Capa do livro: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: <br>um processo em construção <br> Série – Bioética - Volume 12

INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR:
um processo em construção
Série – Bioética - Volume 12

Autores: Patricia Maria Forte Rauli - Leide da Conceição Sanches - Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini (Orgs.)

Pensar a inclusão de estudantes com deficiência no ensino como um processo em construção implica assumir a perspectiva de um projeto ético inacabado, em constante movimento, em busca de dignidade e afirmação de direitos. A presente obra pretende contribuir para este processo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-248-6
ISBN DIGITAL:978-65-5868-245-5
DOI: 10.24824/978655868248.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: <br>um processo em construção <br> Série – Bioética - Volume 12
AMARILIS CAVALCANTI DA ROCHA
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Curitiba (1983). Especialista em Psicologia da Educação, formação em psicodrama e em Orientação Profissional. Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é docente no curso de psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe, Supervisora de estágio na área da psicologia escolar e membro do Núcleo de Apoio Didático Pedagógico Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade – Nadia.

BRUNA VEIGA
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2010). Pós-Graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR no programa de Saúde do Adulto e do Idoso e Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Experiência acadêmica nas áreas de Saúde Coletiva, Contexto Hospitalar, Desenvolvimento Infantil e Contexto Escolar, Saúde Mental, Campo Social. Atualmente é terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS I, no Município de Mandirituba (PR).

CLAUDIA PAOLA CARRASCO AGUILAR
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1993), Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Furb (2003) e em Psiquiatria pela UP (2012). Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é professora do curso de Medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe e membro do Núcleo de Apoio Didático Pedagógico Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade – Nadia. Tem experiência na área de Docência, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade.

DENISE RIBAS JAMUS
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Medicina Interna e Ciências da Saúde – HC UFPR. Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Fmusp. Curso avançado em Reabilitação Neuropsicológica pela Fmusp. É professora do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe e da pós-graduação na Sapiens, Instituto Genus, FAE, IPTC e Tuiuti. É avaliadora em pesquisa clínica no Instituto Flumignano, responsável pelos estágios na área clínica e hospitalar da pós-graduação em Neuropsicologia da Sapiens – Instituto de Psicologia e pelo Ambulatório de Neuropsicologia do Hospital Municipal do Idoso. Tem experiência na área clínica, hospitalar e pesquisa, com ênfase em Neuropsicologia, Altas Habilidades/Superdotação e Saúde do Idoso.

EDUARDO BILAQUI ZUKOVSKI
Graduando em Medicina pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2018). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Esportiva. Aluno bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic) das Faculdades Pequeno Príncipe.

ELIANA GRANADIER
Graduada em Letras-Português/Inglês pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2009). Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2019). Orientadora do Instituto Superior do Litoral do Paraná. Experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Tutora E-learning FPP.

GABRIELA EYNG POSSOLLI
Graduada em Pedagogia (2006). Bacharel em Análise de Sistemas (2003). Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Doutora em Educação Pela UFPR, linha de Políticas e Gestão da Educação Superior (2012). Especialista em Comunicação e Semiótica: teoria e crítica da sociedade da informação (2005). Atualmente é docente do Programa de Ensino nas Ciências da Saúde e Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais nas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e professora do curso de Pedagogia da Fael. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Game Based Learning aplicada a práticas terapêuticas, educação e saúde (Financiamento da Fundação Araucária).

GERSON DE SOUZA MÓL
Graduado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Química pela Universidade de Brasília UnB, com pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na Reamec e no PPGECM. UEM. Parecerista de revistas científicas. Consultor da Capes, CNPq e agências de fomento. Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química SBEnQ. Um dos autores do livro didático Química Cidadã. Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva com foco no Ensino de Ciências.

GLAUCE THAIS BEZERRA SOUZA BARROS BACELLAR
Graduada em Psicologia, Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde, nas Faculdades Pequeno Príncipe – FPP, em Curitiba, PR. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Gestalt-Terapia, no Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília – IGTB, em Brasília, DF (2014). Especialista em Gestão de Pessoas, na Faculdade Uneb, em Brasília, DF (2010). Especialista em Altas Habilidades/Superdotação, na Faculdade São Bráz, em Curitiba, PR (2018). Graduada em Administração de Empresa, na Universidade Tiradentes – Unit (2000) e no curso de Psicologia, na Universidade Paulista – UniP (2013). Atualmente realiza pesquisas na área de Educação Inclusiva, na Faculdade Pequeno Príncipe – FPP. Psicóloga Clínica com experiência em atendimento clínico, avaliação psicológica e avaliação de potencial intelectual para Altas Habilidades/Superdotação.

IVETE PALMIRA SANSON ZAGONEL
Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), Especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cuidado Humano e na área de Ensino nas Ciências da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia heideggeriana, cuidado de enfermagem, transição, adolescência, puerpério, fenomenologia, enfermagem obstétrica, ginecológica, pediátrica e ensino na saúde. Linha de pesquisa: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; pesquisa qualitativa. Atua como docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Avaliador de curso e institucional do Inep. Diretora Acadêmica da FPP. Membro do Grupo de Estudos – Pensa (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

JOÃO VICTOR DA SILVA
Graduado em Psicologia pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2016). Mestrando em Ensino nas Ciências da Saúde, na Faculdade Pequeno Príncipe, em Curitiba, PR. Utiliza a abordagem da psicologia analítica junguiana. Tem experiência de atuação nas áreas da psicologia clínica, escolar, hospitalar e social. Nesta última área de atuação desenvolveu e aplicou atividades de fim educativo e de conscientização para crianças e adultos. Proferiu palestras e rodas de discussão sobre conscientização e responsabilidade social no trânsito. Monografia de conclusão direcionada a população em situação de rua na pesquisa de campo “Representações sociais de indivíduos em situação de rua”.

LEIDE DA CONCEIÇÃO SANCHES (ORG.)
Graduada em Ciências Sociais (1993) e em Direito (1998) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestra e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe. É membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008, e Membro do Grupo de Estudos – Pensa (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos das Faculdades Pequeno Príncipe, professora visitante do ISFIT em Timor Leste.

MARIA CECILIA DA LOZZO GARBELINI (ORG.)
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), Mestra em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1998). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia. Professora aposentada da UFPR. Atualmente é professora titular das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Atua no Stricto Sensu como orientadora e pesquisadora na área de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPP. Membro do Grupo de Estudos – Pensa (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

MARIA ROSA MACHADO PRADO
Graduada em Farmácia Bioquímica e Indústria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestra em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Processos biotecnológicos na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Processos Biotecnológicos atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: microbiologia industrial, desenvolvimento de produtos fermentados com probióticos e estudo de atividades biológicas. Atua no Stricto Sensu como orientadora e pesquisadora no programa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe com pesquisas na área de inclusão e desenvolvimento de instrumentos avaliativos.

MAUREN LETÍCIA ZIAK
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela UFPR. Graduanda em Letras, bacharelado em tradução, pela UFPR. Interesse de estudo em medicina social, saúde pública, ciências sociais, linguística e estudos da tradução.

MAURITÂNIA LINO DE OLIVEIRA
Graduada em Biologia pela Universidade Católica de Brasília (2001), com Especialização em Educação Ambiental (2007), com Especialização em Psicopedagogia (2011) e com Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania (2014). Mestranda no Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

PATRICIA MARIA FORTE RAULI (ORG.)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989), Mestra em Educação pela PUCPR (2009) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Embaixadora da Paz pela Odaee (2017). Especialista em Administração pela Unifae (2007). Diretora Geral das Faculdades Pequeno Príncipe, Presidente do Conselho Superior de Administração da Instituição, Presidente do colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética- Regional Paraná (gestão 2017-2019). Membro do Grupo de Estudos – Pensa (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde). Professora visitante do ISFIT em Timor Leste.

RITA DE CÁSSIA RIBEIRO PENHA ARRUDA
Graduada em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 1985, especialista em otorrinolaringologia pela Aborl- (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial), e Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Professora-tutora do Centro Universitário Campo Real (medicina) Guarapuava/PR. Membro da Aborl-CCF desde 1989, membro da Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology. Delegada do conselho regional de medicina do Paraná (delegacia de Guarapuava-PR. Tutora/preceptora de acadêmico de medicina da Faculdade Evangélica de Medicina (Fepar). Curso de formação permanente de docentes – Centro Universitário Campo Real, Guarapuava/PR.

ROBERTO ZONATO ESTEVES
Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1987), Mestre em Medicina (Endocrinologia Clínica – 1993), Doutor em Medicina (Endocrinologia Clínica – 1997) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutor (Biologia Celular e Fisiologia Endócrinas – 1997-1998) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor Associado “C” e professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Coordenador do Curso de Medicina da UEM (2016-2020), tendo ocupado o mesmo cargo no período 2008-2012. Atualmente é Professor do Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde e pesquisador das Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é consultor dos Ministérios da Saúde e da Educação. Exerceu a Diretoria Regional (Regional Sul II) da Associação Brasileira de Educação Médica no período de 2010 a 2012. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino na saúde, desenvolvimento docente, saúde coletiva, deficiência em iodo e doenças da tiroide.

SILVIA MARA DE SOUZA HALICK
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1997), é Especialista em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná (1999) e em Neuropediatria também pela UFPR (2001), Especialista em Preceptoria de Residência Médica no SUS (2016). Possui experiência de 16 anos em atendimento na área privada e em atendimento no Serviço Público de Saúde nas áreas de Pediatria e Neuropediatria. Experiência em docência universitária na Faculdade Campo Real e em Preceptoria na Residência Médica de Pediatria no Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul-Grande Curitiba/PR. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2019). Membro do Colegiado e NDE do curso de Medicina do Centro Universitário Campo Real.

THABITA MARIH DOS SANTOS
Graduanda em Psicologia pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Aluna voluntária do Programa de Iniciação Científica (Pibic) das Faculdades Pequeno Príncipe.

VANESSA CRISTINE RIBEIRO FREDRICH
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2013). Concluiu o Programa de Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Paraná (2016). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Atualmente é promotora de saúde profissional – Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e professor especialista da FPP. Tem experiência na área de Clínica Médica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância em saúde, iniquidades em saúde, clínica médica, educação em saúde, metodologias ativas.