Capa do livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS:<br>estudos e casos no Agronegócio

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS:
estudos e casos no Agronegócio

Autores: Roberto Fava Scare - Rodrigo Alvim Afonso - José Carlos de Lima Júnior

livro impresso
de R$ 60,35 por
livro digital
de R$ 60,35 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Planejamento Estratégico em Arranjos Produtivos Locais é resultado de um conhecimento adquirido durante anos pelos pesquisadores da Markestrat e AgroFEA Ribeirão Preto em Agronegócio. Nesta obra serão apresentados os estudos realizados em cinco Arranjos Produtivos Locais no estado da Bahia sobre os derivados de cana-de-açúcar, fruticultura, caprinocultura, sisal e tilápia. O programa estabelece o diagnóstico e mapeamento das cadeias de valor; uma análise de segmentação das empresas que formam os APL; análise estratégica do negócio, de crescimento e de posicionamento competitivo e o estabelecimento de objetivos estratégicos para cada APL tendo por base o horizonte de 3 e 8 anos de forma participativa. Além dos resultados alcançados nos estudos, os capítulos iniciais detalham os desafios encontrados no processo de planejamento estratégico para arranjos produtivos locais e a metodologia desenvolvida pelos pesquisadores para elaboração de Planos de Melhoria de Competitividade. Este contexto permite avaliar a metodologia proposta em situações diversificadas do agro e valida a teoria empregada com embasamento e resultados empíricos positivos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-391-4
DOI: 10.24824/978858042391.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS:<br>estudos e casos no Agronegócio

Autores

Roberto Fava Scare

Professor de Marketing da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1993) e em Direito com ênfase em Direito Empresarial pela Universidade de São Paulo (1997). É Mestre (2003) e Doutor (2008) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/USP. Foi pesquisador visitante nas Universidades Texas A&M University (EUA) em 2006 e Purdue University (EUA) em 2011. É Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Agronegócios da FEA-RP (AgroFEA Ribeirão Preto) e Pesquisador do Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia. Membro da American Marketing Association (AMA) e da International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA). Suas principais áreas de interesse são: Estratégias de Marketing e Análise do Comportamento de Compra de Produtores Rurais, Gestão de Produtos e Marcas em Agronegócios, Alimentos e Bioenergia.

 

Rodrigo Alvim Afonso

Possui graduação em Administração de Empresas pelas Faculdades COC, possui MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em Administração das Organizações da FEA-RP/USP, pesquisando planejamento estratégico para clusters. Faz parte da equipe de associados da Markestrat, onde trabalhar desenvolvendo projetos para empresas do agronegócios, principalmente nas áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Finanças.

 

 

José Carlos de Lima Júnior

Doutorando em Administração, área de pesquisa Marketing, pela FEA/USP. Mestrado em Administração de Organizações, área de pesquisa Estratégia e Mercado, FEA-RP/USP. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é pesquisador do MARKESTRAT - Centro de Estudos e Pesquisas em Estratégias e Marketing - grupo de pesquisa ligada à Universidade de São Paulo. Professor de cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Marketing e Estratégia de Negócios, com estudos em Competitividade e Inovação.

 

Marcos Fava Neves

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999). Professor livre-docente da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-RP/USP (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, com aplicações em Agronegócios e Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing Estratégico, Redes (Networks), Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing (PGEM) e Canais de Distribuição.

 

Frederico Fonseca Lopes

É mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP; Pós Graduação em Gestão de Negócios pela FUNDACE-USP e em Finanças Empresariais pela FGV. Graduação em Administração Rural pela UFLA. É coordenador do Núcleo de Estudos e Projetos de Planejamento e Gestão Estratégica para Empreendimentos Agro e sócio da Markestrat atuando, a mais de 20 anos, em diversas atividades do elo produção rural na cadeia produtiva aplicando as seguintes soluções: análise comparativa em empreendimentos agrícola (benchmarking), programa de relacionamentos com produtores, análise de investimentos em empreendimentos rurais, gestão de negócios agrícolas.  Foi gestor de negócios de produção agrícola de vários grupos que atuam “dentro da porteira”, é consultor e citricultor.

 

Mairun Alves Pinto

É mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP e graduado em Relações Internacionais pela Fdhss/Unesp. Sua dissertação de mestrado versou sobre as estratégias de entrada de empresas estrangeiras no setor sucroenergético. Como pesquisador da Markestrat, tem atuado em projetos e pesquisas de inteligência de mercado, análise de competitividade e planejamento estratégico de clusters (APLs) e sistemas agroindustriais (SAGs), com especial ênfase em cadeias do agronegócio.

 

Matheus Alberto Consoli

Possui graduação em Administração - FEA Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Pesquisador e Consultor do Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing & Estratégia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

 

Ricardo Messias Rossi

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2000), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Principais temas: Estratégia Empresarial e Coordenação de Sistemas Agroindustriais.

 

Vinicius Mazza

Mestrando em Administração, área de pesquisa Mercados e Geração de Valor, pela FEA-RP/USP. Graduação em Administração de Organizações pela mesma instituição. Foi pesquisador da Markestrat - Centro de Estudos e Pesquisas em Estratégias e Marketing - Tem experiência na área de análise de projetos e modelos de negócios.

 

Luiz Ricardo Brito Ribeiro

Graduando em Economia Empresarial e Controladoria pela FEA-RP/USP com especialização em Finanças. Possui experiência em Planejamento Estratégico e Plano de Marketing para pequenas e médias empresas, Controladoria em usina de açúcar é álcool e, atualmente, é pesquisador pela Markestrat desenvolvendo trabalhos nas áreas de Arranjos Produtivos Locais, Inteligência de Mercado e Análises Setoriais.