Autores: Alissandra Leite - Potiguara Acácio Pereira
Os dados são alarmantes. Há, no Brasil, aproximadamente, quatro milhões de crianças e jovens fora da escola. E é muito alto o número de analfabetos. Em vista disso, os olhares se voltam para o professor e, em decorrência, acusa-se o de ser mal formado.
Mas, por outro lado, é notório o despreparo de muitos dos egressos dos cursos de formação de professores, quando no mercado de trabalho. Despreparo perceptível na atuação diária desses profissionais em salas de aula e em reuniões pedagógicas, para dizer o menos.
Se discussões a esse respeito são levadas adiante, decorre delas, recorrentemente, o questionamento sobre a necessidade de perscrutar o que é exigido nos cursos de formação de professores que garanta, a esse profissional, maior eficiência no desempenho de suas funções.
Pois bem, o livro discute as propostas de formação de professores, no Brasil, desde a criação de seu primeiro curso de Pedagogia. Para tanto, busca compreender a evolução dos dispositivos legais, a partir das Políticas Públicas de Educação e seu reflexos nos cursos de formação de professores e no desempenho profissional deste profissional. Por fim, aponta para uma concepção possível de formação ideal para o professor e, por assim dizer, para uma real construção identitária deste profissional tão desvalorizado em nossa sociedade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-393-8
DOI: 10.24824/978858042393.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Alissandra
Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Alberto Mesquita de Camargo (USTJ), Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Instituto Alberto Mesquita de Camargo (USTJ) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (UNIOESTE). Possui destacada atuação, há 21 anos, na Educação, como diretora e coordenadora de diversos segmentos educacionais.
Potiguara
Doutor em História da Ciência, pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Antropologia Filosófica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Especialista em Teoria do Conhecimento, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Lógica, Teoria do Conhecimento e Epistemologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e graduado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). É professor no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Coordenador do Curso de Formação de Professores para a Educação Jurídica, da Rede LFG de Ensino.