Capa do livro: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: <br> as interfaces para a formação de profissionais em educação especial e Inclusiva

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA:
as interfaces para a formação de profissionais em educação especial e Inclusiva

Autores: Leandra de Souza Vieira - Ediclea Mascarenhas Fernandes

Esta obra retrata trajetórias de amor a pesquisa, ao trabalho docente e a união de percursos teóricos e práticos para a escola diversa que desejamos. Os discursos se estabeleceram pelas práticas educacionais destinadas a todos estudantes que por algum motivo específico se deparam com impactos importantes em sua aprendizagem.
No diálogo discutimos pontos controversos desse estudo que vão desde as propostas por políticas educacionais para a formação de profissionais em Educação Especial e Inclusiva a práticas escolares que envolvem o ensino e a inclusão como uma questão ética e humana.
Todavia, não abrimos mão de manter os pontos norteadores de saberes acerca da pessoa com deficiência. Valorizando quem vive o cotidiano da pesquisa contemporânea nas construções e reconstruções de uma sociedade em constantes mudanças.
Para além do resgate do espaço escolar como lócus de formação continuada apostamos nas relações interpessoais que o trabalho coletivo possa revelar em busca da Educação Inclusiva.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-502-9
ISBN DIGITAL:978-65-5578-500-5
DOI: 10.24824/978655578502.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: <br> as interfaces para a formação de profissionais em educação especial e Inclusiva
LEANDRA DE SOUZA VIEIRA
Mestre em Diversidade e Inclusão/UFF. É Professora Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como Educadora na Instituição APAE de Pinheiral/RJ da Estimulação Precoce à Educação de Jovens e no Ensino Básico nas Escolas Públicas Municipais de Pinheiral/RJ. Integrou a equipe de coordenação de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação de Pinheiral/RJ. Atuou como Pedagoga no município de Porto Real/RJ e no Núcleo de Acessibilidade do Centro Universitário de Barra Mansa/ UBM. É colaboradora na área da Educação com Projetos que visam enriquecer a prática pedagógica de profissionais na temática da Educação Especial e Inclusiva. É Pesquisadora e Autora de Artigo com foco na Mediação Escolar e Formação Continuada em Educação Especial para profissionais da Educação Básica e Ensino Superior. Tem experiência na área da Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado, onde atua nos atendimentos, adaptações e adequações curriculares e na construção de materiais didáticos estruturados. É componente do grupo de Pesquisa do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva NEEI/ UERJ, liderado pela Prof.ª Doutora Edicléa Mascarenhas.

EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES
É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. É coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva NEEI e líder do grupo de pesquisa Produção de Material Didáticos Acessíveis para Pessoas com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Professora Permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF)e do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura da Faculdade de Educação da Baixada FEBF/ UERJ. Doutora em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ -(2000). Mestre em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (1991) Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (1984). É Coordenadora da disciplina de Educação Especial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do RJ (CEDERJ). Implantou e coordenou o Centro de Atenção à pessoa com Deficiência (SUS/Duque de Caxias). Ex. Coordenadora de Educação Especial (SME Duque de Caxias), onde implantou modalidades de atendimento como escola especial, classes especiais, salas de recursos e classe hospitalar. Foi vice-presidente do Centro de Estudos do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes onde atuou nos ambulatórios de Gestante de Risco e Desenvolvimento Infantil. Ex. Presidente do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, formação de professores, práticas pedagógicas e adaptações curriculares em classes comuns, especiais e classes hospitalares. Condecorada com a Medalha Paulo Freire pelos serviços prestados no campo da Educação Especial no município de Duque de Caxias.