Capa do livro: DIÁLOGOS SOBRE A BNCC NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA

DIÁLOGOS SOBRE A BNCC NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA

Autores: Eva Teresinha de Oliveira Boff - Alisson Vercelino Beerbaum (Orgs.)

A obra em questão tematiza uma forma muito singular de analisar diferentes interfaces entre a BNCC e a educação escolar. O conjunto dos 23 textos/capítulos que a compõe permitem ao leitor compreender as potencialidades e desafios implicados na BNCC, bem como múltiplas formas possíveis de sua operacionalização na escola. O modo de apresentação e organização do livro intencionam a construção de um currículo emancipatório, e assim as leituras provocam sentidos que permitem articular desde a compreensão dos fundamentos das novas BNCCs até seus desdobramentos no campo: da educação matemática, da educação literária, da educação ambiental, da educação especial, da EJA, das ciências da natureza, da área de linguagem, do ensino de línguas estrangeiras, bem como da educação básica em sua totalidade. Muitos temas emergem das pesquisas, destacando-se os assuntos relacionados: à formação continuada dos professores, à diversidade cultural, à educação sexual na adolescência, à educação alimentar e nutricional, à saúde mental e, à inclusão escolar. Os/as autores/as ainda tematizam como é possível desenvolver competências socioemocionais e evidenciam como a BNCC provoca um novo rearranjo nas áreas de conhecimento, o que significa, segundo eles, uma perspectiva centrada na interdisciplinaridade, no uso de novas tecnologias digitais, bem como no destaque da prática de contextualizar a partir de Situações de Estudo (SE), tendo em vista seu sentido para o desenvolvimento de competências e fundamentalmente para o aprendizado das ciências.  Em suma, o livro, a partir de um fundo teórico e filosófico que objetiva colaborar com a formação de sujeitos críticos e reflexivos, valoriza o conjunto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Unijuí), evidenciando o quanto potencializa uma forma de conceber o desdobramento da BNCC no currículo escolar. Tarefa que é desenvolvida tendo em vista as potencialidades e limites da mesma acerca das temáticas estudadas.        

Dr. Sidinei Pithan da Silva

Impresso
de R$ 89,88 por
R$ 69,14
Digital
de R$ 82,68 por
R$ 51,86

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-586-9
ISBN DIGITAL:978-65-5868-590-6
DOI: 10.24824/978655868586.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 320
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS SOBRE A BNCC NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA
EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF (ORGANIZADORA)
Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde– UFRGS(2011). É professora alocada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-UNIJUÍ).

ALISSON VERCELINO BEERBAUM (ORGANIZADOR)
Mestrando em Educação nas Ciências (PPGEC-Unijuí), Graduação em Licenciatura em Matemática (Unijuí) com período sanduíche (AIT – Irlanda). Atualmente atua como professor de Educação Básica na disciplina de Matemática na rede pública estadual do Rio Grande do Sul – 36° CRE Ijuí.