Capa do livro: FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA:<br> narrativas de professoras da Educação Infantil <br> Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado - Volume 13

FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA:
narrativas de professoras da Educação Infantil
Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado - Volume 13

Autores: Teresa Cristina Merhy Leal

Que sorte a minha de poder enveredar, pela mão de Alice, num país que nem é tão das maravilhas, mas que é nosso e precisa ser revisitado pelo olhar dos nossos pesquisadores.
É esse sentimento que emerge quando leio a obra da Dra. Teresa Cristina Merhy Leal, oriunda da sua tese de doutorado: “Narrativas de Professoras da Educação Infantil: Formação, Prática Docente e Relação com as Famílias em uma Instituição Comunitária”. Ela me leva à periferia da minha cidade e faz com que eu desnude a desigualdade presente nas Instituições Comunitárias e como isso se reflete na experiência (auto) biográfica de professoras da Educação Infantil nesses espaços.  
Esse livro é uma costura bonita, narrada em prosa poética, e que fazendo uso da metáfora do jardim para nos apresentar as histórias das professoras-flores e seu olhar sobre as famílias das crianças, também nos fala sobre as trajetórias, narrativas e dinâmicas desse jardim na/da Educação Infantil.
Teresa é generosa, e ao escutar as histórias de vida e formação de cada professora-flor, faz com que o seu leitor se transporte para o mesmo espaço-tempo que elas: o interior da Bahia, a periferia de Salvador, as brincadeiras da infância, a estrutura de família e o sonho do magistério como garantia mínima de formação para ter um emprego que pudesse dar conta da existência.
Esse livro é um convite para que não percamos a capacidade de “Esperançar” e para que continuemos levantando a bandeira da utopia que anuncia o quanto é possível construir um país melhor para crianças, suas famílias e professoras.

Profa. Dra. Luciene Souza Santos
Departamento de Educação da UEFS

Impresso
de R$ 70,20 por
R$ 54,00
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 40,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-423-7
ISBN DIGITAL:978-65-5868-422-0
DOI: 10.24824/978655868423.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA:<br> narrativas de professoras da Educação Infantil <br> Coleção Vida em Família, Educação e Cuidado - Volume 13
TERESA CRISTINA MERHY LEAL

Nascida no Rio de Janeiro, filha de Maria Tereza Merhy Jantorno e irmã de Mozart Jantorno Filho, mudou-se para Salvador em 1977; casou-se com Jorge Leal, é mãe de Danielle e Alberto e avó de Cecília e Beatriz. Na trajetória de formação acadêmica é Pedagoga, Doutora e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea; Participa como membro desde 2010 do Grupo de Pesquisa Família, Autobiografia e Poética (FABEP/UCSal/CNPq), cuja tessitura dos estudos e livros mais recentes estão ancorados na Autoetnografia Colaborativa.
Formação em Coordenação de Grupo Operativo – com um olhar mais apurado para dinâmicas de grupo e constituição de vínculos na linha Enrique Pichon-Rivière (Núcleo de Psicologia na Social da Bahia, Brasil); Coordenadora dos Cursos de Licenciatura, Presencial e EAD, do Centro Universitário Dom Pedro II e Professora da mesma instituição desde 2005; Professora Universitária, atua há 15 anos na docência de graduação e pós-graduação; atuou na Educação básica por 18 anos  com ênfase na Educação Infantil, cujas inquietações na trajetória de vida e formação pessoal/profissional foram propulsoras para adentrar no campo da pesquisa às questões referentes à Formação de Professores na área de Educação Superior com ênfase em Família e Escola, ancorada pelos estudos das Teorias do Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoais; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Gestão e Coordenação Pedagógica.