Capa do livro: TRAJETÓRIAS DE ESCRITA:<br> acessando mundos letrados

TRAJETÓRIAS DE ESCRITA:
acessando mundos letrados

Autores: Messias Dieb - Larissa Naiara Souza de Almeida (Orgs.)

livro impresso
de R$ 36,00 por
livro digital
de R$ 36,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O presente livro foi produzido a partir do trabalho de pesquisadores e colaboradores que integram o grupo de estudo e pesquisa “γραφή (grafí) – Laboratório de Estudos da Escrita”, sediado na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nele se encontram muitas histórias e trajetórias de escrita que foram incorporadas pelos autores, ou seja, seus habitus construídos em relação à escrita. Por este motivo, o livro é composto de relatos que juntam amor e dor, enquanto uma dualidade que se faz presente na tessitura da palavra escrita, bem como de histórias de vida que tratam da superação de adversidades e da ampliação dos letramentos na construção de identidades profissionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-696-5
ISBN DIGITAL:978-65-5578-697-2
DOI: 10.24824/978655578696.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

TRAJETÓRIAS DE ESCRITA:<br> acessando mundos letrados

Autores

ANA MARIA FURTADO NÉO
Mestra em Letras pela UFC, doutoranda em Educação pela mesma instituição. Trabalha com a escrita literária na Educação Básica. É autora de Literatura Infantil e professora da Seduc. Possui interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: Letramento e letramento literário. É membro do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC).

ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA
Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), atualmente compõe a Célula de Formação de Professores (Cefop). Formada em Pedagogia, em 2015, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade. Sob orientação do Prof. Dr. Messias Dieb, realiza pesquisa acerca das Representações Sociais de professores do ciclo de alfabetização sobre o letramento.

JOSÉ EDILMAR DE SOUSA
Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Imperatriz.

LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA
É pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutoranda e tem mestrado em Educação na linha de pesquisa, linguagens e práticas educativas (Liped-UFC). Possui interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: alfabetização, letramento, letramento digital, letramento acadêmico, metodologia científica e pesquisa educacional. É membro do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

LUÍS CLAUDIO NOGUEIRA MADEIRA
Psicólogo público no município de Beberibe-CE. Graduado em Psicologia, em 2004, pela Universidade de Fortaleza, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. É membro do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ – UFC). Seus temas de interesse na pesquisa são: adolescência, comportamento autolesivo e suicídio; letramentos e escrita de si; Inclusão escolar de pessoas em sofrimento psíquico; relações entre psicologia e educação.

MARIA ALDA DE LAVOR FREIRE
Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Atualmente compõe a Célula de Formação e Acompanhamento (CEFA) da Coordenadoria da Educação Infantil (COEI – SME). Possui Graduação em Licenciatura e Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004), Especialização em Psicomotricidade Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2010). Especialização em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2020).

MARIA DE LOURDES HOLANDA
Professora da Rede Municipal de Ensino de Pindoretama, atualmente na gerencia municipal do Maispaic. Possui Graduação em Pedagogia (2000) e Matemática (2011) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, com Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2005), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2006).

MARIA DO CARMO CARVALHO MADUREIRO
Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI). Aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/Faced/UFC). Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece). Participa do Grupo de Pesquisa γραφ? (Grafí) – Laboratório de Estudos da Escrita.

MARIA SUELI DE SOUSA
Professora do Serviço Social do Comércio Sesc e Sistema Fecomércio Colégio Queiroz Belém – Sistema Ari de Sá (SAS), especialista em Literatura – Uece, integrante do Laboratório de estudos da escrita – Grafí/PPGE-UFC.

MESSIAS DIEB
Pedagogo pela UVA e Mestre e Doutor em Educação pela UFC, onde também é professor e pesquisador. Realizou dois Estágios Pós-Doutorais em Educação: o primeiro, em 2015, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), e o segundo, em 2016, com financiamento da Capes (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia-Santa Barbara (UCSB/USA), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Temas de interesse: estudos da escrita e letramentos acadêmicos.

REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Pedagoga em regime especial. Licenciatura plena pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Foi formadora de professores de Educação infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza. Atualmente, participa do grupo de pesquisa e extensão Mirare e do Grafí (Laboratório de Estudos da Escrita) ambos da UFC.

SILVANA MENDES SABINO SOARES
Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza, professora colaboradora no Plano de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor-UFC, especialista em gestão e docência da Educação Infantil, mestra e doutoranda em Educação – UFC.