Autores: Rogerio Baptistella Sidney Reinaldo da Silva (Orgs)
Este livro está associado às atividades do Grupo Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligado ao PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá. Mostra-se que a abordagem da ideia de progresso – e suas congêneres, desenvolvimento, inovação, aperfeiçoamento (humano/social/técnico) não deixa de ser uma presença necessária em um programa/currículo de educação CTS, tanto como uma categoria de avaliação dos rumos sociais, quanto como ideologia colonial, que justifica, muitas vezes, formas inautênticas e mesmo perversas de desenvolvimento. Essa clivagem no âmbito do ensino é necessária para a compreensão crítica das controvérsias envolvidas no campo CTS, sobretudo quanto se propõe alguma forma de integração entre o ensino técnico científico, formação profissional e humanidades. Discute-se, no âmbito desta obra, uma formação capaz de promover o desenvolvimento não apenas das habilidades técnicas e da racionalidade científica, mas também do compromisso social, conscientes das responsabilidades frente às gerações futuras, às tradições dos povos e à proteção da natureza.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-350-6
ISBN DIGITAL:978-65-5868-345-2
DOI: 10.24824/978655868350.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1