Capa do livro: CARTOGRAFIA, CINEMA, LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA, CINEMA, LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores: Jussara Fraga Portugal - Vânia Alves Martins Chaigar (Orgs)

livro impresso
de R$ 60,35 por
livro digital
de R$ 60,35 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

“Lições escolares”

 “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano". Isaac Newton, 1.648-1.727.

 “O que conhecemos é um oceano, o que não sabemos é o que fazer com isso". Luizinho, 10 anos, 2.112.

Esperemos que a sentença do Luizinho, jogada para o futuro, ao chegar em 2.112, seja considerada totalmente injusta na sua subjacente avaliação da Escola, da Ciência e do Pensamento.

Hoje, 2.012, existem práticas, tentativas, experiências, reflexões que buscam transformar o ensino de geografia numa geografia educadora, onde o mundo deixe de ser compreendido apenas como um conjunto de objetos e passe a ser vivido como obra de criadores - com a compreensão sobre os criadores tornando-se parte inseparável da compreensão sobre a construção da obra.

Para criar mundos, é preciso criar linguagens.

Assim são as experiências relatadas e refletidas em "Cartografia, Cinema, Literatura e outras Linguagens no Ensino de Geografia".

Esperemos que essas experiências prosperem e que, em 2.112, a Geografia tenha ajudado a Escola, a Ciência e o Pensamento a fazerem com que o Luizinho sinta-se feliz e confiante em seu mundo, com as suas respostas e perguntas.

Nelson Rego - Porto Alegre, maio de 2.012.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-396-9
DOI: 10.24824/978858042396.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CARTOGRAFIA, CINEMA, LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Ana Cristina Lima Machado Caetano

Professora, graduada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Maracaju/MS.


Care Cristiane Hammes

Professora dos Cursos de Pedagogia, Geografia, Letras e Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Mestre em Educação pela UNISINOS/RS. Doutoranda em educação pela UFMS. Membro do Grupo de pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação – FFLLIPE da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

 

Fabiana dos Santos Nascimento

Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Linha de Pesquisa II, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Coordenadora de Difusão e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação da Agência UNEB de Inovação.

 

Hanilton Ribeiro de Souza

Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável, Licenciado em Geografia. Professor Assistente de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus V – Santo Antônio de Jesus).  Professor de Geografia do Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves – SEC/BA.

 

Inaiá Brandão Pereira

Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Bacharelando em Geografia também pela UFBA, Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC e Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

 

Janio Roque Barros de Castro

Graduado e Especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Mestre em Geografia e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia –UNEB – Campus V Santo Antônio de Jesus e do quadro do Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento. Regional na referida instituição. Atua nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Cultural e Ensino de Geografia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa RECÔNCAVO: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente e do Grupo de pesquisa TERRACULT – Territórios da Cultura Popular, ambos inscritos no CNPQ. Desenvolve um Projeto de Pesquisa e Extensão sobre o papel da Geografia Cultural nos espaços educacionais junto ao Núcleo de Pesquisas da UNEB – Campus V. Membro da Rede NEER – Núcleo de Estudos em Espaço e Representações.

 

Jucimara Rojas

Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP. Pós-Doutora em Formação, Desenvolvimento e Ludicidade pela Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente/UFMS e do  Grupo de Pesquisa FFLLIPE/CNPq.

 

Jussara Fraga Portugal 

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Especialista em Supervisão Escolar – UEFS e em Avaliação – UNEB. Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB.  Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha.  Coordenadora do Projeto de Extensão “Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: Histórias de vida, memória e narrativas (auto) biográficas” e do Projeto de investigação-formação “Traduzindo-me: narrar histórias, geografar trajetórias” empreendidos na UNEB/Campus XI.  Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação – Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve trabalhos no contexto da formação (inicial e continuada) de professores de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Histórias de vida, Narrativas de formação e abordagem (auto)biográfica, Planejamento e Avaliação da aprendizagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB e Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph. Bolsista FAPESB.

 

Lígia Beatriz Goulart

Professora da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, RS. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

     

Lígia Cardoso Carlos

Professora Doutora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas –  UFPel. Possui mestrado em Educação do PPGE/UFRGS e Doutorado em Educação do PPGEdu/UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada e pedagogia universitária. ligi@ufpel.edu.br

 

Liz Cristiane Dias

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas –  UFPel. Possui mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, educação ambiental, meio ambiente, livros didáticos e resíduos sólidos.

 

Mafalda Nesi Francischett

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão, PR, mestrado em educação pela Universidade Centro Oeste do Paraná e Universidade de Campinas. É doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Campinas. Seus estudos enfatizam ensino de Geografia, educação ambiental, cartografia escolar, livro didático, entre outros. Pesquisadora da linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado em Geografia da UNIOESTE.

 

Marcelo Pucinelli Cousin

É professor de Geografia das Escolas Estaduais Coronel Juvêncio Lemos e Agnella do Nascimento, em Rio Grande-RS, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, além de cinéfilo de carteirinha.

 

Márcio Fenilli Antunes

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor e coordenador do curso de Geografia da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, RS.

 

Mariana Martins de Meireles

Licenciada em Geografia, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Coordenadora de Programas SEDUC – Tucano/BA. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral GRAFHO/PPGEduC/UNEB e Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica – BIOgraph. Bolsista CAPES.

 

Mary Valda Souza Sales

Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB.  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFBA. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I/Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa RedPect (UFBA), Eficaz (UNEB/Campus XI).

 

Nestor André Kaercher 

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS onde atua na Faculdade de Educação – FACED. É licenciado em Geografia e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiências docentes no ensino básico, tanto público quanto privado e pesquisa ensino de Geografia e formação de professores. É autor de várias obras publicadas.

 

Patrícia Pires Queiroz

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus V e especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Auxiliar de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia da UNEB/ Campus V – Santo Antônio de Jesus/Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica – BIOgraph.

 

Renata Ávila Troca

Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Mestranda em Literatura Luso-africana na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

 

Simone Santos de Oliveira

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI/UEFS. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI. Atua como professora executora do Projeto de Extensão Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: Histórias de vida, memória e narrativas (auto) biográficas – UNEB/Campus XI. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação Básica. Desenvolve trabalhos no contexto da formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Histórias de vida, Narrativas de formação e abordagem autobiográfica. Atua também como professora formadora no curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, ministrando os componentes curriculares: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica. É membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Desenho – PPGDCI/UEFS.

 

Solange Lucas Ribeiro

Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino-Americano para a Educação Especial/Cuba/ Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutoranda em Educação na Universidad Del Mar/Chile. Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua na Graduação nos Cursos de Geografia e Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação Especial. É membro do Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) da UEFS. Investiga as áreas de formação de professores, ensino de Geografia e educação especial.

 

Tânia Maria Hetkowski        

Pós-Doutoranda em Informática Educativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI, Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, Vice –Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I.

 

Tauana Lima Dias

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

 

Vânia Alves Martins Chaigar

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Licenciada em Geografia e mestre em educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel; doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos –  UNISINOS. Possui pós-doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Pesquisadora da área de formação de professores. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, do ‘Núcleo de Extensão e Pesquisa Educação e Memória’ – EDUCAMEMÓRIA (FURG/CNPq) e do Grupo de Pesquisa ‘Ensino, Formação de Professores e Avaliação’ (UNISINOS/CNPq).