Capa do livro: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: <br>Formação, Influências, Inovação Pedagógica e Perspectivas <br>Coleção “Docência, formação de professores e práticas de ensino” - Volume 6

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL:
Formação, Influências, Inovação Pedagógica e Perspectivas
Coleção “Docência, formação de professores e práticas de ensino” - Volume 6

Autores: Dijnane Vedovatto - Elisângela Venâncio Ananias - Roraima Alves da Costa Filho (Orgs.)

Os textos desta obra compõem a coleção “Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino”, e oferece um panorama que retrata os recentes estudos no campo da Formação de Professores em Educação Física, tendo como foco os Estágios Supervisionados. Os trabalhos aqui apresentados, evidenciam uma singular oportunidade de conhecer as pesquisas sobre os estágios supervisionados em Educação Física, fundamentados em referenciais das ciências humanas e da educação. Apresentamos um significativo material produzido por pesquisadores de diferentes partes do Brasil, e que nos apresentam perspectivas epistemológicas e metodológicas diversas, permitindo vislumbrar os estágios sob uma ótica ampliada que nos oferece subsídios para o debate sobre o assunto em questão. Ao contemplar múltiplas visões, os escritos aqui reunidos, nos possibilitam conhecer as diferentes facetas do estágio supervisionado a partir de estudos rigorosos, propositivos e inovadores, e nos instiga a refletir sobre questões fundamentais para a qualidade da formação de professores em Educação Física no Brasil.

Impresso
de R$ 66,92 por
R$ 51,48
Digital
de R$ 59,88 por
R$ 38,61

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-509-8
ISBN DIGITAL:978-65-5868-502-9
DOI: 10.24824/978655868509.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: <br>Formação, Influências, Inovação Pedagógica e Perspectivas <br>Coleção “Docência, formação de professores e práticas de ensino” - Volume 6
DIJNANE VEDOVATTO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Educação também pela UFSCar. Atualmente, é professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos.

ELISÂNGELA VENÂNCIO ANANIAS
Licenciada em Educação Física pela UNESP-RC, Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP, Doutora em Ciências da Motricidade pela UNESP-RC. Atualmente é professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

RORAIMA ALVES DA COSTA FILHO
Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda e Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Atualmente é professor da Rede Municipal de Educação de Rio Claro-SP.

ALEXANDRA FOLLE
Licenciada em Educação Física pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.

ANA PAULA BERNARDI PORTILHO
Licenciada em Educação Física (2002), Mestre em Educação (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação Física (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Linha de pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Professora do Curso de Educação Física – Licenciatura, na Faculdade do Futuro em Manhuaçu/MG, desde 2008/1 e no Curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar na mesma instituição.

ANEGLEYCE TEODORO RODRIGUES
Pós-Doutorado em Educação (UNESP/RC). Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG, do Programa de Pós-Graduação em Rede em Educação Física /RC/UFG e da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG.

CÉLIA POLATI
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE/UFRRJ). Professora de Educação Física na educação básica da rede pública de ensino dos municípios de Piraí e Rio de Janeiro.

ELIZANGELA CELY
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Doutoranda em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ. Professora de Educação Física da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC-RJ) do Rio de Janeiro, e da Rede Municipal de Itaguaí- RJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE/UFRRJ).

ÉRIKA SANTOS DA SILVA
Licenciada em Educação Física. Instituto de Educação Física e Esportes – Universidade Federal do Ceará.

EVANDO CARLOS MOREIRA
Licenciado em Educação Física – FEFISA, Mestre em Educação Física – UNICAMP, Doutor em Educação Física – UNICAMP, Pós-doutor em Estudos da Criança – Universidade do Minho, Portugal. Professor Associado II da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA
Licenciada em Educação Física – UFMT, Mestre em Educação – UFMT. Professora substituta na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

GELCEMAR OLIVEIRA FARIAS
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.

ILEANA WENETZ
Professora Adjunta do Centro de Educação Física e Deportes e Professora da Pós- graduação em Psicologia Institucional (Ufes). Pós-doutora no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano e Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde pela EsEF/UFRGS.

ISABELLA CAROLINE BELEM
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2011). Especialista em Ginástica Rítmica pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) (2015). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (PPGEF UEM/UEL) (2014). Atualmente é aluna do doutorado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (PPGEF UEM/UEL) e docente do Núcleo de Educação à Distância dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

IVINA MARIA DE SOUSA PAES
Licenciada em Educação Física. Instituto de Educação Física e Esportes – Universidade Federal do Ceará.

JORGE BOTH
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2003). Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde (UNIOESTE) (2004). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2008). Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2011). Atualmente é professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

JOSÉ HENRIQUE DOS SANTOS
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ. Doutor em Ciências da Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Departamento de Educação Física da UFRRJ. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Coordenador da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Educação Física da UFRRJ. Líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE/UFRRJ).

JOSUÉ JOSÉ DE CARVALHO FILHO
Doutorando em Educação (UNESP). Mestre em Educação (UNIR, 2015). Especialização em Docência do Ensino Superior e Inovações Curriculares (FARO- AESA, 2005), licenciado em Educação Física (UNIR, 1997), Bacharel em Direito (FARO-AESA, 2005). Licenciado em Pedagogia (UNINTER, 2017). Professor Assiste do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, (DECED-UNIR), Campus Ariquemes-RO, Brasil. Atualmente é bolsista de doutorado, com apoio institucional Capes/Fapero.

KALLINE PEREIRA AROEIRA
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, e membro do Gepete-Universidade de São Paulo.

LANA KAYNE PEREIRA SILVA
Mestranda em Ensino na Educação Básica (CEPAE/UFG). Professora de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC).

LARISSA CERIGNONI BENITES
Licenciada em Educação Física e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação – FAED/UDESC.

LUCIANA VENÂNCIO
Professora Adjunta | Pós-Doutora em Educação. Instituto de Educação Física e Esportes – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LUIZ SANCHES NETO
Professor Adjunto | Pós-Doutor em Educação. Instituto de Educação Física e Esportes – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PRISCILA GOMES DORNELLES
Professora Adjunta de Licenciatura em Educação Física e do Mestrado Profissional em Educação do Campo do Centro de Formação de Professores da UFRB. Mestre e Doutora em Educação (UFRGS), especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde. Licenciada em Educação Física pela mesma instituição.

ROBERTO TADEU IAOCHITE
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Prof. Assistente do Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro.

SAMUEL DE SOUZA NETO
Doutor em Educação (FE-USP/Brasil), Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro – SP/Brasil, com Livre Docência na (UNESP/Brasil). Líder (função compartilhada) do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física – Formação Profissional e Campo do Trabalho (NEPEF-FPCT) e Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN). Pesquisador CNPq/Brasil.

TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Pós-Doutorado em Psicologia (USP). Doutora em Educação (Universidad Rovira i Virgili (URV)/Espanha) - título revalidado na Faculdade de Educação da USP. Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (Universidade Gama Filho/RJ) e Mestrado em Tecnologia Educacional (URV/Espanha). Psicóloga, Pedagoga e Licenciada em Educação Física, Recreação e Jogos. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Coordenadora do doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/Polo UFOPA). Docente do PPGE e do doutorado PPGSND/UFOPA, Santarém, Pará, Brasil. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

VIVIANE PREICHARDT DUEK
Licenciada em Educação Física e mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID).

ZENÓLIA C. CAMPOS FIGUEIREDO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2009). É professora titular do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Práxis – Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.