Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-352-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-351-3
DOI: 10.24824/978655868352.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
PERI MESQUIDA
PHD em Ciências da Educação pela Université de Genève, Suíça. É, também pós-doutor em educação pelas Universidades de Genève e Fribourg. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e professor visitante (invité) das Universidades de Genève e Fribourg, na Suíça. É autor de obras, como Hegemonia Norte-americana e Educação Protestante no Brasil; As Matilhas de Hobbes: as armadilhas da pedagogia por competência; Piaget e Vygotski, um diálogo inacabado, assim como de artigos e capítulos de livros na área da filosofia e da história da educação. Coordena o projeto de pesquisa “Fundamentos Históricos, filosóficos e políticos da teoria e da prática pedagógica em Paulo Freire: o educador como intelectual”.
VALDIR BORGES
Nascido em Criciúma, Estado de Santa Catarina, em 1964. Graduado em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, na cidade de Santiago, destacando-se com o prêmio Matrícula de Honor, por ser o melhor aluno do curso de Teologia no ano de 1996. Em 2006 obteve o título de Mestre em Filosofia e, em 2010, o grau de Doutor em Educação, ambos pela PUCPR, onde se desempenha como Professor do Curso de Filosofia da Escola de Educação e Humanidades desde 2008. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde 2017, do grupo de pesquisa sobre a Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná. O referido grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: mestrado e doutorado da PUCPR. O Professor Valdir Borges conjuga harmonicamente, o magistério didático-pedagógico com o ministério pastoral, um amplia e ressignifica o outro. Seus trabalhos estão nucleados pela Ética, a partir de um dos maiores filósofos do século XX, o vienense Ludwig Wittgenstein e, pelo insigne educador brasileiro de renome mundial, Paulo Freire, as mutuas implicações entre Ética e Educação. Seu último livro: A reconstrução de uma ética pedagógica libertadora à luz de Paulo Freire, editado em 2013 pela editora CRV de Curitiba foi um sucesso de vendas e divulgação no Brasil.
ELISIANI VITÓRIA TIEPOLO
Formada em Letras e Mestre em Literatura Brasileira pela UFPR. Doutora em Educação, pela PUCPR. Professora da Licenciatura em Linguagem e Comunicação, na UFPR, Setor Litoral.
JULIANO PEROZA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), mestrado (2009) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, pensamento utópico, neoliberalismo e formação de professores.
LUIZ ALBERTO DE ALCÂNTARA
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na linha de pesquisa: “História e Políticas da Educação”, com o tema: “Estratégias para efetivação da gestão democrática escolar”. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”, com o tema: “Gestão administrativa escolar e a formação dos gestores administradores escolares”. Coordenador Pedagógico do Ensino Média no Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Membro do Projeto de Pesquisa Formação dos Gestores escolares das Instituições de Educação no Paraná. PUCPR.
MIRIAM FURLAN BRIGHENTE
Doutora e Mestra em Educação pela PUC-PR. Graduada em Psicologia pela UNESC. Atualmente é doutoranda em Educational Studies na Eastern Michigan University (EMU), nos Estados Unidos, onde trabalha como Research Doctoral Fellow no Department of Teacher Education. Suas responsabilidades incluem auxiliar professores em várias tarefas de ensino e pesquisa assim como fazer parte da equipe de planejamento do Southeast Michigan Stewardship Coalition (SEMIS), apoiando a coordenação de eventos de desenvolvimento profissional para professores que trabalham nas escolas de Ypsilanti, Ann Arbor e Detroit, em Michigan. Desenvolve pesquisas contemplando, sobretudo, a obra de Paulo Freire, Michel Foucault e Jean-Jacques Rousseau. Mais recentemente, tem se interessado por pesquisas sobre educação popular, feminismo e place-based education.