Capa do livro: POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: <br> Ensaiando possibilidades

POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Ensaiando possibilidades

Autores: Eduardo Batista von Borowski - Tiago Nunes Medeiros - Fabiano Bossle (Orgs.)

livro impresso
de R$ 55,08 por
livro digital
de R$ 55,08 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

“Por uma Perspectiva Crítica na Educação Física Escolar: ensaiando possibilidades” representa o esforço de um coletivo de pesquisadoras e pesquisadores em Educação Física Escolar em socializar resultados de pesquisas, refletir um viés de fundamentação teórico-metodológica crítica e produzir de maneira compartilhada com companheiras e companheiros de ofício – a docência na Educação Básica e no Ensino Superior e a pesquisa científica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-780-1
ISBN DIGITAL:978-65-5578-798-6
DOI: 10.24824/978655578780.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POR UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: <br> Ensaiando possibilidades

Autores

CARLOS EDUARDO BERWANGER
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Coordenador de Educação Física e Esportes do Colégio Israelita Brasileiro e professor do Curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS (ECSV – PUCRS). Pesquisador dox Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF) da UFRGS.

CIBELE BIEHL BOSSLE
Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS), Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH da ESEFID/UFRGS. Docente EBTT do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja. Vice-líder e pesquisadora do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física – DIMEEF, da ESEFID/UFRGS. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde – POLIFES – da ESEFID/UFRGS.

DENISE GROSSO DA FONSECA
Professora do Curso de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ESEFID/UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – PPGCMH, da ESEFID/UFRGS. Coordenadora do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física – GEDAEF e participante dos grupos F3P-EFICE – Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e DIMEEF – Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino em Educação Física (ESEF/UFRGS). Atuou como professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista – IPA e na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pós-doutora pelo PPGCMH da ESEFID/UFRGS.

EDUARDO BATISTA VON BOROWSKI
Professor EBTT com dedicação exclusiva no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Garopaba. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Cenecista de Osório (2004), Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC – 2010) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

FABIANO BOSSLE
Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/ESEFID/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisas Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF).

FRANCISCO GOLDSCHMIDT FILHO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2010. Bacharel em Educação Física pela UFRGS (2013). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário SENAC (2016). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2017). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre desde 2014. Membro do Grupo de Pesquisas Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF) da UFRGS.

GABRIEL ZIEL BOLDORI
Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Foi bolsista de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES). Foi estagiário da Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre (SMEDPOA), trabalhando com educação inclusiva. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID (PPGCMH/ESEFID). Atualmente é aluno de graduação do curso de Bacharelado em Educação Física pela ESEFID/UFRGS.

GABRIEL GULES GOULARTE
Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Especialização em Motricidade Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS). É professor de Educação Física no Colégio Marista Champagnat. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e metodologia do ensino da educação física; formação de professores e práticas pedagógicas.

JÉSSICA SERAFIM FRASSON
Doutoranda e Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS). Especialização em Psicomotricidade e jogos cooperativos (CENSUPEG). Graduação em Educação Física – Licenciatura pela UNESC. Pesquisadora do F3P-EFICE – Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte.

KARINE ALMEIDA MÜLLER
Mestra em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS), Pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciatura plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA. Habilitação Profissional Plena para o Magistério. Professora na Prefeitura Municipal de Alvorada, há 20 anos, ministrando aulas na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professora na Prefeitura Municipal de Gravataí há 10 anos, ministrando aulas de Educação Física na Educação Básica. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física DIMEEF/UFRGS.

LEANDRO OLIVEIRA ROCHA
Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2019), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2014), Especialização em Fisiologia do Exercício e do Desporto pela UNIVATES (2011) e Graduação em Educação Física – Licenciatura plena – pela UNIVATES (2007). Atualmente é professor de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS e membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

LUCAS LOPEZ DA CRUZ
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Educação Física pela UFRGS. Especialista em Jornalismo Esportivo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS. Atua na gestão de projetos educacionais para Educação de Jovens e Adultos na Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc. Professor da Especialização em Educação Física Escolar, pela Universidade de Caxias do Sul. Pesquisador do Grupo Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF).

LUCAS SILVA SKOLAUDE
Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2019). É especialista em Educação Física Escolar e Personal Trainner pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Graduado em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). É Professor da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini e Escola Tom Jobim. É membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DIMEEF). É pesquisador com a cultura indígena Kaingang.

LUCIANA DE OLIVEIRA NUNES
Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS). Graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), especialização em Educação Física Escolar pelo Instituto Porto Alegre (2002). É pesquisadora do grupo Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física na ESEFID-UFRGS e atua como professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

MÁRCIO CARDOSO COELHO
Graduado em Educação Física licenciatura plena, (Unisinos, 2003), especialista em Fisiologia do Exercício (Universidade Veiga de Almeida, 2005) e em Cinesiologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008). Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS), doutorando em Ciências do Movimento Humano o (PPGCMH ESEFID/UFRGS – 2019). Atualmente é professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS. Tem interesse nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física escolar, Teoria/pedagogia Crítica, educação antirracista, educação para as relações étnico-raciais (ERER), estudos curriculares, didáticas, práticas pedagógicas, formação de professores e metodologia do ensino de Educação Física. É pesquisador do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

MAUREN LÚCIA BRAGA DE ARAÚJO
Professora do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Pesquisadora líder do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física Escolar (NEPEFE) da Unipampa e pesquisadora do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF) da ESEFID/UFRGS. Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela ULBRA, especialização e mestrado em Saúde Coletiva pela ULBRA. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano/UFRGS.

RAMIRO PASSOS CORDEIRO
Pós-graduação Lato Sensu em Direito da Criança e do Adolescente pela Faculdade Internacional Signorelli. Licenciatura plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA. Analista Profissional de Educação Física na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS).

SAMUEL NASCIMENTO DE ARAÚJO
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/UFRGS (2016). Especialista em Orientação Educacional UFFS (2014). Especialista em Pedagogia do Esporte pela Unyleya (2017). Licenciado em Educação Física pela URI (2010). Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Atualmente é professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Guarani das Missões e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Professor e treinador voluntário na AGEFF (Atlético Guaraniense Escolinha de Futebol e Futsal).

TIAGO NUNES MEDEIROS
Graduado em Educação Física, Especialista em Pedagogia do Esporte e Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH ESEFID/UFRGS). Atualmente é professor de Ensino Superior do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC) e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Osório-RS. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UNICNEC, foi Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica e Coordenador de Área do PIBID da UNICNEC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Coordenador do Grupo de Iniciação Científica da UNICNEC em Educação Física Escolar: transformação e resistência. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS.

VICTOR JULIERME DOS SANTOS CONCEIÇÃO
Licenciatura Plena em Educação Física – Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Pesquisa e ensino do movimento humano – Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Educação – Universidade Federal de Santa Maria; Doutor em Ciências do Movimento Humano – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.