Capa do livro: ESCRITOS DE PESQUISA:<br>educação, seus atores e instituições

ESCRITOS DE PESQUISA:
educação, seus atores e instituições

Autores: Luís Paulo Cruz Borges - Priscila Andrade Magalhães Rodrigues - Paula Almeida de Castro (Orgs)

livro impresso
de R$ 53,63 por
livro digital
de R$ 53,63 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

"Eis-me diante da tarefa de apresentar os resultados dos investimentos de jovens pesquisadores em seus trabalhos de finalização de pós-graduações. Para mim, depois de décadas de experiência de trabalho na formação de pesquisadores, ser escolhida para esta tarefa representa uma enorme distinção e satisfação. Os leitores têm neste livro à sua disposição um elenco diversificado de temas e interessantes exemplos de exercícios de aprendizado, do ofício de pesquisador. Meus alunos (e leitores do livro Conversas com pós- graduandos) conhecem a minha perspectiva sobre o sentido da pesquisa: objetivamente – na contribuição para a produção de conhecimento  – e subjetivamente – na oportunidade de aprender o caráter provisório de todo o conhecimento. (...) Essa publicação, do meu ponto de vista, representa uma importante iniciativa de jovens pesquisadores que procuram expor de que formas e com que motivações investiram na árdua tarefa de enfrentar uma pós-graduação, para se habilitarem à condição de pesquisadores".

Zaia Brandão

Professora Titular da PUC-Rio

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-390-7
DOI: 10.24824/978858042390.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ESCRITOS DE PESQUISA:<br>educação, seus atores e instituições

Autores

Andrea Müller Garcez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É doutoranda e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, televisão e valores morais. Atualmente está se dedicando ao estudo das relações entre crianças/jovens e internet e, mais particularmente, do ciberbullying.

 

Ana Paula Carvalho Nogueira

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e licenciada em Letras (Port./Ing.) na supracitada instituição. Técnica em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II. Foi bolsista da FAPERJ e CNPq (2005-2008) por pesquisas relacionadas à Formação de Professores e à Prática de Ensino. Fez curso de Extensão em Práticas de Ensino nas Escolas Indígenas e curso de atualização em Gênero e Diversidade na Escola.

 

Beatriz Calazans Dounis

Doutoranda em Educação, na área de Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira em Portugal (UMA), possui graduação em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB e Mestrado em Teologia. Tem experiência nas áreas de História e Educação, sendo que seus trabalhos estão relacionados com os temas: menores em conflito com a lei, educação, escola, EJA, transformação e cultura. Possui especialização em Administração Escolar, com experiência na área de gestão escolar.

 

Glaucia Braga Ladeira Fernandes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Pedagoga (técnica administrativo) e Mestre em Educação da/pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Práticas Educativas

 

Luís Paulo Cruz Borges (Org.)

Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduando em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Especialista em Relações Étnico-raciais e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), com bolsa pela CAPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Formação e Trabalho de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEPED/ UFRJ). Atualmente é Analista Educacional do Programa Salto para o Futuro da TV Escola. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, processos educacionais, sociologia da educação, didática e etnografia.

 

Paula Almeida de Castro (Org.)

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, também, do Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica. É pesquisadora associada do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu). Tendo seus estudos sendo desenvolvidos na área de Psicologia e Educação com ênfase na Pesquisa Qualitativa e Etnográfica. Os temas de investigação são os processos de tornar-se aluno, identidade, pertencimento, resiliência e controle.

 

Priscila Andrade Magalhães Rodrigues (Org.)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FBRJ). Foi professora do curso de Especialização em Educação Especial da UNIRio e de disciplinas ligadas à educação do curso de Pedagogia, Música e Teologia da Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Atualmente é professora dos anos iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e atualmente está se dedicando a estudos sobre jovem, escola e família.

 

Suziane de Santana Vasconcellos

É graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco (UPE). Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora contratada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora associada do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu).

 

Tatiana Bezerra Fagundes

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. É professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio) desde 2008 atuando nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolve seus estudos no campo da Educação, onde se destacam as seguintes áreas: alfabetização, letramento, educação básica, formação de professores e tecnologias educacionais.

 

Vanessa Cristina Maximo Portella

Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1998). Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Colégio Pedro II. Tem experiência no Ensino Fundamental, séries iniciais, e em Orientação Educacional. Sua ênfase em pesquisa concentra-se na profissão, formação e socialização docentes.