Capa do livro: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE PODER

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE PODER

Autores: Flávio Reis dos Santos (Org.)

A construção dos conhecimentos práticos e teóricos compartilhados por meio da história, da educação e da história da educação são responsáveis pelos processos de interação, socialização e desenvolvimento da humanidade. Esse processo de construção dos conhecimentos se movimenta de forma permanente e decorre da evolução da organização das ideias e da criatividade do ser humano, ininterruptamente influenciado pelas determinações históricas de suas atividades materiais no processo de produção e reprodução de sua própria existência. Nessa perspectiva, disponibilizamos ao público leitor a presente obra que reúne textos de pesquisadores que dedicaram tempo e esforço para discutir sobre as realidades que envolvem a História e a Educação no Brasil, a História e a Educação no estado de Goiás e as relações de poder que as caracterizam no interior do sistema econômico capitalista, considerando o processo histórico de seu desenvolvimento entre avanços e retrocessos.


Flávio Reis dos Santos

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-874-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-880-8
DOI: 10.24824/978655578874.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE PODER
ALINE BEATRIZ XAVIER DOS SANTOS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Especialista em História Cultural, Territorialidade e Identidade pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

CRISTIANE RAQUEL FERREIRA CÂNDIDO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

FLÁVIO REIS DOS SANTOS (ORG.)
Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CIP/UEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG).

GEORGE MENDES MARRA
Doutorando em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Especialista em Rede de Computadores e Graduado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Gerente de Tecnologia da Informação da Faculdade Sul-Americana (Fasam) e da Faculdades Integradas da América do Sul (Integra).

HAMILTON AFONSO DE OLIVEIRA
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Franca). Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia). Professor do Curso de História, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS) e Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos).

IAGO BRASILEIRO DA SILVA ROCHA
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Pós-Doutor e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas e História da Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

JÚLIO CÉSAR MEIRA
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Professor de História Moderna e Contemporânea do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG).

KATIANE TAVARES DA SILVA CUNHA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás Seduc/GO).

LAURO BIAN CONCEIÇÃO CÂNDIDO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-Morrinhos). Professor do Centro Educacional de Morrinhos (CEM). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

NATASHA FERREIRA DOS REIS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Católica de Anápolis (FCA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Piracanjuba/GO.

RODRIGO WIESNER
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera. Especialista em Controladoria e Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás. Professor Substituto do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Goiás.

SUELAYNNE LIMA DA PAZ
Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Anápolis).

THAYNARA SANTANA MARINHO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Direito Civil e Processo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

VINÍCIUS FERREIRA RIBEIRO
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos).

WANDER OLIVEIRA MELO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Graduado em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (FAFICH). Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-Morrinhos).