Autores: Marisa Rossi Monteiro - Leni Rodrigues Coelho - FabrÍcio Valentim da Silva (Orgs)
O livro Desafios da Educação e da Saúde no Interior do Amazonas é fruto de projetos de pesquisas multidisciplinares, desenvolvidas por docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento do Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST/UEA. Nessa coletânea, são muitos os pesquisadores que fazem parte do grupo de pesquisa criado em 2010: Educação e Saúde do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Outros estudos com temas afins realizados por docentes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Itacoatiara puderam contribuir com a estruturação dessa obra. Os autores diante dos inúmeros desafios encontrados nos municípios do interior do Amazonas (Tefé e Itacoatiara), com realidades sociais, políticas, econômicas e culturais diferentes, colocaram em prática o ensino, a pesquisa, e a extensão junto às diversas comunidades, visando sempre à produção e a divulgação dos conhecimentos e dos diferentes saberes; tanto aplicados à educação quanto à saúde. Essas práticas significativas dos docentes vem de encontro aos ensinamentos do educador Paulo Freire, ao afirmar que a valorização dos saberes vem da experiência e da cultura popular, do aprender a ouvir, da abertura para o diálogo que são características essenciais para a educação. Tivemos como ele a constatação prática de que a participação crítica dos discentes e a liberdade no “fazer” é o que confere efetividade ao aprendizado. Obtivemos assim como resultado os diferentes conhecimentos, com a humanização e conscientização de todos os cidadãos envolvidos, “a educação nada mais é do que a teoria do conhecimento posto em prática”(Paulo Freire, 1998, p. 57).
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-429-4
DOI: 10.24824/978858042429.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ana Caroline Araújo Hermes
Graduanda do Curso de Licenciatura em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas(UEA) no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST)-AM, 2011.
Antonio Marques Pereira Junior
Graduando do Curso de Licenciatura em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA/CEST), 2011.
Cibelle Barbosa da Silva Moraes
Graduada em Enfermagem. Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família. Experiência na docência do Ensino Superior e Profissionalizante na área da saúde. Linha de atuação: Saúde Pública e Educação em Saúde.
Cristiane da Silveira
Graduada em Licenciatura em História e Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em História da UEA/CEST. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM). Linha de atuação: Educação, Métodos e Técnicas de Ensino de História do Brasil República, História Regional do Brasil.
Eloá Arevalo Gomes
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Comportamento e Biologia Animal (UFJF). Professora Assistente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Biologia na Universidade do Estado do Amazonas-UEA no Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM (CEST). Linhas de atuação: Biodiversidade e Educação.
Fabrício Valentim da Silva
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas – UFAM no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara. Linhas de atuação: História da Educação, Cultura e Educação Patrimonial.
Heloiza Chaves Pinto
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Mestre em Educação (UFAM). Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara-AM. Linhas de atuação: Educação, Ensino Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Ensino, Planejamento e Avaliação Educacional.
Juliana Vaz
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Comportamento e Biologia Animal (UFJF). Professora do curso de Licenciatura em Biologia da UEA/ CEST. Linhas de atuação: zoologia, ecologia, comportamento animal e saúde.
Leni Rodrigues Coelho
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e Mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Assistente e Coordenadora Institucional do Estágio Supervisionado da UEA/CEST. Linhas de Atuação: Educação de Jovens e Adultos, História e Memória e Práticas Pedagógicas.
Maria do Socorro Silva Varela e Nunes
Graduanda no curso de Licenciatura em Biologia da UEA/ CEST. 2011.
Marisa Rossi Monteiro
Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Mestre em Parasitologia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em Parasitologia (UNICAMP). Professora do Curso de Licenciatura em Biologia da UEA/CEST. Linhas de atuação: Biodiversidade, Educação e Saúde, Ecologia de Parasitas e Vetores Animais, Ciências Ambientais e Promoção da Saúde.
Thiago Elisei
Graduado em Ciências Biológicas pela UFJF. Mestre em Comportamento e Biologia Animal (UFJF). Professor do curso de Licenciatura em Biológicas da UEA/CEST. Linhas de atuação: Saúde, Biodiversidade, Ecologia de Interações e Comportamento Animal.
Yomarley Lopes de Holanda
Graduado em Licenciatura em História pela UEA/CEST, Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Professor Assistente e Coordenador do Curso de Licenciatura em História da UEA/CEST. Linhas de atuação: História da Amazônia, Antropologia Urbana, Cultura Popular, Ensino de História.