Capa do livro: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: <br>o ensino bilíngue e os Guarani e Kaiowá

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:
o ensino bilíngue e os Guarani e Kaiowá

Autores: CASSIO KNAPP

Parece ser paradoxal que, ao longo da história, os modelos de alfabetização e letramento que conseguiram ampliar o uso da língua guarani escrita foram desenvolvidos com objetivos evangelizadores, proselitistas e civilizatórios. De outra sorte, pelo menos nas últimas três décadas, temos visto a consolidação de um modelo que se apresenta definidor de uma proposta de Educação Escolar Indígena específica e diferenciada. Assim, esta obra traça uma análise dos processos educativos escolarizados que atingiram as populações Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, principalmente apresenta uma síntese sobre o ensino bilíngue desenvolvido nestes processos educativos. Com uma metodologia interdisciplinar o livro aborda como os indígenas se apropriaram dos processos de escrita no modelo de escolarização das Reduções Jesuítico-Guarani, a forma como foi desenvolvido o ensino de língua indígena e da língua portuguesa na escola da Missão Evangélica Unida, na Reserva Indígena de Pirajuí, localizada no município de Paranhos, MS e os mais recentes cursos de formação de professoras e professores indígenas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-240-0
ISBN DIGITAL:978-65-5868-239-4
DOI: 10.24824/978655868240.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 360
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: <br>o ensino bilíngue e os Guarani e Kaiowá
CÁSSIO KNAPP
Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mesma Universidade onde atua como docente desde o ano de 2011 no curso de graduação em Licenciatura Intercultural Teko Arandu voltado, especificamente, às comunidades Guarani e Kaiowá e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidades PPGET. Tem atuado como assessor e consultor pedagógico em outros cursos de formação de educadores e educadoras indígenas.