Capa do livro: PROFISSIONALIZAÇÃO:<br>construção do conhecimento e da identidade docente

PROFISSIONALIZAÇÃO:
construção do conhecimento e da identidade docente

Autores: Zizi Trevizan - Carmen Lúcia Dias (Orgs)

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações reúne conteúdos de interesse geral de Profissionais da Educação. Escrito por pesquisadores da Universidade do Oeste Paulista, este livro inclui um complexo e necessário trabalho de revisitação do conceito de identidade do professor e dos processos de formação de seus saberes e competências. O que é ser um profissional de ensino? Esta é a questão norteadora desta produção, destinada aos investigadores educacionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-346-4
DOI: 10.24824/978858042346.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PROFISSIONALIZAÇÃO:<br>construção do conhecimento e da identidade docente

Autores

Adriano Rodrigues Ruiz

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Atuou como docente responsável pela disciplina de Prática de Ensino do Departamento Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é professor do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste) e participa do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Trabalho Docente: Ações e Interações. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática e à Educação mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. E-mail: arruiz@uol.com.br

 

Alonso Bezerra de Carvalho

Graduado em Filosofia e Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília), Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor do Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Desenvolve pesquisas atinentes ao tema da ética, relações humanas, formação de professores, educação moral e amizade. E-mail: alonsoprofessor@yahoo.com.br

 

Carmen Lúcia Dias

Graduada em Psicologia e Pedagogia; Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília). Docente do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste). Coordenadora de projetos e Docente da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundepe/Marília). Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa: Contexto Escolar e Processo Ensino-aprendizagem: ações e interações (Unoeste/Presidente Prudente) e Epistemologia Genética e Educação (Unesp/Marília). Desenvolve pesquisas relacionadas à Epistemologia Genética e Educação; Valores e Moralidade; Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares e Avaliação Docente. E-mail: kkaludias@gmail.com

 

Cláudio Roberto Brocanelli

Graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC/Bauru-SP) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília). Atua como docente nos cursos de Pedagogia e Filosofia nesta universidade com as disciplinas Filosofia da Educação I e Filosofia da Educação II e Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve pesquisa em Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia, especialmente tratando de temas como: infância, experiência e educação na perspectiva do filosofar na atualidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia (GEPEF). E-mail: claudiobrocanelli@gmail.com

 

Delza Pereira de Souza Macêdo

Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/Presidente Prudente). Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste/Presidente Prudente. Pós-graduada (Lato Sensu) em Psicologia Clínica Psicanalítica, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Formação Docente em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde e Gestão Escolar. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Trabalho Docente: Ações e Interações. É membro do Grupo Gestor Municipal (GGM) como colaboradora do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Esse projeto é oriundo de uma parceria entre os Ministérios da Saúde, Ministério da Educação e conta com o apoio da Unesco, Unicef e UNFPA. Desenvolve pesquisas relacionadas à vulnerabilidade juvenil, gestão escolar, formação de professores, aprendizagem e indisciplina. E-mail: delzamacedo@bol.com.br .

 

Elza Maria Canhetti Mondin

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília). É professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau (SP), onde lecionou a disciplina Psicologia Educacional, de 1971 até 2007. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Trabalho Docente: Ações e Interações do Mestrado em Educação (UNOESTE).

 

Helena Faria de Barros

Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), doutora pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como professora de Didática e Prática de Ensino na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Presidente Prudente). É professora do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste). Desenvolve pesquisa em formação e profissionalização docente. E-mail: helenabarros@uol.com.br

 

Sérgio Fabiano Annibal

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília). Experiência de estágio na Universidade de Lisboa – Portugal. Mestre em Estudos Literários e Graduado em Letras pela Unesp/Araraquara; Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) da Unesp/Assis. Professor do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste) e do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). E-mail: sergioannibal@gmail.com

 

Raimunda Abou Gebran

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como docente responsável pela disciplina de Didática junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Assis). Atualmente, é professora do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste) e líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Trabalho Docente: Ações e Interações. Desenvolve pesquisas relacionadas à ação docente, metodologia do ensino e metodologia do ensino de Geografia. E-mail: ragebran@hotmail.com

 

Raquel Lazzari Leite Barbosa

Livre-docente em Didática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Assis). Pós-doutoranda da Universidade de Lisboa (UL) Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Graduada em Fonoaudiologia pela PUC/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) da Unesp/Assis; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília e do Departamento de Educação da Unesp/Assis. E-mail: raqueleite@uol.com.br

 

Renata Portela Rinaldi

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Presidente Prudente) e Pesquisadora junto ao CNPq. É responsável pela disciplina de Didática e Metodologia do Trabalho Científico junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, formadores de professores, educação especial e educação a distância. E-mail: renata.rinaldi@fct.unesp.br

 

Rosária de Fátima Boldarine

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Marília). Especialista em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Graduada em Letras pela Faculdade Oswaldo Cruz. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) da Unesp/Assis. Professora do curso de Especialização em Língua e Literatura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora licenciada da SEE/SP. Bolsista Fapesp. E-mail: lispec@ig.com.br

 

Tereza de Jesus Ferreira Scheide

Possui Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora titular do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores; educação matemática e ensino e aprendizagem. E-mail: roscheide@stetnet.com.br

 

Zizi Trevizan

Graduada em Letras; Mestre e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (Brasileira, Portuguesa e Cabo-Verdiana) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Assis), onde atuou vários anos como docente/pesquisadora, no Departamento de Literatura. Aposentou-se como docente/pesquisadora do Departamento de Educação da Unesp/Presidente Prudente. Atualmente, é docente/pesquisadora do Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste) e Membro do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Trabalho Docente: Ações e Interações. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas à Semiótica e Educação: Estudos de Linguagens. E-mail: zizi_trevizan@uol.com.br