Capa do livro: MÍDIA-EDUCAÇÃO:<br>tecnologias digitais na prática do professor

MÍDIA-EDUCAÇÃO:
tecnologias digitais na prática do professor

Autores: Eli Lopes da Silva (Org)

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra é fruto da disciplina Mídia-Educação, ministrada pelo professor Eli Lopes da Silva, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática da Educação Superior, ofertada pelo Senac de Santa Catarina aos docentes de suas faculdades e unidades operativas. O objetivo da disciplina, que também se tornou objetivo desta obra, é a reflexão, tanto do ponto de vista teórico quanto prático do uso das tecnologias, sobretudo aquelas digitais, nas práticas pedagógicas de professores dos diversos níveis de ensino, bem como a formação docente para atuar com estas tecnologias.

O livro é destinado principalmente a professores que tenham interesse na utilização das tecnologias aqui apresentadas para melhorar a qualidade de suas aulas, objetivando a aprendizagem dos alunos, proporcionada pela relação com as tecnologias e suas diversas possibilidades de uso nas práticas pedagógicas.

Outro público que pode tirar um bom proveito dos textos aqui apresentados são os professores em formação, estudantes de pedagogia e dos diversos cursos de licenciatura e, finalmente,  os gestores dos diversos níveis educacionais.

O que o organizador e os autores dos sete capítulos esperam é que seja fomentado o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e que todos, autores e leitores, possam trocar ideias acerca de atuação docente com o uso destes recursos.

O título “MÍDIA-EDUCAÇÃO: tecnologias digitais na prática do professor” parte do princípio que a Mídia-Educação vem se configurando como uma área de conhecimento que leva em conta a associação das diversas Mídias com a Educação e, sobretudo, a formação de um professor para o século XXI que seja capaz de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas práticas, estabelecendo uma interface entre a Educação e a Comunicação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-408-9
DOI: 10.24824/978858042408.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

MÍDIA-EDUCAÇÃO:<br>tecnologias digitais na prática do professor

Autores

Andrea Rodrigues Siqueira

Especialista em Direito Empresarial – FUCAP; Graduada em Ciências Jurídicas – UNISUL. Instituições em que trabalha SENAC – Unidade Tubarão; UNIBAVE – Unidade Imbituba.  

 

Daniela Spudeit

Bacharel em Biblioteconomia, Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Ciência da Informação. Instituiçõesemque trabalha: SENAC e UDESC.

 

Emerson Juliano Prates

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Habilitado psicólogo (1998), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atua também como psicólogo clínico com abordagem comportamental desde 1999. Atualmente ministra aulas e atua na iniciação científica na Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Hoje faz parte do NEOGAP - Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas do EGC da UFSC. Realiza pesquisas sobre gestão de pessoas nas organizações e está habilitadoemEADpeloSENAC

 

Fernando Antonio Forcellini

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de desenvolvimento de produto, desenvolvimento de máquinas, processo de projeto, novas tecnologias e modelagem de processos.

 

Helio Aisenberg Ferenhof

Doutorando em Engenharia de Produção do PPGEP - UFSC. Mestre em Gestão do Conhecimento do PPGEGC - UFSC (2011). MBA E-Bussiness pela FGV-RJ (2001). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estácio de Sá - RJ (1999). Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Cerfiticado ITIL Foundations pelo Exim. Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos, Gestão do Conhecimento, Gestão de Serviços, Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Ciência da Computação e Gestão de Projetos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desperdício de Conhecimento, Gestão de Serviços, Gerenciamento de Projetos, PMBOK, PMI, Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Governança de TI. Profissional capacitado a desenvolver e acompanhar projetos de informática, desde a criação do modelo de negócio até a implantação. Apresenta mais de 17 anos de experiência adquirida em empresas multinacionais e consultorias de renome.

 

Ivone Maria Mallmann

Graduada em Design com habilitação em Design de Moda pela UNIVALI, Balneário Camburiú/SC, especialista em Moda: Gestão e Marketing pelo SENAC/SC. Atualmente é coordenadora dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade SENAC de Criciúma e orientadora dos cursos de Customização e Aproveitamento do Vestuário e Consultoria em Moda.

 

Joice Rodrigues Modolon

Aluna especial do Mestrado em Educação pela UNISUL. Cursando Pós-Graduação em Didática da Educação Superior (em andamento) - SENAC/SC. Graduada em Administração pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Gestão Financeira pela Faculdade Capivari. Com mais de 10 anos de experiências em empresas, com ênfase em Gestão Comercial e Administrativa. Docente desde 2006, atuando nos cursos de Administração, Hotelaria, Processos Gerenciais, Recursos Humanos e Cursos Técnicos.

 

Josiele Heide Azevedo

Pedagoga Orientação e Supervisão escolar (UFSC) Mestre em Educação (UFSC) Especialista em Gestão Educacional Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Gaspar.

 

Leonor Medeiros Mendes

Orientadora Educacional (UDESC); Pós-graduada em Didática da Educação Superior (SENAC). Instituição em que trabalha: Pedagoga do Senac Tecnologias da Informação.

 

Maiara de Lima Machado Westrup

Pós-graduada em Didática no Ensino Superior; Pós-graduada – MBA em Gestão Empresarial. Graduada em Administração. Instituição em que trabalha: Faculdade de Tecnologia Senac Tubarão.

 

Noeli Viapiana

Bacharel em Biblioteconomia, Especialista em Formação de Leitores. Instituição em que trabalha: SENAC-SC.

 

 Paulo Mauricio Selig

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, membro da Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor e membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de desempenho, balanced scorecard, custos, análise do valor, gerenciamento de processos e gestão ambiental. E coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

 

Rafael Jappur

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008). Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Atualmente é Orientador de curso - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC; Pesquisador pela UFSC/EGC; Sócio-Diretor da Prática Ambiental, Ltda. e Diretor Comercial ONG Me Ensina. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Sustentabilidade, Gestão do Conhecimento, Inovação, Competitividade.

 

Renata Albino Antonio Bomfim

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005) e pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Atualmente é orientadora na instituição de ensino do SENAC e Gestora de RH da Bebidas Grassi do Brasil Ltda.

 

Rosangela Calza

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente trabalha no Senai/São José e no SENAC/Florianópolis. Tem experiência na área de Letras- Português, com ênfase em Gramática, Leitura, Produção Textual, Comunicação Verbal e não Verbal. Experiência, também, em Ensino de Metodologia da Pesquisa Científica. Exerce a atividade de Revisora de trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos desde 1997.

 

Rosangela Paiva

Pedagoga. Instituição em que trabalha: Faculdade de Tecnologia SENAC - Florianópolis.

 

 Silvana Toriani

Mestre em Administração. Instituição em que trabalha: Senac.

 

Vera Regina Lucio

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1980), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005), Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade do sul de Santa Catarina (2000) e Pós-Graduação em Educação a Distância (EaD) pela UnB. Atualmente atua coordenadora do Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.

 

Eli Lopes (Org.)

Professor há mais de vinte anos, atualmente Eli Lopes é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Educação e Comunicação, orientando de doutorado da professora Dulce Márcia Cruz. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Minas Gerais, onde também fez o curso de Mestrado em Educação, quando iniciou suas pesquisas com tecnologias na Educação. Escreveu sua dissertação com o título “Uma experiência de uso de objetos de aprendizagem na Educação presencial: ação-pesquisa num curso de Sistemas de Informação”. Nos últimos anos vem se ocupando com a pesquisa do uso de tecnologias, sobretudo digitais, nas práticas pedagógicas. Suas últimas publicações em eventos versaram sobre o uso de Webquest na prática pedagógica, tema que escolheu para apresentar um capítulo nesta obra. É professor da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis e da Faculdade de Tecnologia Senai Florianópolis. Atua como editor científico da revista eletrônica NAVUS – Gestão e Tecnologia (navus.sc.senac.br), participa do grupo de pesquisa Edumídia na UFSC, onde atua no projeto de pesquisa de sua orientadora, intitulado “O professor midiático no ensino superior: inovação, linguagens e formação (práticas e reflexões)”. Endereço para acessar o CV: