Capa do livro: EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDIZAGEM

Autores: Afonso Ligório Cardoso - Silvia Cristina de Oliveira Quadros - Carlos Alberto Ferri - Alessandra Gotuzo Seabra - Suzete Araújo Águas Maia - Edna Rosa Correia Neves (Orgs.)

Educação Integral e as Múltiplas Formas de Aprendizagem”, versa sobre Fundamentos da Formação Integral e Formação Docente; Metodologias de Ensino e Interação e Aprendizagem. Busca fomentar reflexões e discussões sobre a educação em seu sentido mais amplo.

Impresso
de R$ 79,01 por
R$ 60,78
Digital
de R$ 74,28 por
R$ 45,59

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-000-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-001-7
DOI: 10.24824/978655868000.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDIZAGEM
SOBRE OS ORGANIZADORES
AFONSO LIGÓRIO CARDOSO
Doutor em Literatura Brasileira e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente trabalho como vice-reitor do UNASP-HT (www.unasp.br). Também sou membro do corpo editorial das revistas “Acta Científica” (ISSN: 2236-286X) e “Escola Adventista”. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: focalizador e narrador em Guimaraes Rosa, leitura e escrita, intertextualidade, livro didático e liderança.

ALESSANDRA GOTUZO SEABRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1997), doutorado (2000) e pós-doutorado (2001) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente passado, biênio 2016-2018), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente, biênios 2015-2017 e 217-2019) e diretoria do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente, biênio 2013-2015, e atualmente membro do Conselho deliberativo). É a editora-chefe do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.

CARLOS ALBERTO FERRI
É Doutor em Direito (aprovado com nota máxima) – Função Social do Direito (2018) pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP-SP). Mestre em Direito (aprovado com nota máxima) (2014), pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP/SP. Pós-graduado em docência universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho, UNASP-EC. Pós-graduado em Teologia Sistemática Pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho. Tornou-se Bacharel em Direito (2011) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho/SP, UNASP-EC. Professor da Escola Superior da Advocacia (ESA – Mauá). É Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Hortolândia, UNASP-HT. Avaliador de Cursos de Graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep/ Mec). Conselheiro da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, ABLIRC. Foi Coordenador-Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho/SP, UNASP no qual também é Professor, é autor e coautor de artigos em revistas científicas e de livros, conciliador judicial credenciado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da OAB, Seção de São Paulo e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Campinas. Advogado.

SUZETE ARAÚJO ÁGUAS MAIA
Possui Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Doutoranda na universidade Mackenzie em Distúrbios de aprendizagem. Tem 27 anos de experiência na área de Educação, atuando como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental I, Coordenadora pedagógica, professora de Ensino Superior no curso de Pedagogia. Orientadora de TCC, supervisora regional, gestora escolar e autora de material didático. Atualmente é diretora de graduação da FAH/UNASP HORTOLÂNDIA.

EDNA ROSA CORREIA NEVES
Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialização em Psicopedagogia Genética e Mestrado em Psicologia e Educação pela UNICAMP; Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP (Área: Psicologia Escolar). Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e as Reformas na Alfabetização – Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, psicanálise e formação de professores Ensino Fundamental; Médio e Superior. Desde 2004, atua como docente em diversas disciplinas nos cursos de Graduação e Licenciatura de Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Educação Física, Administração, Recursos Humanos das IES: Faculdade Pitágoras de Jundiaí e Centro Universitário Adventista de São Paulo. UNASP Hortolândia. E na pós-graduação nos cursos de Docência do Ensino Superior, Neuropsicologia e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atuou como coordenadora de Comissões Próprias de Avaliação (2005 a 2010); coordenadora e orientadora de estágios e formação de professores na escola pública (2010 a 2015); coordenadora do Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Jundiaí: Centro de Psicologia Aplicada Pitágoras (2011 a 2016). Durante 12 anos exerceu o papel de coordenadora dos cursos de Pedagogia (2006 a 2016) e de Psicologia (2011 a 2019). Possuindo também experiência em processos de autorização de cursos, bem como confecção de Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Atua como consultora de conteúdo revisando materiais didáticos educacionais, questões de provas, materiais preparatórios para exames nacionais de cursos (Educação Básica e Ensino Superior), além de atuar em programas de treinamento para docentes e discentes.

SOBRE OS AUTORES
ADMILSON GONÇALVES DE ALMEIDA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) UEPA, especialização em Aprendizagem Motora pela UEPA, especialização em educação física escolar pela UFPA Universidade Federal do Pará. Graduação em Pedagogia pela sociedade sul mineira de educação e cultura (1999) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Atualmente é professor UNASP-HT. (CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO-HT). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, cultura corporal, educação e lúdico, brincadeira. Doutor em educação. UNIMEP. 2016. área de história e filosofia da educação. pesquisa na área de história da educação brasileira e história da religião. Filosofia da Educação. Filosofia do esporte. Sociologia da Educação. Área de estudo religiosidade, ética e teologia.

AILEN ROSE BALOG DE LIMA
Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade São Judas Tadeu (1988), graduação em Educação Artística – Música pela Faculdade Marcelo Tupinambá (1995) e Mestrado pelo Centro Universitário Católico Salesiano (2010). Atualmente é professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho. Ministra aulas de Musicalização Infantil na Educação Básica e conservatórios há 33 anos, e as disciplinas de Musicalização Infantil e Inclusa, Prática pedagógica Musical e Metodologia da Educação Musical no Ensino Superior na Licenciatura em Música. Foi Coordenadora do PIBID de Música do UNASP desde 2012 e atualmente é coordenadora do programa da Residência Pedagógica. É professora supervisora dos estágios da Licenciatura em Música do UNASP e Coordenadora da Pós Graduação em Educação Musical. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Musicalização Infantil, Coral Infantil, Educação, Música na escola, interações pedagógicos-musicais e piano. Fez uma coleção de 5 volumes de Musicalização Infantil para séries iniciais da Educação Básica. Escreveu textos em revistas e livros de Musicalização Infantil.

ALESSANDRA GOTUZO SEABRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi presidente da ABECiPsi – Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (biênio 2014-2016), vice-presidente do IBNeC – Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (biênios 2015-2017 e 2017-2019) e membro da diretoria do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente, biênio 2013-2015, e atualmente membro do Conselho deliberativo). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Nota 6 na Capes). Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática (Qualis A2). Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce.

CARLOS ALBERTO FERRI
É Doutor em Direito (aprovado com nota máxima) – Função Social do Direito (2018) pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP-SP). Mestre em Direito (aprovado com nota máxima) (2014), pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP/SP. Pós-graduado em docência universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho, UNASP-EC. Pós-graduado em Teologia Sistemática Pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho. Tornou-se Bacharel em Direito (2011) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho/SP, UNASP-EC. Professor da Escola Superior da Advocacia (ESA – Mauá). É Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Hortolândia, UNASP-HT. Avaliador de Cursos de Graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep/ Mec). Conselheiro da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, ABLIRC. Foi Coordenador-Adjunto do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho/SP, UNASP no qual também é Professor, é autor e coautor de artigos em revistas científicas e de livros, conciliador judicial credenciado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da OAB, Seção de São Paulo e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Campinas. Advogado.

DÉBORA DE MELLO GONÇALES SANT’ANA
Graduou-se em Farmácia (1994), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Bioética Clínica pela Cátedra da UNESCO (2003). Como forma de aprimorar sua atuação didática para a Educação formal e não formal cursou Pedagogia (UEM/2012). Laureada com o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, modalidade Pesquisador Extensionista em 2016. Atualmente é professora Associada da UEM. Atua no ensino de graduação na área de Morfologia para cursos de Saúde, na pesquisa em Neurogastroenterologia Experimental e na Extensão Universitária em Divulgação Científica com foco em Neurociências e em ações de Projetos de Extensão vinculados ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF) e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) da UEM, orientando na linha de Neurogastroenterologia e Doenças Parasitárias e Divulgação Científica. Orientou 25 mestrandos, 6 doutorandos, 26 monografias de especialização, 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação e mais de cem acadêmicos em Iniciação Científica e Projetos de Extensão (PIC, PIBIC, PIBIS). Publicou 122 artigos completos em periódicos científicos dos quais 57 no último decênio e 28 no último quinquenio. É autora de 5 capítulos de diferentes livros, enfocando Anatomia Humana, Tecnologia Social em Saúde e Neurociência e 1 livro enfocando o Organismo Humano e Plantas Medicinais. É coordenadora eleita do PBF, UEM desde 2016. Coordenadora eleita do MUDI de 2013-2015. Atua como divulgadora de Neurociência relacionados a educação, por meio de palestras para diferentes públicos. Obteve fomento para ações de Pesquisa e Extensão, destacando-se nos últimos anos: edital universal CNPq (Área de Divulgação Científica), Proext/ MEC 2013 (Coordenadora de subprojeto de Programa) e Proext/MEC 2014 (Coordenadora de projeto). Representa a UEM, a partir de 2011, junto ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) na elaboração, organização e coordenação da Feira de Ciências, Inovação e Engenharias (FICIENCIAS), integra pesquisadores das IES com professores e estudantes da Educação Básicas de todo o Estado do Paraná e das províncias vizinhas do Paraguai e Argentina. Em 2014 e 2015 participou, da proposta, organização e oferta do curso de Formação Continuada para Professores da Educação Básica sobre a temática da Iniciação Científica da Produção do Conhecimento na Escola de Tempo Integral em Região de Fronteira – Contribuição para o Programa Mais Educação? (UFFS/FNDE). Foi bolsista produtividade – Fundação Araucária 2013-2015 e Bolsista do Fundo Nacional de Educação (FNDE) – 2015-2016. Atualmente orienta 4 mestrandos e 6 doutorandos e supervisiona um Pós-Doutorando. Orienta também 4 acadêmicos de PIBIC, 1 de PIBIS, 1 bolsistas de Extensão Universitária. Membro da equipe idealizadora e realizadora das ações vinculadas a Semana do Cérebro (Ciclo de Palestras Cérebro e Mente 1ª a 8ª edição), do Simpósio de Biociências e Fisiopatologia da UEM (3ª a 9ª edição), da Mostra de Cinema e Divulgação Científica (1ª a 8ª edição), Mostra de Popularização da Ciência em Biociências (1ª e 2ª) entre outros. Foi palestrante do TEDx Maringá (Quebrando Barreiras) em 2016 e do Pint of Science (Londrina) em 2018 e Maringá 2019. Atualmente atua como Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UEM.

DIANE EIRE BIZO DE ANDRADE
Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Votuporanga. Especialista em Psicopedagogia. Atuou como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio e no Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

EDILEI RODRIGUES DE LAMES
Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia – MG (2019). Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP (2011). Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC (2008). Graduação em Ciências Contábeis e Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP (2005 e 2006). Atuou como coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis por 8 anos e é docente destes cursos no UNASP desde 2008. Atua também como Assessor de Garantia de Aprendizado e Avaliação Institucional do UNASP e é pesquisador nas áreas Contábil e de Gestão.

EDNA ROSA CORREIA NEVES
Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialização em Psicopedagogia Genética e Mestrado em Psicologia e Educação pela UNICAMP; Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP (Área: Psicologia Escolar). Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e as Reformas na Alfabetização – Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, psicanálise e formação de professores Ensino Fundamental; Médio e Superior. Desde 2004, atua como docente em diversas disciplinas nos cursos de Graduação e Licenciatura de Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Educação Física, Administração, Recursos Humanos das IES: Faculdade Pitágoras de Jundiaí e Centro Universitário Adventista de São Paulo. UNASP Hortolândia. E na pós-graduação nos cursos de Docência do Ensino Superior, Neuropsicologia e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atuou como coordenadora de Comissões Próprias de Avaliação (2005 a 2010); coordenadora e orientadora de estágios e formação de professores na escola pública (2010 a 2015); coordenadora do Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Jundiaí: Centro de Psicologia Aplicada Pitágoras (2011 a 2016). Durante 12 anos exerceu o papel de coordenadora dos cursos de Pedagogia (2006 a 2016) e de Psicologia (2011 a 2019). Possuindo também experiência em processos de autorização de cursos, bem como confecção de Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Atua como consultora de conteúdo revisando materiais didáticos educacionais, questões de provas, materiais preparatórios para exames nacionais de cursos (Educação Básica e Ensino Superior), além de atuar em programas de treinamento para docentes e discentes.

ELLEN DE ALBUQUERQUE BOGER STENCEL
Doutora em Música – Práticas Interpretativas, pela UNICAMP, sob a orientação da profa. Doutora Maria José Carrasqueira de Moraes com o projeto “As Bonecas” de Oscar Lorenzo Fernandez e Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance. Mestre em Música pela Andrews University (1987) – Michigan – USA, reconhecido pela UFRGS. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu (1981), graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Marcelo Tupinamba (1982) e diploma em Piano Teaching pelo Trinitty College – Inglaterra (1993). Atualmente é coordenadora do Curso de Licenciatura em Música e professora titular do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e literatura do piano, repertório musical, educação infantil, música na escola, interações pedagógico-musicais, ensino de música e musicalização, educação e aprendizagem. Autora de livros didáticos de Música e Arte para as séries iniciais.

ELLEN NOGUEIRA RODRIGUES
Professora de Letras e Tradutor e Intérprete no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Possui Doutorado em Educação (PhD in Curriculum and Instruction) pela Andrews University (EUA), com um semestre sanduíche (Visiting PhD Student) na Michigan State University. O título de doutorado foi revalidado no Brasil pela Unicamp como doutorado em educação (área de concentração: ensino e práticas culturais). Possui também mestrado em Inglês (área de concentração: ensino de inglês como segunda língua) pela Andrews University, cujo título foi revalidado no Brasil pela USP como mestrado em letras (área de concentração: estudos linguísticos e literários em inglês). Membro por excelência acadêmica da Honor Society of Phi Kappa Phi (EUA).

GIZA GUIMARÃES PEREIRA SALES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – UNESP; Mestra em Educação pelo PPGE-FFC – UNESP – Marília; Possui Pós-graduação em Psicopedagogia clínico-institucional e Pós graduação em Gestão da Educação Infantil; Cursou graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP; É membro fundador do ESPAÇO POTENCIAL “Associação de pais e amigos da Criança e do Jovem Autista” – Marília- SP; A partir dos anos de 2012 até o presente passou a fazer parte dos seguintes grupos: “Grupo de Pesquisa HiDEA – Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil”; “AGOGE: Grupo de Estudos e pesquisas Filosofia e História da Educação”; “FORME – Formação de Educadores”. É autora de artigos científicos publicados em periódicos científicos, textos completos, resumos expandidos e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Histórica em Educação; Formação de Professores; Ensino confessional, Ensino Superior Adventista; Faculdade Adventista de Educação; FAED; Escola Normal; Biblioteca Escolar; Manuais de Ensino/manuais Pedagógicos. Atualmente é docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo.

JEFFERSON RICARDO DE ANDRADE
Doutorando e Mestre em Educação pela PUC-SP, Graduado em Pedagogia pela Universidade Dom Bosco, Graduando em História pela UNINTER, MBA em Gestão e Planejamento Estratégico pela UNINTER,

KARINA CÁSSIA OLIVEIRA REIS
Doutoranda, bolsista CAPES-PROEX, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Pedagogia e Letras. É membro do Grupo de Pesquisa: “HiDEA- Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil”.

LILIANE DA COSTA JACOBS LAMES
Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP (2010). Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP (2008). Desenvolveu atividades na área contábil dos campi Engenheiro Coelho e Hortolândia do UNASP por mais de 10 anos, inclusive como chefe do departamento. Atua como docente dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do UNASP deste 2011 e é pesquisadora na área Contábil.

LUCAS DANIEL ACACIO DE SANTANA SANTOS
Graduando em Educação Física bacharelado no Centro Universitário Adventista São Paulo – UNASP-HT. Monitor da Escolinha de Futebol Social, projeto de extensão do curso de Ed. Física do UNASP-HT.

LUCIANE WEBER BAIA HEES
Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em educação na área de Gestão e Políticas públicas, especialista em Supervisão Escolar e Docência Universitária e graduada em Pedagogia. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Administradora Escolar e Orientadora Educacional na Educação Básica, assim como coordenou o Curso de Pós Graduação em Docência Universitária e as atividades de estágio do Curso de Pedagogia. Exerce a função de Professora Titular do Curso de Mestrado Profissional em Educação e Professora Titular do Ensino Superior presencial e EAD do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pesquisadora vinculada a Universidade de Aveiro para estágio de pós-doutoramento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Psicologia da Educação, Formação e Prática Docente.

LUCIENNE DORNELES
Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba na área de Filosofia da Educação e graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Exerceu a função de Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica de Ensino Médio e Coordenadora Pedagógica de livros didáticos na Editora Casa Publicadora Brasileira. Atualmente é Professora Titular de graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Educação, Didática, Organização da Educação Brasileira e Coordenação Pedagógica. Tem dedicado seus estudos e pesquisas principalmente à área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, privilegiando os seguintes temas: teoria crítica, racionalização da educação e psicologismo na educação.

MAGDA JACIARA ANDRADE DE BARROS
Graduação em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia, UNASP (2007), Especialização em Ciência do Treinamento Faculdade Adventista de Hortolândia, UNASP (2008). Mestrado em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ/FAPESP (2014). Doutoranda na Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP/ Campinas (2018), Coordenadora da FATI – Faculdade da Terceira Idade, (UNASP /HT), Coordenadora da Pós graduação em Personal Training (UNASP /HT), docente Universidade Adventista (UNASP/HT), nos cursos de Educação Física e Pedagogia, docente na Pos graduação em Psicomotricidade (UNASP/ EC). Membro do grupo de Pesquisas em estudos pedagógicos em Educação Física Escolar, GEPED (UNASP /HT). Pesquisadora no Centro de Investigação em Pediatria – CIPED – UNICAMP/ Campinas.

MARA ESTER
Graduada em Educação Física e Pedagogia. Professora da rede municipal de Hortolandia.

MARIANE ELIZABETH DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI). Desenvolve estudos na linha de pesquisa de Educação Integral, Formação de Professores, Educação Infantil e intervenções pedagógicas. Possui experiência na área da Educação como Educadora Infantil.

MARTA CHAVES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara – Unesp. Atualmente é professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas.

ROBERTO CARLOS SONEGO
Possui graduação em Pedagogia pela Sociedade Hebraico-Brasileira de Educacao e Cultura Ltda (1999), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-1988), Mestrado em Administração em Liderança pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-2006), Mestrado em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO-2014) e Doutorado em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO-2017). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Coordenador do Curso de Pedagogia e atua como professor nos cursos de Pós-Graduação (UNASP).

ROSANE MICHELLI DE CASTRO
Professora assistente-doutora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC – Unesp/Marília. Graduada em Pedagogia e em Educação Física, possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas. Integrou o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/UTFPR. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária – FFC-Unesp/Marília, consultora ad hoc da Revista de Estudos Pedagógicos (Rbep) e integra o quadro de assessores científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi membro integrante na qualidade de pesquisadora – do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (GEPCIE), do Grupo de Estudos e Pesquisa GP FORME: Formação do Educador. É líder e pesquisadora do grupo de pesquisa HiDEA-Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil.

SANDRA MARIA BARILLI
Doutoranda em Psicologia na Universidad de Ciencias Empresaliales y Sociales – UCES. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Graduada em Bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista (2006) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1998). Exerceu a função de professora titular do Ensino Superior no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atualmente trabalha como Psicologa palestrante e pesquisadora na área da psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia psicanalítica.

SIDELI BIAZZI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela mesma instituição em que se tornou Mestre, tendo como título a sua Tese de Doutorado Treinamento em estratégias focadas na solução de problemas: prevenção ao stress do professor. Atualmente atua como Psicóloga Clínica, além de ser Docente de Graduação e Pós-graduação, Supervisora de Estágio Clínico e Orientadora de Monografias do Centro Universitário Adventista São Paulo. É coordenadora da psicologia escolar da Associação Paulistana pertencente ao Instituto Adventista de Ensino e Assistência Social da IASD. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Stress Ocupacional, Doenças Psicofisiológicas e Stress. Também atua na área de Psicologia Organizacional com Treinamento e Desenvolvimento de gestores nas áreas de Comunicação Interpessoal, Habilidades Sociais, Prevenção do Burnout e Gestão de Conflitos.

SILVIA CRISTINA DE OLIVEIRA QUADROS
Pós-doutora em Educação na FE/USP (2005/2006). Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica Geral pela FFLCH/USP (1999). MBA em Gestão Estratégica na (FEARP USP – Ribeirão Preto – 2016). Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção de Textos. Atuou na área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas Faculdades Integradas Módulo – atual UNIMODULO. Participação em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa de grupo de pesquisa sobre currículo integrado no UNASP e do Grupo de Estudos em Direito e Diversidade Étnico-Cultural (GEDEC) do UNASP. Atuou como Assessora Pedagógica e Diretora Acadêmica e Pró-reitora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP e desde junho de 2017, atua no campus São Paulo como Pró-reitora Acadêmica Associada e como docente do curso de Letras EAD, fazendo parte também de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) e em 2018, também, no curso de Pedagogia - campus – SP.

SUZETE ARAÚJO ÁGUAS MAIA
Possui Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Doutoranda na universidade Mackenzie em Distúrbios de aprendizagem. Tem 27 anos de experiência na área de Educação, atuando como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental I, Coordenadora pedagógica, professora de Ensino Superior no curso de Pedagogia. Orientadora de TCC, supervisora regional, gestora escolar e autora de material didático. Atualmente é diretora de graduação da FAH/UNASP Hortolândia.

TÉRCIO ALVES DO NASCIMENTO
Possui graduação em Educação Física – Instituto Adventista de São Paulo (2005) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Atualmente é professor educação física fundamental do Instituto Adventista de São Paulo, coordenador de eventos ed. física escolar do Instituto Adventista de São Paulo, professor de educação física ensino médio do Instituto Adventista de São Paulo, professor da faculdade de educação física da Faculdade Adventista de Hortolândia e coordenador pibid para a ed. física da Faculdade Adventista de Hortolândia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação infantil, jogador de futebol, metodologia e ensino médio.

VILMA GENI SLOMSKI
Pós-doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (2008). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP (2005). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1996). Atualmente é Professora e Pesquisadora do programa de mestrado em Ciências Contábeis do Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP e Professora convidada da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuárias e Financeiras – FIPECAFI. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Observatório FECAP de Educação e Pesquisa Contábil, Observatórios de Educação e Pesquisa Contábil da FEA/RP/USP/EDUPEC e da UFBA; Controladoria e Contabilidade Públicas – USP; Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP).