Capa do livro: AUTONOMIA DA ESCOLA:<br>um instigante e complexo princípio educacional

AUTONOMIA DA ESCOLA:
um instigante e complexo princípio educacional

Autores: Luis Carlos Marques Sousa

Na multiplicidade de temáticas que integram o campo educacional a autonomia da escola se configura como uma das mais desafiadoras no sentido de sua concretização. Ademais, contemporaneamente, esse princípio educacional é alvo de distintas compreensões e encaminhamentos para a sua materialização, os quais chegam a causar um certo descrédito sobre seu real significado e necessidade para a edificação de uma escola autônoma em vista da consecução das finalidades e objetivos dessa mesma instituição educacional.
Na esteira dos oitenta anos da histórica reivindicação da “necessidade de uma ampla autonomia techina, administrativa e econômica” para o setor educacional e, por analogia, para a escola – contida no memorável Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – com o presente trabalho queremos contribuir para a retomada do debate sobre essa bandeira na perspectiva de ajudar na redescoberta da sua matriz original. Em consequência, também esperamos contribuir para o urgente e ainda necessário processo de desqualificação do modelo de autonomia escolar embutido nas políticas educacionais de corte neoliberal, que desde a década de 1990 vêm sendo elaboradas e implementadas em nosso País. Vale ressaltar que tal política desresponsabiliza o Estado de promover e garantir a educação pública com qualidade social.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-398-3
DOI: 10.24824/978858042398.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AUTONOMIA DA ESCOLA:<br>um instigante e complexo princípio educacional

LUIS CARLOS MARQUES SOUSA
Licenciado em Pedagogia (1977), mestre em Educação (2002) e doutor em Educação (2006). Em paralelo à formação acadêmica percorreu uma trajetória de inserção na educação pública ao longo do período de 1980 a 1996, na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, exercendo funções de supervisão educacional e gestão escolar em várias unidades de ensino dessa mesma rede, localizadas no município de Camaragibe. À frente da Equipe de Pastoral de Juventude de Camaragibe (EPAJUCA), desenvolveu, em parceria com outras lideranças, um trabalho de formação sociopolítica junto aos jovens do meio popular.
No ano de 1996 ingressou no magistério superior na Universidade de Pernambuco, na então Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata/FFPNM. Nesse novo espaço formativo, além da docência na formação inicial, coordenou cursos de especialização em Psicopedagogia e ministrou as disciplinas Metodologia da Pesquisa, Planejamento e Gestão Educacional em vários cursos desse nível de pós-graduação ofertados pela mesma IES. Ao longo do biênio 2008/2009 exerceu a função de Coordenador Setorial de Pesquisa da FFPNM/UPE.
Desde novembro de 2009 integra o quadro docente da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional/DAEPE (que integra o Centro de Educação dessa mesma IES). Dentre os componentes curriculares sob a reponsabilidade do DAEPE ministra as disciplinas Prática Pedagógica II/Gestão da Escola e Gestão Educacional/Escolar. Representando o DAEPE, foi membro do Colegiado do Curso de Pedagogia da UFPE/Campus Recife.
Tendo como foco o cenário educacional de Pernambuco, notadamente a rede estadual de ensino, tem desenvolvido pesquisas sobre política e gestão educacional cujos resultados vêm sendo socializados em vários eventos acadêmicos (ANPED, ANPAE, EPENN, AFIRSE, dentre outros).