTOS
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

RAFAEL BRITO GOMES
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

HEIBE SANTANA DA SILVA
Geógrafo (UESC), tem doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor substituto do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri e pesquisador dos laboratórios Quatro Elementos e do Grupo de estudo Território, Espaço e Movimentos Sociais.

ELDER LUIS DO NASCIMENTO GOMES
Graduado em Geografia e aluno do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri e professor da rede básica.

PATRÍCIA DA SILVA FELIX
Aluna de Graduação Bolsista PIBIC/CNPQ membro do Laboratório Quatro Elementos Universidade Regional do Cariri – URCA.

CÍCERA KAROLINE FERNANDES GOMES
Aluna de Graduação Bolsista PIBIC/CNPQ membro do Laboratório Quatro Elementos Universidade Regional do Cariri – URCA.

FRANCISCO FELIPE DA SILVA ROSENDO
Aluno de Graduação Bolsista PIBIC/URCA membro do Laboratório Quatro Elementos Universidade Regional do Cariri – URCA.

BIANCA ALENCAR DE ALMEIDA
Aluna de Graduação Bolsista PIBIC/URCA membro do Laboratório Quatro Elementos Universidade Regional do Cariri – URCA.

ANAEL RIBEIRO SOARES
Mestre em Geografia humana pela USP.

PAULO WENDELL ALVES DE OLIVEIRA
Doutor em Geografia (IESA/UFG). Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA). Vice-coordenador do Laboratório de Espaço, Memória e Cultura Aplicados a Educação (LEMCAE) e do Grupo de Pesquisa Espaço e Subjetividade (GES).

ANA PAULA RODRIGUES DA COSTA
Mestre em Geografia (IESA/UFG). Membro pesquisadora do Laboratório de Espaço, Memória e Cultura Aplicados a Educação (LEMCAE) e do Grupo de Pesquisa Espaço e Subjetividade (GES).

CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO
Professora Adjunta do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri – Urca. Pós-doutoranda e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO, da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA.

MARIA DANIELY FREIRE GUERRA
Doutora em Geografia. Professora da Universidade Regional do Cariri e coordenadora do LABOCART.

EMYLE CAROLINE FERREIRA DA SILVA
Graduanda em Geografia. Bolsistas do LABOCART.

ANA PAULA DE LIMA
Graduanda em Geografia. Bolsistas do LABOCART.

JEREMIAS ROCHA
Licenciado em Geografia. Professor da Rede de Educação Básica do Estado do Ceará e ex-bolsista do LABOCART.

LINDINEZ PEREIRA CALDAS
Graduada em Geografia na Universidade Regional do Cariri-URCA.

MARIA SOARES DA CUNHA
Prof.ª Dr.ª Curso de Geografia na Universidade Regional do Cariri-URCA.

FRANCISCO NATANIEL BATISTA DE ALBUQUERQUE
Prof. Dr. Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu e do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará.

LÍDIA HELLEN MASCARENHAS SOUZA
Licenciada em Geografia – Universidade Estadual Vale do Acaraú.

JANDER BARBOSA MONTEIRO
Doutor em Geografia – Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

MARCELO MARTINS DE MOURA FÉ
Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO/URCA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA). Coordenador do Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio – NIGEP (URCA/CNPq). Pesquisador Funcap / Bolsista Produtividade (2018-2020).

MÔNICA VIRNA DE AGUIAR PINHEIRO
Geógrafa. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC, 2015). Professora Substituta - DEGEO/URCA. Vice-coordenadora do NIGEP (URCA/CNPq).

JANIELE DE BRITO DE SOUZA
Economista (URCA). Mestranda - PRODER/UFCA. Professora substituta do Curso de Administração (UFCA). Membra do NIGEP (URCA/CNPq).

AMANDA BRASIL DE ANDRADE
Graduanda em Geografia (URCA). Bolsista de Extensão (Pibex/URCA; 2018-2020). Monitoria de Geologia Geral (Degeo/URCA, 2018.1). Membra do NIGEP (URCA/CNPq).

MARIA ADJAYNNE DE LIMA LINO
Graduanda em Geografia (URCA). Bolsista de Iniciação Científica (Pibic/URCA; 2020). Monitoria de Geologia Geral (Degeo/URCA, 2019.1). Membra do NIGEP (URCA/CNPq).

MARIANO DE OLIVEIRA CARVALHO
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, professor efetivo vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC junto a Escola de Ensino Médio E.E.M. de Campos Sales.

CASSIO EXPEDITO GALDINO PEREIRA
Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP, Professor substituto da Universidade Regional do Cariri – URCA.

ADELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Substituta do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA).

ANTONIO MARCOS GOMES DA SILVA
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Mestre em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Geografia-GEOPROF da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professor substituto no Departamento de Geociências-DEGEO, no curso de Licenciatura em Geografia.

RAYSSA SOARES LEITE
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia/URCA, Bolsista do Programa de Estágio extracurricular/FUNCAP-FECOP no Laboratório Geografia, Criatividade e Educação – 4 Elementos.

JOSÉ RODRIGUES DE MORAIS
Graduando do curso de Licenciatura em Geografia/URCA, Bolsista do Programa de Ensino Pré-Vestibular/PRÉ-VEST/URCA, Voluntário no Laboratório Geografia, Criatividade e Educação – 4 Elementos.

ANALICE DA SILVA SANTOS
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia/URCA, Bolsista do Programa de Estágio extracurricular/FUNCAP-FECOP no Laboratório Geografia, Criatividade e Educação – 4 Elementos.

EMERSON RIBEIRO
Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri e do Mestrado Profissional em Educação PMPEDU e do Programa de pós-graduação em Geografia da UFPB.